Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Segredos para uma boa redação em qualquer vestibular

10 de novembro de 2021

Tags

  • Redação Nota Mil
  • vestibulares

O Segredo Para Fazer Uma Boa Redação no Vestibular

Os principais vestibulares do país, incluindo o Enem, atribuem um grande peso à nota da redação. Para ter um bom desempenho, o estudante deve demonstrar habilidades em elaborar argumentos e debater um tema, além de escrever de forma clara e com português gramaticalmente correto. 

Mas você sabia que existem algumas dicas que podem ajudar todos os estudantes a mandarem bem nessa prova? Pensando em te ajudar, o Poliedro Curso trouxe neste artigo os segredos para uma boa redação em qualquer vestibular. Confira!

Mantenha-se atualizado

Um dos pontos mais importantes para ir bem na redação do vestibular é ter um bom repertório, que permita construir a argumentação a favor de sua tese. 

Isso porque a redação não exige apenas uma boa escrita, mas também a capacidade de defender pontos de vista com embasamento. O Enem 一 e a maioria dos vestibulares das maiores universidades brasileiras 一 costumam propor temas de redação atuais. Por isso, estar bem informado e atualizado sobre os acontecimentos faz toda a diferença.

Reserve um momento do seu dia para acompanhar as notícias, especialmente de assuntos como política, economia, atualidades e meio ambiente. Além disso, procure adquirir um bom repertório cultural, lendo livros, vendo filmes, exposições, entre outras atividades que ajudem a expandir a sua visão de mundo.  

Treine bastante

Para escrever bem, não basta ler sobre o assunto e saber a estrutura de um texto: é preciso praticar a sua escrita! 

Além de ajudar a melhorar a qualidade da sua redação, treinar é uma boa forma de ganhar mais confiança e se sentir seguro na hora da prova. 

O indicado é que você pegue os temas de redação dos vestibulares de anos anteriores e coloque a mão na massa! Escreva diversas redações para treinar, pois, quanto mais você praticar, mais facilidade terá para escrever um bom texto.

Vale lembrar ainda que cada instituição de ensino determina o formato de sua redação (como texto narrativo, dissertativo, carta, poema, entre outros) e a quantidade máxima de linhas. É possível encontrar esses detalhes no edital da prova. Então, busque saber com antecedência quais são as exigências do vestibular que você pretende prestar.

Leia também: Unicamp 2022: como se preparar 

Controle o seu tempo

Você provavelmente já sabe que os vestibulares determinam um limite de tempo para a realização da prova, certo? Na maioria dos casos, a redação está incluída, pois é aplicada junto às provas das demais disciplinas.

Na prática, isso significa que, no dia do vestibular, além de resolver as questões de múltipla escolha e dissertativas, você terá que escrever uma redação de qualidade em um limitado espaço de tempo.

Por essa razão, é fundamental praticar a velocidade da sua escrita, para que todo o processo de desenvolvimento do texto não ultrapasse o tempo limite. Comece a treinar com um relógio ao seu lado e procure fazer a sua redação em até uma hora.

Leia bem a proposta na hora da prova

No dia do vestibular, é importante ler com muita atenção todas as instruções da prova de redação, incluindo o dossiê de referências que a universidade dá como apoio. Assim, você elimina as chances de ser desclassificado por algum erro que poderia ser evitado. 

Procure também incluir, no seu texto, as principais palavras-chave do tema proposto e jamais copie os textos de referência. 

Faça um rascunho

Antes de começar a escrever a sua redação, faça um rascunho com as suas principais ideias sobre o tema proposto. 

Isso é importante para que você organize os seus pensamentos e argumentos, planejando o que vai estar na versão final do texto e evitando que alguma informação relevante fique de fora.  

Lembre-se de que você não precisa trazer uma ideia extremamente inovadora ou argumentos inéditos. Na verdade, a prova de redação busca avaliar se você é capaz de escrever um texto com ideias organizadas, coerentes e que esteja de acordo com as normas da Língua Portuguesa.

Estruture seu texto

Após fazer um primeiro rascunho das suas ideias, procure fazer um projeto do seu texto, estruturando tudo o que vai constar na redação, passo a passo.

Na maioria dos casos, as universidades pedem na prova que os estudantes desenvolvam um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, que apresente um tópico e defenda uma argumentação sobre o assunto. Nesse caso, a redação deve ser dividida em:

  • introdução — apresentação do tema e contextualização/problematização;
  • desenvolvimento — defesa da sua tese (ideias) sobre o tema, visando a convencer o leitor;
  • conclusão — fechamento da sua argumentação, com reflexão ou proposta de intervenção.

Busque ajuda especializada

Ter o suporte de professores e plantonistas experientes pode ser um fator decisivo para você fazer uma boa redação em qualquer vestibular. Afinal, eles podem tirar as suas dúvidas, dar dicas e te ajudar a identificar e melhorar os seus pontos de dificuldade.

No Poliedro Curso, temos especialistas em correção de redação que fazem plantões on-line e presenciais, além de espaços onde você pode se acomodar e estudar com tranquilidade. Tudo isso fica disponível para você utilizar sempre que precisar.

Acesse o site e conheça nossa estrutura!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter