Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Vestibulares de medicina: 5 recomendações para se sair bem

06 de julho de 2021

Tags

  • Aprovações
  • Enem
  • Medicina
  • Poliedro Curso
  • preparação
  • SiSU
  • vestibulares

Confira as dicas para estar bem preparado para os diversos perfis de provas da área

A preparação para os vestibulares de Medicina demanda uma preparação muito intensa. A grande concorrência, a exigência de qualificação e as notas de corte altíssimas são responsáveis por colocar o curso de Medicina na lista dos mais difíceis para obter aprovação. Portanto, todos os detalhes importam para impulsionar o desempenho.

O número de vagas nas faculdades é baixo considerando a grande quantidade de jovens interessados em uma graduação na área, número que vem aumentando ano a ano. “Considerando as poucas oportunidades, aliadas ao alto nível de exigência, é importante que o candidato entenda o cenário para que possa criar estratégias que o façam superar os desafios envolvidos”, explica Márcio Guedes, coordenador do Poliedro Curso de São José dos Campos.

Além de estar bem preparado em relação ao conteúdo, o estudante precisa desenvolver uma estratégia para execução de prova e para manter o equilíbrio emocional. Ter uma agenda organizada, com momentos de estudo, mas também de descontração, é também um grande aliado no período pré-vestibular. 

Confira abaixo cinco dicas para se sair bem:

1. Exercite o foco e a capacidade de concentração por longos períodos

O foco e a capacidade de manter a concentração por horas são imprescindíveis. O dia a dia educacional, com o acompanhamento de aulas e a prática de atividades, pode ajudar. Estudar todo dia amplia a atenção e o condicionamento psicológico para a realização da prova. Para contribuir com o desempenho dos alunos, o Poliedro Curso oferece um simulado todo final de semana para que treinem o tempo e ampliem a concentração estendida.

2. Seja claro e objetivo em provas dissertativas

As provas dissertativas exigem muito e não apresentam margem para erro. As chances de aprovação são reduzidas drasticamente a cada item em branco. Saber colocar as questões no papel também é importante, afinal, o caminho da resposta também é levado em consideração pelo avaliador, que busca clareza e objetividade. Segundo Guedes, “não é preciso escrever além do que é solicitado. Por exemplo, se pedir para citar, cite. Não explique, não se estenda. Se pedir para justificar, justifique.

Se pedir para transcrever parte do texto, faça isso. Além disso, ordene bem as respostas no papel, mantendo a coerência e a coesão, e as destaque. Lembre-se que qualquer coisa diferente do comando pode reduzir pontos”.

3. Nas provas, pule questões difíceis

É comum ter insegurança na hora de pular questões em que temos mais dificuldades. Não queremos errar, principalmente se nos sentimos bem preparados. No entanto, deve-se considerar a pontuação da prova como um todo, então, não podemos ficar presos na mesma questão por muito tempo. Não existe certo e errado com relação à ordem de execução, contanto que o tempo seja suficiente para concluir o exame. Uma boa recomendação é começar pelas questões mais fáceis e deixar as mais difíceis para o final, concentrando-se nelas com muita atenção.

4. Não complique enunciados simples

Não fique desconfiado quando você se depara com uma questão fácil. Muitos alunos perdem tempo procurando a “pegadinha”, pois consideram que não é possível que questões simples apareçam na prova. Mas elas existem e é preciso ficar atento para não as complicar. Siga o enunciado e as resolva! Caso continue com alguma dúvida, assinale e deixe para o final. Primeiro termine a prova, depois revise o que estiver pendente.

5. Dedique-se à Redação

Trata-se de um componente eliminatório. Qualquer desvio de tema é suficiente para desclassificar o estudante do vestibular. É recomendável que treinem bastante, produzindo um texto por semana para aprimorar a agilidade, com grande atenção à gramática, cada vez mais exigida nas provas. Também é essencial que se atentem às coletâneas oferecidas na prova. O hábito de leitura é fundamental para um bom desempenho, seja de revista, jornal ou mesmo livros fora do contexto do vestibular. A leitura enriquece nosso vocabulário, nosso conhecimento sobre as regras gramaticais e amplia a compreensão acerca das atualidades.

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter