Notícias

Poliedro no ITA: A maior aprovação do Brasil, o 1º lugar geral e aluno com 15 anos aprovado

aprovação

 

Não haveria melhor presente no ano em que o Poliedro completou 25 anos. O resultado no vestibular 2019 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi o maior da história do Curso Poliedro em termos percentuais: 48 aprovados em 110 vagas (43,6% das vagas) – 47 das unidades sedes do Poliedro e um da escola parceira Educandário Santa Maria Goretti, de Teresina (PI).

O resultado é muito significativo, ainda mais no ano em que o ITA mudou o processo seletivo, dividindo o vestibular em duas fases.

Junto com a maior aprovação do Brasil (são 23 anos na liderança), outros resultados merecem destaque, entre eles a conquista do primeiro lugar geral pelo aluno Luciano Jacob de Araújo Filho, de Goiânia (GO). Outro grande destaque foi o resultado do aluno Bernardo Dias, que veio de Guarulhos para se preparar no Poliedro e, com apenas 15 anos e na 3ª série do Ensino Médio, realizou o sonho da aprovação no ITA.

Outro jovem aprovado direto do Ensino Médio foi Alexandre Maranhão da Rocha, estudante do Educandário Santa Maria Goretti, escola parceira do Sistema Poliedro.

(Veja no final da matéria 11 motivos para o Poliedro comemorar muito o resultado do vestibular 2019).

Para manter a liderança por tanto tempo, o coordenador da Turma ITA, Thiago Costa, destaca alguns pontos. “Primeiro, temos que ressaltar o perfil dos alunos que nos procuram. São alunos que possuem humildade, que sabem o que querem e maduros para enfrentarem os desafios da preparação. Segundo, temos uma equipe incrível e um modo de fazer as coisas que faz muita diferença na preparação. Por isso, sempre temos que comemorar muito, pois sempre é um ano de muita dedicação e trabalho”.

O primeiro colocado, Luciano Jacob de Araújo Filho, iniciou sua preparação no Ensino Médio do Poliedro, em 2015. Depois de formado, estudou em cursinhos em Goiânia e em Fortaleza, mas não conseguiu ser aprovado no ITA. Foi então que decidiu voltar para o Poliedro para ter uma preparação focada.

Um dos pontos que Luciano diz ter contribuído para sua aprovação foi a precisão do conteúdo passado em sala de aula. “Estudamos realmente as matérias que caem na prova, com professores excelentes”.

Sobre o resultado, ele conta que a ansiedade era grande, ainda mais por conta de saber que os amigos já estavam recebendo a ligação do ITA. “Estava na expectativa e achei que não fosse receber a ligação na manhã de quinta. Já estava triste, pois meus amigos já tinham recebido o contato do Instituto. Quando eu atendi o telefone e o ITA me informou que passei em primeiro lugar, foi muito além do que eu esperava”.

Esse sentimento de ansiedade foi ainda mais intenso com Bernardo (veja matéria da TV Globo sobre o resultado). O período de nove dias entre a prova e o resultado foram de noites sem dormir direito e de incerteza quanto ao resultado. “Não tinha certeza se iria conseguir. Quando recebi a ligação foi emocionante, meus pais estavam comigo e comemoramos muito, foi uma sensação única, fiquei muito feliz e aliviado”.

Bernardo entrou no Poliedro no 9º ano do Ensino Fundamental e destaca como pontos principais para sua aprovação o método de ensino, a estrutura e os professores. “O Poliedro foi fundamental para o meu resultado, oferecendo uma boa estrutura de ensino, com professores realmente muito bons, plantão de dúvidas, salas amplas e tudo mais. É difícil falar sobre o que mais me marcou durante esses quatro anos, toda a equipe envolvida fez um bom trabalho. O que eu posso dizer é que eu tive as melhores aulas da minha vida e que sem o Poliedro eu jamais conseguiria”, finaliza.

11 curiosidades do Poliedro no Vestibular 2019 do ITA

  1. Esse agora é o nosso novo RECORDE DE APROVAÇÃO! Com esse resultado, batemos o resultado do Vestibular 2013, em que tivemos 50 aprovados em 120 vagas (41,7%).
  2. Tivemos 7 aprovados entre as 25 vagas privativas (carreira militar) – 28% das vagas.
  3. Tivemos 41 aprovados entre as 85 vagas ordinárias (carreira civil) – 48% das vagas.
  4. Foram 2 aprovados da Unidade RJ, 2 aprovados da Unidade SP, 43 aprovados da Unidade SJC e 1 aprovado de escola parceira (Santa Maria Goretti, de Teresina/PI).
  5. Além das 110 vagas, foram convocados mais 14 candidatos reservas. Desses 14, 6 são alunos do Poliedro (5 de SJC e 1 do RJ). Eles ainda podem ser convocados e o número de aprovações aumentar.
  6. Entre os 10 primeiros colocados de vagas privativas, temos 4 alunos do Poliedro.
  7. Entre os 10 primeiros colocados de vagas ordinárias, temos 4 alunos do Poliedro e 1 aluno da escola parceira.
  8. Os alunos Daniel Fonseca Soares, Mateus Nobre Santos e Gabriel Tostes Messias Pereira gabaritaram a prova de Matemática da 2ª Fase.
  9. Temos 6 alunos entre as 10 melhores notas de Física na 2ª Fase.
  10. As 3 maiores notas de Química foram do Poliedro – Alexandre Maranhão (escola parceira, com 94,0), Lucas José Veloso (com 93,0) e João Marcos Morais (com 91,0).
  11. A maior nota de Redação do Vestibular do ITA foi da nossa aluna Marina Gonçalves Moreira (com 81,0). Além dela, tivemos mais 3 alunos do Poliedro nas 5 melhores notas: Rafael Mello, Alexandre Bernat e Bruno França.

 

Você chegou perto da tão sonhada aprovação no ITA, mas ainda não foi dessa vez? Não desanime!

Você sabe que se trata de um vestibular que exige alto grau de preparo, desempenho e equilíbrio emocional. E que, por vezes, alguns detalhes acabam sendo decisivos para o resultado. Caso o ITA realmente seja o seu sonho, o seu objetivo, faça um diagnóstico dos pontos que você tem a melhorar, respire fundo e trace um plano de ação para 2019.

Se você bateu na trave no ITA e/ou foi aprovado no IME, existe a possibilidade de o Poliedro oferecer um desconto que, dependendo do caso, pode chegar até a uma bolsa integral no Curso.

Se você está nessa situação e quer tentar novamente, envie um e-mail para turmaita@sistemapoliedro.com.br, com comprovações dos resultados obtidos no IME, no ITA, em Olimpíadas Científicas (OBM, OBF, OBQ) e contando um pouco de sua história e outras informações que considere importantes. Se você tem amigos nessa situação, fique à vontade para informá-los sobre essa possibilidade.