Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Três feiras de profissões para conhecer e participar

26 de janeiro de 2022

Tags

  • preparação
  • Profissões
  • Profissões do futuro

Três feiras de profissões para conhecer e participar

As dúvidas sobre a escolha da profissão são frequentes entre os estudantes do Ensino Médio, principalmente aqueles que estão na fase de pré-vestibular. Questionamentos como “para qual universidade ir?” ou “em que curso ingressar?” são comuns nessa etapa. Anualmente, várias universidades públicas e privadas do país promovem as chamadas feiras de profissões.

Nesses eventos, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar um pouco do contexto acadêmico, conhecer a instituição, as ofertas de cursos, a grade curricular e outros aspectos importantes da vida universitária e profissional.

Esse é um momento descontraído, que pode auxiliar o jovem a conhecer as universidades mais concorridas do país e, a partir disso, traçar as escolhas que guiarão seu futuro.

Para aqueles que já se preparam para ingressar em cursos específicos, esse pode ser um marco decisivo para certificar-se de sua escolha. Já para os indecisos, as feiras podem aguçar ainda mais a curiosidade acerca das possibilidades encontradas nas universidades que sediam os eventos.

Ficou curioso(a)? Neste artigo, apresentamos 3 feiras de profissões promovidas por algumas das maiores instituições de ensino do país e explicamos como participar.

Boa leitura!

Conheça as Feiras de Profissões:

1ª – Feira USP e as Profissões

A Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais concorridas universidades do país, oferece em média 140 opções de cursos de graduação gratuitos para aqueles que desejam ingressar no Ensino Superior.
Para apresentar esses cursos aos possíveis interessados, a universidade organiza anualmente a Feira USP e as Profissões. O evento acontece geralmente no mês de setembro e pode ser realizado de forma presencial ou on-line.
Na feira de 2021, a participação foi gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Todas as informações a esse respeito foram veiculadas em site próprio. As atividades foram realizadas ao longo de dois dias e, para garantir a participação, os estudantes foram instruídos a acessar a plataforma do evento e selecionar a programação de seu interesse.
Com o intuito de facilitar a navegação, a programação foi dividida por áreas do conhecimento (Biológicas, Exatas e Humanas) e por curso. Assim, os participantes puderam ter uma visão ampla das atividades e se programar para assistir às lives, às palestras e aos bate-papos.
Veja como aconteceu o evento: Feira de Profissões da USP
Leia também: 07 cidades universitárias mais importantes do estado de São Paulo

2ª – Unicamp de Portas Abertas (UPA)

Aos moldes das feiras de profissões, a Universidade de Campinas (Unicamp) promove anualmente o Unicamp de Portas Abertas. Em 2020, o evento foi cancelado devido à pandemia do novo coronavírus, mas retornou em 2021 com atividades on-line, realizadas durante quatro dias, no mês de julho.
A programação foi dividida de acordo com os cursos, as faculdades e os institutos. Os interessados puderam participar de forma gratuita por meio de um formulário de inscrição disponibilizado pela universidade.
A UPA contou com lives, conversas, tira-dúvidas e questões importantes sobre o ingresso na universidade. Tudo isso transmitido via YouTube.

Confira qual foi a programação UPA em 2021!

3ª – UniExpo

A UniExpo é uma feira de profissões independente, que apresenta um leque de opções para quem deseja conhecer outras instituições de ensino superior do país. Em parceria com mais de 500 universidades públicas e privadas, a instituição promove o evento anualmente e de forma gratuita.

Para participar, basta se inscrever no link divulgado no site. A programação é on-line e apresenta esclarecimentos de dúvidas sobre cursos superiores, teste profissional, palestras, oficinas e exposição de cursos e instituições de ensino superior.
A última edição da feira, realizada em 2021, aconteceu entre os meses de agosto e setembro e foi dividida em duas partes: a primeira foi voltada para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país; a segunda contemplou as regiões Sul e Sudeste.

Assim como as demais feiras aqui apresentadas, os participantes da UniExpo têm acesso às informações sobre o funcionamento dos cursos universitários, à grade curricular, ao sistema de avaliação, à metodologia de ensino e ao mercado de trabalho das carreiras. Além disso, também são fornecidas informações a respeito do salário médio, de onde se pode trabalhar e do cotidiano da profissão.

Leia também: Quais são as melhores faculdades de Engenharia em São Paulo?

E-book - Como se preparar em um único semestre
E-book – Como se preparar em um único semestre

O Poliedro Curso também pode te ajudar

Sem dúvidas, as feiras de profissões são ótimas ferramentas para estudantes em fase de vestibular, pois ajudam a diminuir a ansiedade na hora de escolher uma profissão e oferecem informações básicas sobre as instituições de ensino superior do país.

Nesse sentido, o Poliedro Curso também fornece o suporte necessário aos seus estudantes. Estamos entre os cursos pré-vestibulares que mais aprovam no Brasil e contamos com uma metodologia preocupada com todos os aspectos que envolvem a preparação do estudante para o ingresso na universidade, o que inclui: orientação acerca da escolha do curso; gestão de tempo eficaz; bem-estar emocional e acolhimento.

Nós fornecemos estrutura para tornar o seu sonho uma realidade!
Quer se preparar para o futuro com segurança? Conheça o Poliedro Curso. Aqui, colocamos você em primeiro lugar!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter