Not support Recaptcha
Pular navegação

Polinews

Será que cai no vestibular? Relevo de Santa Catarina

Publicado em 12 de setembro de 2025

Compartilhe

Serra do Rio do Castro, um dos destaques do relevo de Santa Catarina
Serra do Rio do Castro, um dos destaques do relevo de Santa Catarina

 

Como vocês já sabem, O Será que cai no vestibular?  é uma continuação da newsletter Polinews aqui no blog do Poliedro Curso, pensada para resgatar questões de anos anteriores a partir de perspectivas atuais. 

Em nossa 7ª edição, vamos acompanhar uma questão da prova de ingresso da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC 2024, Prova Amarela – Q.14.

Lembrando que, por aqui, você consegue ter acesso à questão e sua resolução, pelo Poliedro Resolve, além de acessar a referência atual de cada questão que selecionamos. Vamos lá?

 

UFSC 2024 – Prova Amarela

Questão 14

14) Observe a figura abaixo.

 

UFSC 2024 - Questão 14 da Prova Amarela

 

Sobre o perfil topográfico, as unidades de relevo e as características geológicas de Santa Catarina, é correto afirmar que:

01. os locais de recarga do Aquífero Guarani no estado se encontram em áreas de planaltos, tornando essas faixas suscetíveis ao risco de contaminação da água subterrânea.

02. a Depressão da Zona Carbonífera é limitada a oeste pela Serra Geral e a leste por elevações de embasamento cristalino e é o local onde a atividade mineradora provocou contaminação de solos e rios.

04. o Planalto de Mafra e o Alto Vale do Rio Itajaí-Açu constituem áreas de relevos dissecados, cujos fundos de vales apresentam a menor altitude média entre as unidades de relevo do estado de Santa Catarina.

08. a partir da escarpa da Serra Geral, as altitudes médias aumentam progressivamente em direção oeste, atingindo seu máximo próximo à divisa com o Rio Grande do Sul e à fronteira com a Argentina.

16. as planícies costeiras correspondem a relevos com a predominância de cobertura sedimentar formada na era pré-cambriana.

32. a porção catarinense da Serra do Mar se localiza no nordeste do estado, possuindo suas vertentes voltadas para leste e oeste, sendo a leste de maior declividade.

 

Confira a resolução abaixo:

 

 

01. “os locais de recarga do Aquífero Guarani no estado se encontram em áreas de planaltos, tornando essas faixas suscetíveis ao risco de contaminação da água subterrânea.” 

Análise: O Aquífero Guarani se estende pelo sul do Brasil e sua recarga ocorre principalmente em áreas de planaltos localizados na bacia do Paraná. Essas áreas, devido à grande atividade agropecuária na região, podem ter alta suscetibilidade à contaminação. 

Afirmação verdadeira. 

 

02. “a Depressão da Zona Carbonífera é limitada a oeste pela Serra Geral e a leste por elevações de embasamento cristalino e é o local onde a atividade mineradora provocou contaminação de solos e rios.” 

Análise: A Depressão da Zona Carbonífera realmente se localiza entre a Serra Geral (a oeste) e áreas cristalinas (a leste), e a exploração mineral, especialmente carvão, provocou impactos ambientais.

Afirmação verdadeira. 

 

04. “o Planalto de Mafra e o Alto Vale do Rio Itajaí-Açu constituem áreas de relevos dissecados, cujos fundos de vales apresentam a menor altitude média entre as unidades de relevo do estado de Santa Catarina.” 

Análise: Planaltos e vales são áreas de relevo dissecado, mas os fundos de vale do Alto Vale do Itajaí-Açu e do Planalto de Mafra não apresentam a menor altitude média do estado. As menores altitudes estão em áreas litorâneas, planícies costeiras e também na planície e vale do Uruguai. 

Afirmação falsa. 

 

08. “a partir da escarpa da Serra Geral, as altitudes médias aumentam progressivamente em direção oeste, atingindo seu máximo próximo à divisa com o Rio Grande do Sul e à fronteira com a Argentina. ” 

Análise: A Serra Geral é uma escarpa que separa o Planalto Atlântico da Depressão da Zona carbonífera; entretanto, as maiores altitudes estão na Serra do Mar e na Serra Geral. O aumento para oeste não é progressivo em Santa Catarina, o Planalto se apresenta em condição cuestiforme, com diminuição da altitude em direção Oeste. 

Afirmação falsa. 

 

16. “as planícies costeiras correspondem a relevos com a predominância de cobertura sedimentar formada na era pré-cambriana.” 

Análise: As planícies costeiras são formadas por sedimentos recentes (Era Cenozoica), não pré-cambrianos. A afirmação está incorreta quanto à idade geológica. 

Afirmação falsa. 

 

32. “a porção catarinense da Serra do Mar se localiza no nordeste do estado, possuindo suas vertentes voltadas para leste e oeste, sendo a leste de maior declividade.” 

Análise: A Serra do Mar em Santa Catarina está no nordeste do estado e apresenta vertentes leste e oeste; a leste, voltada para o oceano, realmente tem maior declividade devido à planície costeira. 

Afirmação verdadeira. 

 

Soma total: 35 

 

A partir da questão, o vestibulando é chamado a refletir sobre a topografia do estado de Santa Catarina. Por isso, trazemos aqui uma matéria que se debruça sobre como seu relevo mais acidentado e propriedades menores são utilizadas para a pecuária e desenvolvimento nacional. Além disso, a matéria traz uma visão macro dos confinamentos pecuários na região Sul do país, características de produção por estados, possibilitando traçar paralelos entre questões espaciais e comerciais, por exemplo. Leia por aqui. 

E para receber mais conteúdos como esse, assine a newsletter de Curso!

Tags

  • polinews
  • ufsc
  • vestibulares

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.


O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Confira outras matérias

Assine nossa newsletter