Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular ITA 2023

08 de junho de 2022

Tags

  • Aprovações
  • ITA
  • Poliedro Curso
  • preparação
  • vestibulares

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino federal e pública vinculada ao Comando da Aeronáutica, criada em 1950, pensada pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho. A instituição está localizada em São José dos Campos-São Paulo e é referência na oferta de cursos na área de Engenharias.

Anualmente, o Instituto promove seleção de novos discentes por meio de vestibular próprio. As provas acontecem em todo território nacional, em cidades descritas no edital, e são consideradas complexas e mais teóricas, além de serem bastante concorridas por estudantes de todo o país. 

O edital do vestibular de 2023 está prestes a ser divulgado, por isso preparamos este post para deixar você por dentro de todas as informações sobre o processo seletivo do Instituto.

Se o seu sonho é ingressar no ITA, este texto foi feito para você!

 

Período de Inscrição para o vestibular ITA 2023

O Edital para ingresso em 2023 ainda não foi publicado. No entanto, as datas prováveis para a realização das inscrições e a aplicação das avaliações já estão disponíveis no site oficial do Instituto.

As inscrições poderão ser realizadas do dia 1º de  junho de 2022  a 15 jul. 2022. A primeira fase da prova tem previsão de aplicação no dia 16 de outubro. Já a segunda etapa, será aplicada nos dias 08 e 09 novembro de 2022.

 

Como funciona o vestibular do ITA?

O vestibular do ITA acontece em duas fases, em que se avalia o conhecimento escolar do estudante aprendido ao longo do Ensino Médio. A 1ª Fase é composta por 1 (uma) prova de 60 (sessenta) questões objetivas, sendo 12 (doze) de cada matéria (Português, Matemática, Física, Química, Inglês).

Já na 2ª Fase, serão avaliadas 3 (três) disciplinas: Matemática, Física, Química e Redação. Nesta etapa, as provas possuem 10 (dez) questões dissertativas e são aplicadas em dois dias. No 1º dia, Matemática e Química; no 2º, Física e Redação.

Os candidatos aprovados nas primeiras fases serão submetidos ainda à 3ª etapa do processo seletivo que consta de uma avaliação física, feita por meio de exames médicos descritos no edital. Esses exames deverão atestar que eles possuem boas condições físicas, porque todos os estudantes do ITA deverão cursar, no primeiro ano de ingresso, o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

 

Redação

A proposta de redação do vestibular ITA para 2023 segue tradicionalmente o modelo de editais passados: a produção de um texto dissertativo-argumentativo acerca de um tema considerado relevante pela banca. No site do Instituto, há orientações sobre como conduzir a produção textual e quais as expectativas da banca.

Acesse o arquivo completo aqui: A prova de redação do ITA.

Obras literárias 

É importante lembrar que as questões de Português são elaboradas a partir de uma lista de obras que deverão ser lidas pelos candidatos. A lista deste ano traz os seguintes títulos:

  1. “Os Ratos”, de Dyonelio Machado.
  2. “Antologia Poética” (2012), de  Carlos Drummond de Andrade.
  3. “Contos novos”, de Mário de Andrade.

 

Quais cursos são oferecidos pelo Instituto ITA?

Todos os cursos oferecidos pelo ITA são da área de Engenharia e nas seguintes especificidades:

  • Engenharia Aeronáutica;
  • Eng. Mecânica Aeronáutica;
  • Eng. Eletrônica;
  • Eng. Civil Aeronáutica;
  • Eng. da Computação;
  • Eng. Aeroespacial.

Os candidatos, no momento da inscrição, podem optar pelas vagas destinadas aos interessados pela carreira militar (Optantes) ou civil (Não optantes). Os candidatos aprovados que escolheram ser Optantes, além da formação em Engenharia, recebem instrução militar específica e recebem, durante todo o curso, um salário correspondente à patente militar da qual fazem parte. Depois de formados, eles são encaminhados para trabalhar nas Unidades de Comando da Aeronáutica.

Leia também: Quais são as melhores faculdades de Engenharia em São Paulo. 

 

Formas de ingresso no vestibular ITA 2023

O ingresso no ITA possui regras e especificações próprias, como as descritas até aqui, porque a instituição é vinculada ao Ministério da Defesa, e não ao MEC, como a maioria das Instituições de Educação Superior do país. Por isso, o Instituto não aceita o SiSu como critério para ingresso. 

 

Notas de corte

Segundo o site oficial do Instituto, no último vestibular, aplicado no fim de 2021 e início de 2022, para que os candidatos tivessem as provas da segunda fase corrigidas, a nota de corte mínima exigida foi:

  • Optantes pela carreira militar: Ampla Concorrência (6,56); Cota Racial (5,33).
  • Não optantes pela carreira militar: Ampla Concorrência (6,33); Cota Racial (5,17).

Para serem convocados, a nota de corte dos candidatos foi de:

  • Optantes pela carreira militar: Ampla Concorrência (5,69); Cota Racial (5,26).
  • Não optantes pela carreira militar: Ampla Concorrência (5,88); Cota Racial (5,48).

 

Como se preparar para o vestibular ITA?

Devido às especificidades, como as apresentadas, o ITA é considerado um dos vestibulares mais complexos do país. Por isso, a sua preparação para esse processo seletivo deve ser bem direcionada. Aqui, no Poliedro Cursos, você encontra turmas que oferecem ferramentas pedagógicas, metodologias adequadas e voltadas especialmente para os estudantes que desejam ingressar nos cursos de graduação do ITA. 

A conquista dos nossos estudantes é reflexo do nosso compromisso! 

No vestibular de 2022, 43,3% das vagas foram ocupadas por estudantes do Poliedro. Ao longo de 28 anos, comemoramos 1.049 aprovações. Então, não restam dúvidas: se você sonha em conquistar a sua vaga no ITA, venha para o Poliedro Cursos!  

Saiba mais sobre a Turma ITA aqui! 🙂 

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter