Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Universidades em São Paulo que utilizam a nota do Enem

19 de janeiro de 2022

Tags

  • Aprovações
  • aprovações, vestibulares, USP, preparação, Poliedro Curso
  • vestibulares

Universidades em São Paulo que utilizam a nota do Enem

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal forma de ingresso nas universidades brasileiras. O resultado no exame pode ser usado de várias maneiras para entrar em faculdades públicas ou participar de programas de bolsas de estudo em instituições particulares.

A nota também é usada para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento para os seus vestibulares próprios. Nesse processo, uma parte da nota do Enem é reaproveitada no processo seletivo, e o candidato precisa fazer provas de outras fases do vestibular.

Neste artigo, o Poliedro Curso vai te mostrar quais são as principais faculdades de São Paulo que aceitam a nota do Enem para o vestibular.

Entenda como usar a nota do Enem para ingressar no curso superior

Existem basicamente duas formas de aproveitar a nota do Enem para ingressar na graduação de uma universidade pública:

As principais universidades federais aceitam estudantes pela nota do Enem. Porém, as regras e o cálculo da pontuação variam de uma instituição para outra. Para entender como cada uma funciona, é preciso consultar o edital do vestibular da universidade.

Principais universidades públicas de São Paulo que utilizam o Enem

* USP (Universidade de São Paulo): Para ingressar, o estudante precisa participar dos processos seletivos do vestibular da Fuvest ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem). Das 11.147 vagas oferecidas em 2021, 8.211 foram destinadas para a seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas pelo Sisu/Enem. Para aumentar as chances de sucesso, o mais indicado é o candidato se inscrever tanto pela Fuvest quanto pelo Sisu/Enem e depois escolher a opção mais vantajosa para o curso almejado. 

Simulado Nacional Fuvest 2022
Simulado Nacional Fuvest 2022

* Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): Os candidatos poderão utilizar as notas dos dois anos anteriores. Porém, candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não poderão concorrer na modalidade Enem-Unicamp.

Além disso, as notas do Enem só poderão ser utilizadas caso o INEP disponibilize o cadastro e as notas em tempo hábil para a classificação dos candidatos.

* Unesp (Universidade Estadual Paulista): O vestibular da Unesp é um dos poucos que não aderiram ao Enem. A universidade permite a utilização da nota apenas como um complemento da pontuação na primeira fase. Para isso, é feito um cálculo específico, sempre descrito no edital do concurso.

Na inscrição para o vestibular, o candidato deverá informar se realizará o Enem e deseja que as notas sejam usadas. 

Além disso, o preenchimento das vagas remanescentes também pode ser feito utilizando as notas obtidas no Enem. É necessário fazer a solicitação exclusivamente pela internet, pelo site da Vunesp. A seleção será tratada em edital próprio, a ser publicado posteriormente.

* Unifesp (Universidade Federal de São Paulo): Atualmente, a Unifesp trabalha com duas formas de ingresso: o Sisu e o vestibular misto. Atualmente, 93% das vagas da Unifesp são ofertadas pelo Sisu, o que corresponde a 2918 vagas.

No caso do vestibular misto, a nota do Enem é considerada na primeira fase e uma segunda prova é aplicada para determinar os candidatos aprovados. Porém, essa modalidade contempla apenas os cursos de Medicina, Engenharia Química e Ciências Biológicas

Para considerar a nota do Enem, a Unifesp não usa a variação da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O desempenho de cada candidato é convertido numa escala de 0 a 100 para se adaptar ao processo seletivo. Além disso, a nota da redação do Enem não entra no cálculo da Unifesp, pois a universidade tem a sua própria prova de produção de texto no vestibular misto.

Como participar do Sisu utilizando as notas do Enem

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um processo seletivo gratuito bastante conhecido, que acontece duas vezes por ano. Para disputar vaga em uma universidade pública via Sisu, basta ter realizado o Enem do ano anterior, não ter zerado a redação e se inscrever dentro do prazo estipulado. O processo de seleção é feito pelo site e utiliza o resultado do Enem para classificar os candidatos dentro de cada curso, turno e instituição.

As inscrições geralmente abrem nos meses de janeiro e junho. Dependendo do curso ou instituição, pode ser exigida uma nota de corte mínima. Por exemplo: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para qualquer curso, exige que o candidato tenha obtido pelo menos 300 pontos na redação.

As universidades federais que participam do Sisu têm sistemas de cotas para estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública. Algumas dessas instituições também participam de ações afirmativas, com cotas para candidatos indígenas, negros e pardos.

Além das universidades federais, também há escolas nacionais, escolas superiores, faculdades municipais, institutos superiores e centros de educação tecnológica que utilizam esse processo seletivo.

Mas fique atento, pois a participação no Sisu é opcional para as instituições. Ou seja, uma faculdade pode deixar de participar e outras podem adotar o Sisu como forma de ingresso. Por isso, é importante pesquisar as faculdades no site do Sisu antes de fazer as inscrições.

Como usar o Enem para ingressar em universidades particulares

Muitas faculdades privadas brasileiras aceitam a nota do Enem como forma de ingresso direto em uma graduação. Dependendo da pontuação do estudante e do curso escolhido, não é preciso fazer o vestibular da instituição, basta apresentar o resultado e efetuar a matrícula.

Além disso, o Enem pode ser usado para conseguir vaga em programas de apoio do Ministério da Educação. São eles:

  • Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo parciais ou integrais em faculdades particulares; 
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um financiamento que possibilita financiar uma graduação presencial a juros zero ou com juros abaixo da média do mercado com um longo prazo para pagamento. 

Para participar do Prouni ou do Fies, é necessário ter feito o Enem do ano anterior, ter obtido o mínimo de 450 pontos na média e nota superior a zero na redação.

Dependendo da universidade, é possível conseguir uma vaga com a nota de edições anteriores do Enem. 

Saiba como se preparar bem para o Enem

Agora que você já viu que o Enem pode ser uma alternativa para ajudá-lo a se dar bem no vestibular, só falta se preparar bem para esse exame. 

Entrar em um curso preparatório é uma excelente opção para quem busca conquistar uma vaga nas melhores universidades do País. Isso porque o estudante geralmente tem acesso a uma metodologia de ensino desenvolvida com foco na aprovação e aulas com professores experientes e preparados.

O Poliedro Curso aprova anualmente centenas de estudantes nos vestibulares mais concorridos do Brasil. Tanto no formato on-line quanto no presencial, oferece uma preparação de alto nível, com materiais didáticos de excelência, corpo docente especializado, simulados com questões inéditas e atendimentos individuais de redação.

Além disso, disponibilizamos plantões de dúvida de todas as matérias, orientação educacional, bem como palestras que contribuem para a preparação e para a motivação nos estudos. Quer saber mais? Acesse o nosso site!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter