Notícias

Mudanças no Vestibular 2020 do ITA

Curso Poliedro, líder em aprovações neste concorrido vestibular, fez a análise sobre as mudanças anunciadas para a prova deste ano

 

Vestibular ITA 2020

Estão abertas as inscrições do concorrido e almejado vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), reconhecido por ter uma das provas de seleção mais difíceis do País. As inscrições podem ser realizadas pela internet até 15 de setembro, e o Edital do Vestibular 2020 trouxe uma ótima notícia aos vestibulandos: o aumento no número de vagas, de 110 para 120.

Serão 95 vagas ordinárias (76 pela ampla concorrência e 19 para candidatos autodeclarados negros) e 25 privativas (20 pela ampla concorrência e 5 para candidatos autodeclarados negros). Lembrando que as vagas ordinárias correspondem à carreira civil e as vagas privativas à carreira militar.

“Em um concurso tão concorrido e exigente como o vestibular do ITA, 10 vagas a mais representam uma quantidade significativa. Estamos, inclusive, na torcida pela ampliação no número de vagas para os próximos anos, uma vez que anualmente muitos candidatos extremamente capazes acabam ficando de fora”, afirma Thiago Cardoso da Costa, coordenador da Turma ITA do Curso Poliedro.

Processo seletivo 2020

Neste ano, o processo seletivo trouxe mudanças que merecem a atenção do candidato. A 1ª Fase do Vestibular, com duração de cinco horas, será composta por um total de 70 questões objetivas: 15 de Matemática, 15 de Física, 15 de Química, 15 de Português e 10 de Inglês.  A prova de Inglês continua a ser eliminatória e não é contabilizada na média final da prova objetiva.

A aplicação da prova –  em três dias – e a composição do peso das matérias na nota final dos candidatos se mantêm iguais ao vestibular 2019, conforme abaixo:

ITA

1ª Fase – Exame de Escolaridade, com prova em um único dia, composta por questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês;

2ª Fase – Exame de Escolaridade, com provas em dois dias, compostas por questões

dissertativas de Matemática, Física e Química e uma Redação;

3ª Fase – Inspeção de Saúde

O edital, avalia Costa, anuncia uma alteração para quem optar pela carreira militar, que impacta na rotina da graduação. No novo modelo, eles terão instruções militares do CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) durante o segundo ano – algo que não ocorria até então.

Preparação qualificada

Na corrida contra o tempo para se preparar para a prova de seleção do ITA de forma qualificada, é importante que o candidato faça um bom planejamento de estudos. De acordo com o coordenador do Curso Poliedro, faltando pouco mais de três meses para a 1ª Fase, uma das estratégias mais eficientes consiste em priorizar os conteúdos de maior incidência. “É fundamental também que o estudante busque resolver provas de anos anteriores para se ambientar com o grau de dificuldade e ganhar velocidade na resolução das questões”, aponta.

 Aprovações e história

O Poliedro já soma 837 aprovados em 23 anos de história e se consagra como o Curso que mais aprova no ITA.  No vestibular 2019, das 110 vagas disponíveis, 51 (53,6%) foram conquistadas por alunos da marca educacional. A turma foi criada para preparar os candidatos aos vestibulares do ITA, IME e demais importantes faculdades de Engenharia. Para saber mais, acesse o site www.sistemapoliedro.com.br/ita/ .