Preparação
Vestibular de medicina: 5 recomendações para se sair bem – Parte 2
Publicado em 03 de setembro de 2021Atualizado em 30 de junho de 2022.
Todos os anos, milhares de alunos se inscrevem no vestibular com o objetivo de cursar Medicina. O curso, que está sempre entre os mais disputados e com maior nota de corte nas principais universidades do país, é o sonho de muitos estudantes.
No entanto, essa elevada concorrência — que pode chegar a mais de 200 pessoas disputando uma única vaga — faz com que a aprovação em Medicina seja um processo bastante difícil para a maior parte dos candidatos, que precisam se empenhar e se dedicar bastante. Não é incomum, inclusive, encontrar estudantes que passaram alguns anos no cursinho para conseguir entrar na faculdade dos sonhos.
Pensando nisso, preparamos este artigo para te explicar como se preparar para o desafio do vestibular de Medicina da melhor maneira possível e aumentar as suas chances de aprovação em 2022.
Se o seu objetivo é ingressar no curso de Medicina, acompanhe até o final para pegar todas as dicas e ir bem na prova! E, se você ainda não leu a Parte 1 deste conteúdo, acesse aqui e veja as outras 5 recomendações para estar bem-preparado(a) para a prova de Medicina!
1 – Pesquise as universidades e conheça as provas de Medicina
O primeiro passo para fazer o vestibular de Medicina é conhecer melhor as universidades em que você vai tentar a aprovação. Essa pesquisa acerca das instituições e processos de seleção fornece um direcionamento na hora de começar os seus estudos e fazer sua preparação.
Isso porque, sabendo quais são as universidades almejadas, você consegue se aprofundar em como funciona o processo seletivo. Assim, você pode estudar as provas de edições anteriores do vestibular, ler o edital da prova, baixar cadernos de questões e gabaritos etc.
Uma vez que você já conhece as características de cada exame, no dia do vestibular, você já estará mais familiarizado com o formato da prova, com os conteúdos exigidos e com o grau de dificuldade das questões. Isso, com certeza, aumentará a segurança e as chances de alcançar excelentes resultados.
Além disso, fica mais fácil acompanhar a abertura das inscrições de cada vestibular e organizar um calendário de provas de 2022.
2 – Saiba em quais conteúdos focar para o vestibular de Medicina
Essa dica está diretamente relacionada ao tópico anterior. Afinal, depois de escolher em quais instituições de ensino você pretende focar, é importante começar a direcionar os seus estudos de acordo com os conteúdos que mais caem nas provas.
Algumas faculdades atribuem um peso maior para as questões de áreas do conhecimento relacionadas com o curso para o qual o aluno está aplicando. Assim, o vestibular de Medicina pode ter mais perguntas sobre Biologia, Física e Química, por exemplo, ou a instituição pode optar por dar maior peso para a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem.
Alguns colégios e cursinhos oferecem turmas ou grupos de estudos focados na aprovação em vestibulares de Medicina. Essa também é uma ótima opção para quem quer direcionar bem a própria grade de matérias e o tempo de dedicação a cada disciplina de acordo com o objetivo final.
Atenção, porém, para não negligenciar as outras áreas de conhecimento e comprometer todo o resto da prova.
3 – Organize sua rotina de estudos
O vestibular de Medicina exige bastante dedicação e preparação por parte dos estudantes. Afinal, quase todos os conteúdos vistos ao longo do ensino médio podem cair nas provas.
Por isso, uma boa maneira de se preparar é estabelecendo uma rotina de estudos diária, que leve em consideração quais tópicos precisam ser revisados e o seu grau de dificuldade em cada um deles. Ao montar um planejamento ou cronograma de estudos, considere também o seu tempo disponível e o perfil da prova a ser prestada.
Há vestibulares, como o da USP e da Unicamp, que contam com questões dissertativas na segunda etapa do processo de seleção. Assim, passar todo o tempo estudando para resolver questões de múltipla escolha pode não ser a melhor alternativa.
Procure criar uma rotina equilibrada, pensada nos seus objetivos, de forma que você consiga mantê-la ao longo do ano escolar. Também é importante nunca deixar os conteúdos se acumularem para que isso não atrapalhe o cronograma e não gere mais nervosismo.
4 – Aposte em um cursinho preparatório para o vestibular de Medicina
Para encarar o vestibular de Medicina, toda ajuda é bem-vinda, certo? Muitas vezes, seguir uma rotina de estudos complexa sozinho se torna um obstáculo a mais na hora de entrar em um curso tão concorrido.
Por essa razão, é válido apostar em um cursinho preparatório específico para Medicina, como o oferecido pelo Poliedro Curso.
A maior vantagem é que o cronograma de estudos já vai estar totalmente planejado de acordo com os tópicos que mais caem nas provas e você terá acesso a um material de apoio completo para te ajudar nessa jornada.
Os professores do cursinho têm experiência na área e conhecem bem cada prova de Medicina, podendo te orientar da melhor forma sobre os conteúdos e sanar dúvidas. Eles também ajudam na condução semanal dos estudos e estarão à sua disposição para passar dicas que podem fazer toda a diferença.
5 – Mantenha o equilíbrio ao estudar para o vestibular
Esta é uma dica que serve tanto na sua preparação para o vestibular quanto para os anos seguintes, quando você já estiver cursando Medicina. Afinal, a rotina de quem se prepara para ser aprovado é bastante puxada, mas os estudos não terminam quando você entra na faculdade.
Por isso, é importante não deixar a saúde física e emocional de lado. Procure manter um ritmo de estudos sustentável, reservando tempo para ter um sono de qualidade, alimentar-se adequadamente, praticar exercícios físicos e se divertir com familiares e amigos.
Essas atividades são essenciais para equilibrar o ritmo de estudos e o descanso necessário para que esteja bem e consiga dar o seu melhor.
Gostou das dicas? Agora que você já está pronto para começar sua preparação para o vestibular de Medicina, acesse o site e saiba como o Poliedro te ajuda nessa jornada!