Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Tudo sobre o primeiro dia do Enem 2023

26 de outubro de 2023

Tags

  • Enem
  • ENEM 2023
  • preparação
  • vestibulares

Pessoa preenchendo o cartão de respostas do primeiro dia do Enem.

Índice:

Como funciona o Enem?
Quais as disciplinas exigidas no Enem?
Como se preparar para o primeiro dia do Enem
1. Crie um cronograma de estudos
2. Use materiais de estudo confiáveis
3. Faça simulados e provas antigas
4. Reforce a redação
5. Mantenha-se saudável e equilibrado
O que fazer no primeiro dia de prova
Chegue cedo e evite imprevistos
Saiba o que levar
Gerencie bem o seu tempo
Alimente-se adequadamente antes da prova
Vista-se confortavelmente
Controle o estresse
Alcance seu lugar no Enem com o Poliedro

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um marco importante na vida de milhões de estudantes brasileiros a cada ano. Afinal, um bom desempenho no exame representa o ingresso em algumas das principais universidades do país.

E como já é tradição no final do ano, o grande dia se aproxima. Em 2023, o Enem acontecerá em dois domingos consecutivos: nos dias 5 e 12 de novembro.

Se você é um dos milhões de estudantes que se matricularam para o exame, agora é a hora de dar um gás na preparação.

Conheça algumas dicas valiosas e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o primeiro dia do Enem, para enfrentar a prova com confiança e tranquilidade.

 

Como funciona o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada anualmente pelo INEP para avaliar o Ensino Médio brasileiro. Ele serve como uma porta de entrada para milhares de estudantes ingressarem em universidades públicas e privadas em todo o Brasil. Além disso, o Enem é uma das principais portas de acesso a programas de bolsas de estudo, como o Prouni e o Fies.

Em 2023, o Enem será realizado em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

 

Quais as disciplinas exigidas no Enem?

A prova é dividida em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, os participantes também terão que enfrentar uma redação, que avalia não apenas a construção textual e a capacidade argumentativa, mas o conhecimento de mundo dos candidatos.

No primeiro dia do Enem, que acontece em 5 de novembro, os candidatos enfrentarão as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e a redação. Já no segundo domingo, 12 de novembro, será a vez das questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

 

Como se preparar para o primeiro dia do Enem

Agora que você já sabe a data do exame e as áreas de conhecimento que serão abordadas no primeiro dia, é hora de se preparar adequadamente para encarar o Enem com confiança. Portanto, algumas dicas são essenciais.

 

1. Crie um cronograma de estudos

Estabeleça metas diárias e organize um plano de estudos que abranja todas as matérias. Divida o tempo de estudo de forma equilibrada entre as áreas de conhecimento.

 

2. Use materiais de estudo confiáveis

Utilize livros didáticos, videoaulas, sites educacionais e materiais preparatórios. O Poliedro Curso oferece recursos de alta qualidade para auxiliar na sua preparação. Além disso, você pode aproveite a Jornada da Aprovação para isso! São nossos aulões preparatórios, on-line e gratuitos, para alguns dos principais vestibulares do país. 

 

3. Faça simulados e provas antigas

A prática é essencial. Realize simulados e resolva provas antigas do Enem para se familiarizar com o formato das questões e o tempo de resolução.

 

4. Reforce a redação

Dedique tempo extra à prática da redação, procurando melhorar sua capacidade de argumentação e escrita.

 

5. Mantenha-se saudável e equilibrado

Uma boa saúde física e mental é fundamental para o sucesso no Enem. Cuide de sua alimentação, faça exercícios regulares e reserve tempo para relaxar.

Além disso, separamos algumas dicas de comportamento que podem te ajudar a se organizar melhor para o dia da prova, evitando atrasos ou transtornos e prestando o vestibular da melhor forma possível. Confira!

 

O que fazer no primeiro dia de prova 

Chegue cedo e evite imprevistos

O horário de fechamento dos portões é rigoroso: às 13h, horário de Brasília, ninguém mais entra. Para evitar qualquer contratempo, planeje chegar ao local da prova com antecedência. De preferência, visite o lugar com antecedência, para conhecer o percurso e o tempo que leva para percorrê-lo.

 

Saiba o que levar

Não se esqueça dos materiais necessários: um documento de identificação com foto e caneta esferográfica preta de tubo transparente.

 

Gerencie bem o seu tempo

Saiba dividir o seu tempo, lembrando que a redação requer uma parte significativa dele. Caso não saiba a resposta de uma questão, não perca muito tempo nela; siga em frente e retorne a essa questão mais tarde, se possível.

 

Alimente-se adequadamente antes da prova

Não subestime o poder de uma boa alimentação. Faça uma refeição leve e equilibrada antes de sair de casa. Leve consigo água e lanches saudáveis, como frutas ou barras de cereal, para manter a energia durante o exame.

 

Vista-se confortavelmente

Escolha roupas leves para o dia da prova. Afinal, você passará algumas horas na sala, e o conforto é essencial para manter o foco.

 

Controle o estresse

Praticar técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, pode ajudar a controlar o estresse e a ansiedade durante o exame. Mantenha uma atitude positiva e confie no seu preparo.

 

Alcance seu lugar no Enem com o Poliedro

 Se você está buscando uma preparação completa de alto nível para o Enem e outros vestibulares, o Poliedro Curso é a melhor escolha para você.

Com um material didático constantemente atualizado e professores especialistas, o Curso é referência em aprovações no Brasil e oferece uma base sólida para o sucesso acadêmico.

Além disso, você conta com simulados, turmas de Redação e Plantões de Dúvidas de todas as matérias, para receber uma preparação completa e personalizada em todas as frentes exigidas pelo Enem.

 

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter