Polinews
Será que cai no vestibular? Hannah Arendt e ChatGPT
Publicado em 23 de outubro de 2025

Como vocês já sabem, O Será que cai no vestibular? é uma continuação da newsletter Polinews aqui no blog do Poliedro Curso, pensada para resgatar questões de anos anteriores a partir de perspectivas atuais.
Para a nossa 10ª edição, trouxemos questões da prova de ingresso da Unesp de 2024.
Lembrando que por aqui você consegue ter acesso à questão e sua resolução, pelo Poliedro Resolve, além de acessar a referência atual de cada questão que selecionamos. Vamos lá?
Unesp 2024 – 1ª fase
Questão 41
O verdadeiro horror dos campos de concentração e de extermínio reside no fato de os internados, mesmo que consigam manter-se vivos, estarem mais isolados do mundo dos vivos do que se tivessem morrido, porque o horror compele ao esquecimento. No mundo concentracionário, mata-se um homem tão impessoalmente como se mata um mosquito. Uma pessoa pode morrer em consequência de tortura ou de fome sistemática, ou porque o campo está superpovoado e há necessidade de liquidar o material humano supérfluo.
(Hannah Arendt. O sistema totalitário, 1978.)
Ao caracterizar a peculiaridade das ações nazistas nos campos de concentração e de extermínio, o excerto refere-se diretamente
Alternativas
(A) à ausência de condições básicas de higiene.
(B) à coisificação dos prisioneiros.
(C) ao respeito aos direitos humanos.
(D) ao prevalecimento do nacionalismo.
(E) à escravização dos prisioneiros.
A questão 41 da prova de ingresso da Unesp traz um excerto de Hannah Arendt, intelectual conhecida por seus escritos sobre a banalização do mal em momentos como o Holocausto, que nos relembra do passado para nos mantermos conscientes de coisas que não podem se repetir no curso do mundo.
Nesse contexto, trazemos uma matéria do Jornal da USP sobre o fotógrafo eslovaco-canadense Yuri Dojc. Filho de judeus, dedicou décadas de sua carreira a documentar essas testemunhas por meio de iniciativas fotográficas que buscavam celebrar o que permaneceu de muitas dessas vítimas: livros, construções e cemitérios. Leia mais aqui.
Unesp 2024 – 1ª fase
Questão 58
A emergência do ChatGPT, chatbot (software capaz de simular a conversação humana) desenvolvido pela OpenAI, chamou a atenção internacional. Essa nova ferramenta de inteligência artificial pode revolucionar um leque extremamente amplo de atividades humanas, mas não deixou de despertar também um considerável número de preocupações entre especialistas de tecnologia. O ChatGPT é capaz de entender a linguagem humana natural e gerar uma resposta semelhante ao fruto do intelecto humano após receber um pedido. A ferramenta ganhou destaque pelo nível extremamente refinado de suas respostas.
(Luca Belli e Nina da Hora. ”ChatGPT: o que anima e o que assusta na nova inteligência artificial”. Folha de S.Paulo, 20.01.2023. Adaptado.)
Diante do cenário descrito no excerto, a utilização da nova tecnologia de maneira eticamente responsável requer a
Alternativas
(A) livre concorrência para disputa comercial entre empresas privadas.
(B) massificação de dispositivos de tecnologias de linguagem natural.
(C) promoção de campanhas sobre os prejuízos do uso desse tipo de software.
(D) permissão de acesso a assinantes dessa ferramenta devidamente identificados.
(E) censura estatal do avanço de programas de inteligência artificial.
A questão 58 comenta sobre o conhecido ChatGPT, uma das inúmeras presenças da Inteligência Artificial na contemporaneidade. A cada dia que passa, a IA vai ocupando mais espaços e cenários talvez jamais imaginados pelos humanos há alguns anos.
Compartilhamos aqui uma matéria da CNN Health que conta sobre um novo método que tem sido testado na universidade de Columbia; ele ajuda casais a aumentarem suas chances de engravidar a partir de uma busca de espermatozoides feita pela IA. Ficou curioso? Confira aqui!
E para receber mais conteúdos como esse, assine a newsletter de Curso!
Confira outras matérias
