
Polinews
Será que cai no vestibular? Portinari e Renoir
Publicado em 11 de julho de 2025
Como vocês já sabem, o ”Será que cai no vestibular?” é uma continuação da newsletter Polinews aqui no blog do Poliedro Curso, pensada para resgatar questões de anos anteriores a partir de perspectivas atuais.
Em nossa terceira edição, vamos acompanhar duas questões da prova de ingresso da Fuvest de 2022 e 2023.
Lembrando que por aqui você consegue ter acesso à questão e sua resolução, pelo Poliedro Resolve, além de acessar a referência atual de cada questão que selecionamos. Vamos lá?
Fuvest 2022 – 1ª fase – Prova V
Questão 80
Cândido Portinari. “Os retirantes” (1944). In: Marília Balbi. Portinari: pintor do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2003.
A imagem a seguir apresenta uma das obras mais conhecidas do pintor brasileiro Cândido Portinari, intitulada “Os retirantes”, de 1944.
(A imagem apresentada na prova mostra a pintura “Os retirantes”, de Cândido Portinari.)
Considerando o contexto histórico e social da obra, assinale a alternativa correta:
(A) A pintura retrata o processo de industrialização do Brasil e a migração de trabalhadores do campo para as cidades industriais do Sudeste.
(B) A obra representa a esperança dos migrantes nordestinos diante das oportunidades oferecidas pelo governo Vargas durante a década de 1940.
(C) O quadro denuncia a condição de miséria e sofrimento das populações nordestinas atingidas pela seca, evidenciando o drama dos retirantes.
(D) A pintura exalta o heroísmo dos sertanejos diante das adversidades naturais, destacando a superação das dificuldades pela fé religiosa.
(E) O quadro celebra a integração nacional promovida pelos grandes projetos de infraestrutura desenvolvidos no período.
A questão 80 aponta para as relações entre arte e sociedade, especificamente no quadro Os retirantes de Candido Portinari, artista plástico brasileiro, considerado um dos mais importantes pintores dentro da arte brasileira e mundial.
Os principais temas abordados em suas obras são sociais, históricos e religiosos, com foco em retratar o trabalho no campo, nas plantações de café, e na cidade. Além da infância, e ritos populares como festas e folclore. Importante dizer que parte de suas obras retratou a migração nordestina e a influência de questões sociais como a fome e a miséria, trazendo um caráter de denúncia e busca por transformação.
Deixamos aqui um conteúdo da comunicadora de arte Luiza Adas, contando um pouco mais sobre Portinari e suas obras. Aproveitamos para recomendar duas contas no Instagram que falam de arte de modo mais simples e acessível.
Luiza Adas é comunicadora e pesquisadora de arte, cria conteúdo em suas redes sociais por sua página @luiza.adas , e como colunista da revista Casa Vogue. Em 2020 Luiza criou um dos portais de arte com maior alcance no do país, o @museu.do.agora, onde promove reflexões sobre questões contemporâneas através da arte.
Iasmine Souza é advogada e se viu imersa em sua paixão pela arte. Tornou-se especialista em crítica e curadoria de arte e utiliza sua conta no Instagram para trazer com sua sensibilidade e simplicidade uma análise de obras, artistas e exposições acontecendo pelo Brasil e mundo.
Fuvest 2023 – 1ª fase – Prova X
Questão 03
A obra “Rosa e Azul”, também conhecida como “As Meninas Cahen d’Anvers”, é uma pintura a óleo de Pierre-Auguste Renoir.
Numa aula de artes, solicitou-se aos alunos que fizessem uma releitura dessa obra utilizando uma “tinta” preparada com extrato de repolho roxo. Esse extrato fica rosa em valores de pH menores que 5 e azul em valores próximos a 8, conforme figura a seguir, que mostra a cor da solução em diferentes valores de pH.
pH
1: Vermelho
3: Rosa Escuro
5: Rosa
7: Roxo
8: Azul
9: Azul Esverdeado
10: Verde Escuro
11: Verde
12: Amarelo
Com base no exposto, qual das alternativas apresenta compostos ou produtos que poderiam ser usados para preparar uma “tinta” rosa/vermelha e uma azul/verde empregando o extrato de repolho roxo?
Rosa/Vermelha | Azul/Verde | |
(A) | Açúcar | Sal de cozinha |
(B) | Sal de cozinha | Bicarbonato de sódio |
(C) | Bicarbonato de sódio | Vinagre |
(D) | Açúcar | Soda cáustica |
(E) | Suco de limão | Bicarbonato de sódio |
A questão 03 da Fuvest utiliza a relação entre Arte e Química para nos conduzir a entender sobre o pH das soluções e, talvez, nos despertar para a importância de pensar a interdisciplinaridade. Nossa recomendação de hoje a partir dessa questão é um convite a conhecer a exposição Cinco Ensaios sobre o MASP – Renoir, que acontece no prédio anexo – Pietro Bo Bardi. A exposição fica em cartaz até o dia 03 de Agosto de 2025 e aproveitamos para lembrar o horário de funcionamento do museu: de terça a domingo, das 10h às 18h.
Importante lembrar que às terças-feiras, o museu estende seu horário de funcionamento até às 20h (entrada até as 19h) com entrada gratuita. E às sextas-feiras, o MASP está aberto até às 22h (entrada até as 21h), também com entrada gratuita a partir das 18h. O museu é fechado às segundas-feiras.
E para receber mais conteúdos como esse, assine a newsletter de Curso!