Not support Recaptcha
Pular navegação

Polinews

Será que cai no vestibular? Dois Irmãos e outros dramas familiares

Publicado em 30 de julho de 2025

Compartilhe

Cena da adaptação da obra “Dois Irmãos” para o teatro. Menina Miúda Produções Artísticas.

 

Como vocês já sabem, O Será que cai no vestibular?  é uma continuação da newsletter Polinews aqui no blog do Poliedro Curso, pensada para resgatar questões de anos anteriores a partir de perspectivas atuais. 

Em nossa 4ª edição, vamos acompanhar duas questões da prova de ingresso da Universidade de São Paulo (USP) de 2024.   

Lembrando que por aqui você consegue ter acesso à questão e sua resolução, pelo Poliedro Resolve, além de acessar a referência atual de cada questão que selecionamos. Vamos lá? 

 

Fuvest 2024 – 1ª fase – Prova V

Questão 15

Em Dois Irmãos, de Milton Hatoum, os gêmeos Yaqub e Omar representam duas personalidades antagônicas que se enfrentam ao longo da narrativa. A rivalidade entre eles tem como resultado:

(A) A prosperidade econômica de ambos.

(B) A reconstrução dos laços entre eles.

(C) A ida de Nael a São Paulo para viver com Yaqub.

(D) A morte de Rânia, a irmã dos gêmeos.

(E) A desagregação e a ruína da família.

 

Fuvest 2024 – 1ª fase – Prova V

Questão 16

A partir da leitura de Dois Irmãos, com o foco na questão da paternidade de Nael, narrador do romance, pode-se afirmar:

(A) Nenhum dos dois irmãos assumiu a paternidade de Nael, nem Nael os reconheceu como pais.

(B) Nael é filho de Rochiram, de quem ganha a casa no fundo do terreno para escrever suas memórias.

(C) Nael gostaria que Yaqub fosse seu pai, pelos projetos e visão de mundo que compartilhava com ele.

(D) A cena final do romance, na qual Omar e Nael se encontram, confirma a paternidade de Omar.

(E) Embora não quisesse ter tido filhos, Halim é o pai de Nael, Omar e Yaqub.

 

A questão 16 da Fuvest traz questionamentos a respeito das relações familiares sob a perspectiva do livro Dois Irmãos de Milton Hatoum. Segundo a própria editora, Companhia das Letras, neste romance Milton narra a história de dois irmãos gêmeos — Yaqub e Omar — e suas relações com a mãe, o pai, a irmã e, de outro lado, com a empregada da família e seu filho.  

O autor se debruça sobre os temas do drama familiar e da casa que se desfaz. Dois irmãos é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise. Por isso, resolvemos recomendar outros livros e filmes que caminham por temas e conflitos familiares. Afinal, como diz Tólstoi em sua obra Anna Kariênina: “Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira”. Essa é a oportunidade de conhecer mais sobre algumas famílias da arte. 

 

“O Poderoso Chefão” – Francis Ford Coppola 

O filme nos apresenta à rivalidade entre os irmãos Michael e Sonny Corleone e é um dos maiores exemplos de conflito familiar no cinema. As disputas de poder e lealdade entre eles, em uma família mafiosa, são um exemplo clássico de como a dinâmica entre irmãos pode ser cheia de conflitos. Disponível no Prime Video e Apple TV. 

 

“Succession” – Jesse Armstrong 

Uma série focada na briga entre irmãos pela herança e controle de um império de mídia. A dinâmica entre os membros da família Roy é cheia de intrigas, traições e lutas pelo poder, o que coloca dentro de dilemas e questões modernos. Disponível no HBO Max. 

 

 “O sol é para todos” – Harper Lee 

Embora o livro trate principalmente de temas como racismo e justiça social, as interações entre irmãos da narrativa, como Scout e Jem Finch, são repletas de tensões e aprendizados em relação ao mundo das tramas familiares. 

 

“Os irmãos Karamázov” – Fiódor Dostoiévski 

Este clássico da literatura russa é centrado nos três irmãos Karamázov e nas tensões filosóficas, morais e religiosas que dividem a família. As disputas são profundas, complexas e permeiam toda a obra. Um dos maiores exemplos da literatura a respeito da complexidade dos laços familiares. 

 

“A máquina de fazer espanhóis” – Valter Hugo Mãe 

A máquina de fazer espanhóis trata da relação entre familiares e a convivência com um dos irmãos em um ambiente de tensão existencial, permeado pelas relações reais dos personagens. As relações familiares são abordadas de forma intimista e, muitas vezes, dolorosa, traços da escrita do autor Valter Hugo Mãe. 

E para receber mais conteúdos como esse, assine a newsletter de Curso!

Tags

  • Fuvest
  • newsletter

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.


O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Confira outras matérias

Assine nossa newsletter