Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Saiba quais são as novidades no vestibular ITA 2023!

22 de junho de 2022

Tags

  • Aprovações
  • dicas
  • ITA
  • preparação
  • vestibulares

Saiba quais são as novidades no vestibular ITA 2023!

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino federal e pública bastante procurada pelos vestibulandos que desejam cursar Engenharia. Por isso, a instituição recebe anualmente milhares de estudantes de todo país que são movidos por este sonho: passar no vestibular do ITA

Os candidatos interessados deverão se inscrever entre os dias 1º de junho de 2022 a 15 julho 2022. Para participar do processo de seleção que acontecerá convencionalmente entre outubro e novembro, em 3 fases. As formas de ingresso no Instituto só se dão por meio desse vestibular especificamente e não levam em consideração as notas do SISU, por exemplo. 

Segundo o edital deste ano, 2022, as provas apresentarão algumas novidades em relação aos processos anteriores. Por isso, os estudantes que estão se preparando para esse exame devem ficar atentos às novas demandas do Instituto. Quer saber o que mudou? Continue a leitura, pois o Poliedro Curso separou uma lista com todas as alterações do vestibular ITA 2023. 

Mudanças do vestibular ITA 2023:

1- Aplicação das provas 

A primeira mudança foi no horário de aplicação das provas. No processo seletivo deste ano, as provas da 1ª e 2ª fases serão aplicadas no período vespertino, a partir das 13h.

2-  Primeira Fase: exame de escolaridade

  • Conteúdo

O conteúdo da 1ª fase será avaliado por meio de 60 (sessenta) questões objetivas, divididas igualmente entre 5 (cinco) componentes curriculares: Matemática, Física, Química, Português e Inglês); ou seja, haverá 12 questões para cada matéria.

  • Duração da prova

O tempo para a resolução das questões da  1ª fase permanece o mesmo: 5 horas (das 13h às 18h).

  • Nota 

Para passar à fase seguinte do processo e não ser eliminado, o candidato deverá acertar 5 de 12 questões de cada matéria, presentes na 1ª fase. 

De acordo com o edital: “A média final da primeira fase será o total de acertos obtidos nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Português dividido por 48 (total de questões consideradas para média) e multiplicado por 10. A pontuação de Inglês não é classificatória, portanto, não entra no cálculo da média”.

  • Nível da avaliação

Não há nenhuma indicação de que o nível teórico das questões objetivas mudará. Desse modo, permanecem sendo cobrados conteúdos presentes no currículo do Ensino Médio.

2.1- Segunda Fase: exame de escolaridade 

Não há alterações quanto à prova da segunda fase do processo. Desse modo, mantém-se a seguinte configuração: 10 questões dissertativas relativas à 3 (três) disciplinas: Matemática, Física, Química e uma Redação. Nesta etapa, as provas terão duração de 4h e serão aplicadas em dois dias. No 1º dia, Matemática e Química; no 2º, Física e Redação.

3- Terceira Fase: inspeção de saúde 

Se aprovados na primeira e segunda fase, os candidatos serão submetidos a uma inspeção física que consiste em exames clínicos, de imagem, laboratoriais e toxicológicos. Esta etapa também não sofreu nenhuma alteração. 

4- Número de vagas e aprovação

O número total de vagas para novos ingressantes no ano letivo de 2023 é 150. Das quais:

  • 36 (trinta e seis) vagas são destinadas para optantes à carreira militar; destas, 29 (vinte e nove) vagas são atribuídas à ampla concorrência e 7 (sete), aos candidatos autodeclarados negros.
  • 114 (cento e catorze) vagas são atribuídas para não opptantes à carreira militar; destas, 23 (vinte e três) vagas são destinadas aos candidatos autodeclarados negros.

Neste ano, não deve ter lista de excedentes (haverá chamadas dos candidatos, de acordo com as vagas não preenchidas).

5- Escolha da especialidade a ser cursada

Outra novidade deste ano é que o candidato não escolherá a especialidade de Engenharia do seu interesse na hora da inscrição. A escolha será feita no final do segundo ano de graduação e será avaliada de acordo com o desempenho do aluno no fundamental (80%), como militar do CPOR (10%) e no vestibular (10%).

Não deixe de ler também: Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular ITA 2023! 

Informações Gerais:

  • O candidato deverá responder às questões dissertativas com caneta de corpo transparente e tinta preta, lápis ou lapiseira, no Caderno de Soluções. No caso de uso de lápis ou lapiseira, recomenda-se a utilização de grafite escuro, 2B ou superior. O mesmo vale para a redação;
  • Os pedidos de recurso na 2ª Fase poderão diminuir a nota do candidato;
  • O resultado final do vestibular será divulgado no dia 16/12/2022.

Para mais informações, acesse o edital completo vestibular ITA 2023!

As mudanças do edital parecem pequenas, mas o Poliedro Cursos já se preparou para elas. A metodologia, os simulados e as aulas da Turma ITA, curso específico para candidatos interessados em conquistar a tão sonhada vaga no Instituto, são pensados e adaptados de acordo com as demandas do edital, para que você esteja sempre à frente na sua preparação!

Quer estudar no ITA? Conheça o nosso curso (aqui) e venha se preparar conosco! 

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter