
Polinews
Será que cai no vestibular? O avesso da pele e jogos populares e Matemática
Publicado em 25 de setembro de 2025
Como vocês já sabem, O Será que cai no vestibular? é uma continuação da newsletter Polinews aqui no blog do Poliedro Curso, pensada para resgatar questões de anos anteriores a partir de perspectivas atuais.
Em nossa 8ª edição vamos acompanhar algumas questões das provas de ingresso da Unicamp, do ITA e do IME. A proposta é que consigamos te mostrar que nem só de fórmulas mirabolantes e teoremas difíceis são feitos os vestibulares militares.
Lembrando que por aqui você consegue ter acesso à questão e sua resolução, pelo Poliedro Resolve, além de acessar a referência atual de cada questão que selecionamos. Vamos lá?
Vestibular ITA 2024 – 1ª fase
Questão 18
Tema predominante ao longo de O avesso da pele, a tomada de consciência sobre a negritude pode ser verificada em todos os trechos seguintes, EXCETO EM:
(A) “Resistir fazia parte da sua vida e você nunca havia se questionado por que as coisas eram assim. Nunca se questionou por que era pobre, nunca se questionou por que vivia sem pai. Nunca se perguntou por que a polícia o abordava na rua com tanta frequência. A vida simplesmente acontecia e você simplesmente passava por ela.”
(B) “para ela [Martha], o racismo se fortalecia justamente quando começávamos a falar sobre ele, que isso era uma coisa que já deveria ter sido superada. E falar sobre a cor da pele só fortalecia o preconceito.”
(C) “quando pela primeira vez você ouviu a palavra ‘negritude’, seu entendimento sobre a vida tomou outra dimensão, e você se deu conta de que ser negro era mais grave do que imaginava.”
(D) “Você tinha dezenove anos, mas ainda não sabia muita coisa sobre autoestima, nem sobre se valorizar e essas coisas necessárias para manter a sanidade, por isso você não conseguia olhar por muito tempo nos olhos dele.”
(E) “no dia em que você me perguntou que cor eu tinha e foi a primeira vez que eu olhei para os meus braços e vi que tínhamos quase a mesma cor, eu era pequeno, mas eu disse que não sabia que cor era aquela.”
Unicamp 2025 – 2ª fase – Dia 1
Questão 01
O texto 1 a seguir reproduz a capa do romance O avesso da pele, acompanhada de uma legenda que explica a imagem. O texto 2 apresenta um trecho em que o narrador da história relembra uma conversa com o pai. O texto 3 foi publicado na ocasião em que o livro, sob a alegação de conter trechos impróprios a estudantes, foi retirado da rede pública de ensino de três estados brasileiros. Leia-os para responder às questões.
Texto 1
A pintura reproduzida na capa de O avesso da pele, intitulada Trampolim – Banhista, do artista Antonio Obá, se refere ao ocorrido em um hotel da Flórida (EUA) em 1964: manifestantes mergulharam em uma piscina permitida apenas para pessoas brancas, e o dono do hotel, para impedir o protesto, atirou ácido na água.
Texto 2
Você sempre dizia que os negros tinham de lutar, pois o mundo branco havia nos tirado quase tudo e que pensar era o que nos restava. É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo. E por mais que sua vida seja medida pela cor, por mais que suas atitudes e modos de viver estejam sob esse domínio, você, de alguma forma, tem de preservar algo que não se encaixa nisso, entende? Pois entre músculos, órgãos e veias existe um lugar só seu, isolado e único. E é nesse lugar que estão os afetos. E são esses afetos que nos mantêm vivos. (TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, p. 61, 2020.)
Texto 3
(BENETT. Folha de S. Paulo, 12/03/2024, A2.)
a) Em que consiste o avesso a que o texto 2 se refere? Justifique sua resposta com elementos do texto 1 (capa e legenda) que remetem ao conteúdo do texto 2.
b) A que gênero pertence o texto 3? Indique qual foi o objetivo do seu autor e justifique mencionando uma marca verbal e uma marca não verbal presentes nesse texto.
Trouxemos hoje duas questões que abordam a mesma obra literária: O avesso da pele, do autor Jeferson Tenório. O livro é a história de Pedro, que, após a morte do pai, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos.
Dado esse movimento natural e importante dos vestibulares de trazerem também narrativas cada vez mais atuais para as questões, pensamos em compartilhar por aqui sugestões de livro nessa mesma linha para você ficar de olho! Busca um resumo, ouve um podcast, assiste uma entrevista do autor a respeito da publicação, isso já pode fazer uma grande ajuda!
Torto Arado, de Itamar Vieira Jr. – Conta a sinopse que no interior do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra
Oração para desaparecer, de Socorro Acioli – O livro conta a história de uma mulher que, sem lembrança nenhuma de seu passado, precisa reconstruir a vida em um lugar completamente desconhecido, apenas com a língua portuguesa como porto seguro.
Canção de ninar menino grande, de Conceição Evaristo – O romance explora a masculinidade negra e suas relações com as mulheres através da história de Fio Jasmim, um ferroviário que viaja e se envolve com várias mulheres.
A Visão das Plantas, de Djaimilia Pereira de Almeida – O livro nos conduz pela história de Capitão Celestino, um homem com um passado marcado pela violência como pirata e traficante de escravos, que encontra redenção ao cuidar de um exuberante jardim.
Vestibular ITA 2022 – 2ª fase – Dia 1
Questão 04
No jogo da velha, dois jogadores competem em um tabuleiro ordenado formado por 3 linhas e 3 colunas. Os jogadores se alternam marcando uma casa ainda não ocupada até que um deles ocupe toda uma linha, coluna ou diagonal, sendo declarado o vencedor. Quantas configurações diferentes do tabuleiro correspondem à vitória do primeiro jogador na sua terceira jogada?
Vestibular IME 2019 – 2ª fase – Dia 1
Questão 01
Um jogo de dominó possui 28 peças com duas pontas numeradas de zero a seis, independentemente, de modo que cada peça seja única, conforme ilustra a Figura 1.
O jogo se desenrola da seguinte forma:
1. Quatro jogadores se posicionam nos lados de uma mesa quadrada.
2. No início do jogo, cada jogador recebe um conjunto de 7 peças, de forma aleatória, de modo que somente o detentor das peças possa ver seu conteúdo.
3. As ações ocorrem por turnos no sentido anti-horário.
4. O jogador com a peça 6|6 coloca-a sobre a mesa e em seguida cada jogador, na sua vez, executa uma de duas ações possíveis.
a. Adiciona uma de suas peças de forma adjacente a uma das duas extremidades livres do jogo na mesa, de modo que as peças sejam encaixadas com pontas de mesmo valor.
b. Passa a vez, caso não possua nenhuma peça com ponta igual a uma das extremidades livres da mesa.
5. Vence o jogo o primeiro jogador que ficar sem peças na mão.
No jogo da Figura 2, é a sua vez de jogar e você constatou que o jogador à sua direita não possui peças com ponta 5 e o jogador à sua frente não possui peças com ponta 0. Você analisou todas as possíveis configurações de peças que os jogadores podem ter em suas mãos e decidiu jogar de modo a garantir que uma das pontas livres da mesa só possa ser usada por uma peça de sua posse, e que esta será a sua última peça em mão. Ao utilizar essa estratégia:
a) Quantas configurações de peças nas mãos dos jogadores garantem a vitória do jogo a você?
b) Esta quantidade corresponde a qual percentual do total de configurações possíveis
Observação: A ordem das peças na mão de um jogador não importa.
Para contemplarmos também quem é de Exatas, escolhemos aqui uma questão do ITA e uma do IME que utilizaram jogos populares para pensar sobre lógica e progressões matemáticas; o intuito é justamente refletir sobre como práticas do dia a dia estão diretamente relacionadas as questões cobradas pelos vestibulares e como podemos estar atentos à essas vivências para o momento da prova.
E para receber mais conteúdos como esse, assine a newsletter de Curso!
Confira outras matérias






