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Será que cai no vestibular? Apartheid e Gerador de Van de Graaff

Publicado em 26 de junho de 2025Atualizado em 27 de junho de 2025.

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Como vocês já sabem, O Será que cai no vestibular? é uma continuação da newsletter Polinews aqui no blog do Poliedro Curso, pensada para resgatar questões de anos anteriores a partir de perspectivas atuais. 

Para a nossa 2ª edição, trouxemos duas questões da prova de ingresso da Universidade de São Paulo (USP) de 2024.   

Lembrando que por aqui você consegue ter acesso à questão e sua resolução, pelo Poliedro Resolve, além de acessar a referência atual de cada questão que selecionamos. Vamos lá? 

 Na questão escolhida acompanhamos um trecho do livro O melhor tempo é o tempo presente de Nadine Gordimer, escritora sul-africana que nos conduz a pensar sobre o cenário educacional pós-apartheid e nos expõe para algumas das consequências que perduram na sociedade mesmo após o fim do regime político segregacionista. 

Pensando nisso, trazemos nessa edição algumas recomendações de filmes e livros que têm como temática, central ou tangente, o apartheid no continente africano.

 

Fuvest 2024 – 1ª fase – Prova V

Questão 9

“O lugar do ensino superior agora tem as portas abertas. A (…) Constituição é que impõe essa situação por decreto. Mas (…) este não pode garantir que todos tenham a tal ‘capacidade’ que lhes vai permitir o aproveitamento dessa educação. Há rapazes – até agora são poucas as moças com a força de vontade que Jabu, ainda menina, tinha para dar e vender – que recebem bolsas ou auxílios de algum tipo (…). As ‘aulas de reforço’ (…): um band-aid. Steve sabe que isso não é uma solução para o abismo da educação ruim do fundo do qual os alunos tentam emergir.

A Luta não terminou.

– (…) Eu tenho alunos de estudos africanos que não sabem escrever (…).

– Então o que é que nós devíamos estar fazendo? (…) O professor Nielson ainda usa terno (…), embora o padrão da indumentária tenha relaxado a partir do exemplo dado pelas túnicas de Mandela. (…)

– Você não está propondo que a gente baixe ainda mais os critérios de admissão à universidade. Então a universidade é pra avançar no conhecimento ou é pra andar pra trás?

O que Steve está perguntando é se esse ensino adicional de faz de conta na esperança de elevar os alunos a um nível universitário pode compensar dez anos de educação primária e secundária de péssimo nível.”

GORDIMER, Nadine. O melhor tempo é o tempo presente. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p.82-83.

 

No excerto do romance da escritora sul-africana Nadine Gordimer, é possível identificar:

a) o regime de apartheid em vigor na África do Sul na época em que o romance se passa, que mantinha alunos e professores negros fora da universidade.

b) a segregação formal das mulheres no acesso à educação, conforme estabelecido pela Constituição promulgada no pós-apartheid.

c) as eficazes estratégias de apoio aos estudantes pobres para assegurar a boa qualidade da educação básica e superior na época do apartheid.

d) as incertezas sobre as estratégias adotadas para enfrentar desigualdades sociais e educacionais legadas pelo regime do apartheid na África do Sul.

e) o reconhecimento consensual do sucesso do projeto de inclusão educacional no cenário sul-africano pós-apartheid.

 

“Long Walk to Freedom” — Nelson Mandela

Livro e Filme (disponível no Prime Video): No livro, posteriormente adaptado para o audiovisual, acompanhamos a história de Nelson Mandela por suas próprias lentes. A autobiografia passeia desde a infância até sua luta contra o apartheid e sua ascensão como presidente da África do Sul. 

 

“Born a Crime” — Trevor Noah

Livro: Nessa obra somos inseridos no mundo do comediante sul-africano Trevor Noah que narra sua infância como filho de mãe negra e pai branco, o que era literalmente um “crime” durante o apartheid. 

 

“Invictus” — Clint Eastwood

Filme (disponível na Apple TV e Prime Video): O filme, com direção de Clint Eastwood, foca na união nacional após o fim do apartheid, por meio do rugby. 

 

“Blood and Water” — Nosipho Dumisa

Série (disponível na Netflix): A série Sangue e Água, ambientada na Cidade do Cabo, segue uma garota que se transfere para uma escola de elite quando suspeita que uma das alunas pode ser sua irmã, que foi sequestrada quando ainda era bebê. Não trata diretamente sobre apartheid como as recomendações anteriores, mas explora a sociedade sul-africana contemporânea, herdeira desse passado e suas nuances. 

 

Fuvest 2024 – 1ª fase – Prova V

Questão 55

Como ilustrado pela foto, o gerador de Van de Graaf, equipamento popular em parques de ciência, permite o acúmulo de cargas elétricas em uma cúpula metálica. A distribuição de cargas na cúpula de um desses geradores, quando ninguém a toca, pode ser considerada esférica. Dois desses geradores, A e B, estão separados por uma certa distância. O gerador A contém uma carga +𝑄, e o gerador B, uma carga +2𝑄, com 𝑄>0.

Entre as alternativas, assinale aquela que melhor corresponde  ao vetor campo elétrico resultante produzido pelos geradores no ponto médio P entre eles.

(A) →

(B) ↑

(C) ←

(D) ↓

(E) nulo

 

 

Na questão 55, a Fuvest comenta sobre o Gerador Van de Graaf. E por isso, deixamos aqui um vídeo do Catavento Cultural que explica sobre o processo de funcionamento do aparelho. Clique aqui para conferir. Além disso, pensando nos parques de ciência sobre os quais a questão comenta, trazemos como indicação a visita ao Catavento Cultural, museu interativo dedicado às ciências, localizado no Palácio das Indústrias. Seu funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria fecha às 16h e a entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês. Conheça mais sobre o museu aqui. 

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