Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

SiSU 2022: 5 orientações do programa

30 de março de 2022

Tags

  • Aprovações
  • dicas
  • Enem 2022
  • SiSU

SiSU 2022: 5 orientações para não perder as oportunidades do programa

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma que foi implementada pelo Ministério da Educação em 2010, para que vestibulandos que realizaram o Enem pudessem se inscrever nas instituições de ensino do país utilizando a nota obtida na prova.  

Para os estudantes que fizeram o Enem em 2021, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (2022) aconteceram entre os dias 15 e 18 de fevereiro. A data de divulgação dos resultados da chamada regular estava prevista para 22 de fevereiro.

A participação no SiSU é extremamente importante, pois esta é a  porta de entrada para diversas instituições de ensino superior.  Por isso, o Poliedro organizou uma lista com 5 orientações para não perder as oportunidades ofertadas pelo programa.

Não quer ficar de fora, não é? Então, continue a leitura!

 Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre as inscrições do Enem 2022.

Com o SiSU, você:

  •  Participa de uma seleção democrática

O SiSU é destinado a todos os estudantes que tenham feito o Enem do ano anterior, contanto que não tenham zerado a nota da redação.

  • Concorre a várias vagas com apenas uma prova

O cadastramento no sistema garante ao estudante a chance de participar de diversos processos seletivos com a nota obtida no Enem. Ou seja, você pode se candidatar a mais de uma vaga, em mais de uma universidade, sem a necessidade de realizar novas provas.

  • Pode acompanhar a sua nota e opções de curso

A partir das ferramentas disponíveis no site, você pode acompanhar, por até três dias, o andamento da sua nota e a probabilidade de admissão no curso escolhido. Caso a sua nota seja inferior à nota de corte do curso, o sistema permite realizar, nesse intervalo, mudanças de instituição e/ou curso.

  • Tem acesso às ações afirmativas

Além disso, para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e/ou quilombolas, há a possibilidade de concorrer às vagas por meio de ações afirmativas. O quantitativo de vagas varia de acordo com o curso e com a instituição.

  •   Se inscreve virtualmente e sem burocracia

O processo de inscrição é totalmente gratuito, virtual e simplificado.

E-book - Como se preparar em um único semestre
E-book – Como se preparar em um único semestre

Confira as orientações para não perder as oportunidades ofertadas pelo SiSU 2022

  • Avalie a lista de cursos antes de fazer a inscrição

Procure conhecer quais cursos e instituições estão disponíveis no SiSU. Tenha em vista que cada instituição e curso possui uma nota mínima e máxima estimada para o ingresso, a chamada nota de corte. Portanto, observe quais áreas do conhecimento são mais determinantes para o curso da sua escolha e qual a nota conquistada. Quanto maior a sua pontuação, melhores as chances de admissão.

  1. Acompanhe a nota de corte

Conquistar uma nota alta no Enem eleva as possibilidades de aprovação. No entanto, isso nem sempre garante a admissão no curso escolhido, pois a nota de corte costuma variar durante o período de inscrição. Nesse caso, é muito importante estar atento e acompanhá-la diariamente para saber se há chances de ser selecionado para a vaga de interesse.

  1. Não tenha medo de alterar as suas opções de curso

Durante o processo de inscrição no SiSU, é possível fazer quantas alterações de curso e faculdade o candidato julgar necessárias. Isso pode ser utilizado, por exemplo, se o estudante perceber que não há chances de aprovação. Assim, o sistema amplia suas possibilidades de ingressar em uma universidade.

Para te ajudar ao longo do processo, O Poliedro oferece o simulador P+ SiSU, uma ferramenta que permite que os vestibulandos façam simulações entre seus resultados e os cursos de interesse. Esse aplicativo permite que os estudantes se familiarizem com os pesos e as notas de corte das instituições.

  1. Verifique o e-mail com frequência

Depois da inscrição e da seleção, as instituições de ensino entram em contato com os aprovados para orientar o processo de matrícula, também feito via e-mail. Por isso, acesse a caixa de entrada diariamente (e dê uma olhada na caixa de spam também) para não perder nenhuma informação importante. 

  1. Fique atento às orientações de matrícula

Foi aprovado? Então, fique atento aos prazos de matrícula. Leia as orientações enviadas pela universidade, separe a documentação solicitada e envie tudo no prazo.

Quer se preparar para o Enem/SiSU?

No Poliedro Curso, o seu sonho é nossa missão! Aqui é o lugar certo para quem deseja ser aprovado no Enem/SiSU e nos vestibulares mais desejados e concorridos do país. 

Nossos resultados são reflexo do compromisso que construímos, com a oferta de uma educação de qualidade! Confira a lista completa de aprovados em 2022 aqui! E não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de tudo o que acontece no Poliedro Curso.

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter