Notícias

SISU 2019: veja as mudanças na lista de espera



O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma e as novas regras para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2019, usado para selecionar estudantes pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para vagas em instituições públicas de ensino superior do país.

Os candidatos interessados em concorrer a uma vaga nas universidades deverão inscrever-se de 22 a 25 de janeiro de 2019 pela internet. O resultado será divulgado em 28 de janeiro, porém há mudanças nas regras relacionadas à lista de espera.

Como era até 2018 | Finalizado o período de inscrição, o candidato que não fosse aprovado em sua primeira opção de curso podia manifestar interesse pelas vagas da lista de espera desta opção, mesmo tendo sido aprovado na segunda opção.

Como ficou em 2019? | Após o dia 25 de janeiro, data final para fazer a inscrição, o candidato só poderá manifestar interesse pela lista de espera caso não tenha passado em nenhuma das duas opções selecionadas no SISU, e terá de escolher apenas uma delas.

Recomendações | Consideramos que o ideal é que os alunos selecionem, para as duas opções, faculdades nas quais têm interesse e chances reais de aprovação, em ordem de preferência.




22/01/2019