Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Simulados são boas estratégias de estudo pré-vestibular?

09 de março de 2022

Tags

  • dicas
  • preparação
  • simulado

Simulados são boas estratégias de estudo pré-vestibular?

Todos os anos, milhares de estudantes realizam exames e simulados para ingresso nas universidades. O objetivo é quase sempre o mesmo: cursar a graduação dos sonhos!

Esse processo é, por vezes, marcado por ansiedades, algumas inseguranças em relação ao futuro, mas também pela construção de novos saberes! O caminho dessa jornada pode oferecer boas oportunidades para quem o trilha com confiança e preparo.

Preparar-se para o vestibular exige do estudante uma boa dose de comprometimento, determinação e, sobretudo, estratégia que permitirá que ele use o tempo a seu favor! 

Mas quais são os melhores modos de se estudar para o vestibular? Os simulados são de fato eficientes para esse propósito?

Para responder a essas questões, o Poliedro Curso preparou um artigo para te apresentar algumas das metodologias de estudo mais usadas para o vestibular, com destaque para uma muito utilizada em nossos cursos: os simulados. Confira!

O que são metodologias (estratégias de estudo)?

As metodologias são as formas como nos organizamos para cumprir uma determinada meta.

Se a meta é ser aprovado em um vestibular, algumas perguntas que orientarão a construção das suas estratégias podem ser feitas: “O que posso fazer para conseguir?” e “De que modo devo me organizar?” 

A quais estratégias você pode (e deve) recorrer?

Bem, como dissemos no início deste artigo, são muitos os modos pelos quais você pode aprimorar seu processo seu estudo, tais como:

– uma rotina bem organizada, com horários de estudo bem definidos;

– material didático que seja pautado por questões e textos atualizados de acordo com a área do conhecimento;

– videoaulas;

– simulados;

– orientação profissional, como professores particulares e cursinhos pré-vestibular presenciais ou on-line.

Leia também: 8 ideias para te motivar a estudar.

É interessante que, ao estudar, você trabalhe essas estratégias conjuntamente, pois o acesso a boas aulas e material didático de qualidade vai, consequentemente, prepará-lo para solucionar exercícios e simulados.

Vale a pena fazer simulados para estudar?

Trabalhados em conjunto a outras metodologias, os simulados são, sem dúvidas, excelentes meios para consolidar conhecimentos previamente aprendidos, ganhar confiança e gerir o tempo de resolução da prova pretendida.

Eles têm como base um modelo de prova, como Enem ou FUVEST, por exemplo. Não se trata meramente de um conjunto desordenado de questões.

Cada prova tem um modo específico para a abordagem dos temas. Dessa forma, os simulados te ajudam a se familiarizar com o exame que é do seu interesse. Conhecer previamente essa abordagem possibilita que você estime o tempo que será gasto na prova, como os conteúdos são trabalhados e permite que você se prepare a partir disso.

Dicas para resolver um simulado

  • Estude previamente.
  • Tenha acesso a simulados bem construídos e atualizados.
  • Escolha o tipo de prova que você deseja fazer.
  • Prepare o seu ambiente: evite estar em espaços muito ruidosos e escuros.
  • Leia os enunciados com bastante atenção.
  • Cronometre o tempo para a resolução das questões de acordo com as exigências do exame escolhido.
  • Depois da resolução, faça as correções.
  • Anote o tema dos conteúdos que precisam ser revisados.
  • Não se desespere caso a quantidade de erros tenha sido maior do que o esperado. Lembre-se de que erros e acertos fazem parte da jornada.
  • Faça mais de um simulado ao longo da sua preparação.
  • Ao finalizá-lo, tente perceber quais foram as suas necessidades durante a resolução, desde as físicas, como beber água ou levantar-se para ir ao banheiro, às emocionais (exemplo: ficar inquieto ou ansioso com as questões).
  • Minimize os problemas: busque manter-se concentrado durante a resolução da prova, esteja alimentado e tenha um pouco de água por perto. Se ficar ansioso, não se preocupe: respire fundo e continue! Você consegue!
Simulado Nacional Fuvest 2022
Simulado Nacional Fuvest 2022

Para otimizar a sua estratégia

Além de se inspirar nos maiores vestibulares do país, nos simulados do Poliedro você encontra simulados pré-vestibulares inspirados no Enem, Fuvest, ITA, Unicamp, Unesp e Unifesp, disponíveis para os estudantes de todos os nossos cursos.

Contamos ainda com um calendário letivo equilibrado, com provas regulares, tanto objetivas quanto dissertativas, questões inéditas e provas específicas para cada tipo de turma e análise de rendimento, com indicação de conteúdos para melhorar o seu desempenho.

Além disso, nossa metodologia, exclusiva e diferenciada, preocupa-se com todos os aspectos da sua preparação, unindo uma tríade de sucesso, que conta com gestão de tempo + apoio e acolhimento emocional + estrutura.

Isso sim é se preparar para as suas conquistas, não é?

Gostou do texto? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece no Poliedro!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter