Not support Recaptcha
Pular navegação

Conquistas

Qual a diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura?

01 de outubro de 2021

Tags

  • bacharelado e licenciatura
  • Faculdade
  • vestibulares

Qual a diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura? É comum que os estudantes de ensino médio e de cursos preparatórios para vestibular tenham muitas dúvidas na hora de escolher uma graduação.

Atualmente, a graduação no Brasil conta com diversas opções de áreas e modalidades (como presencial ou a distância). Porém, o estudante também deve escolher se deseja fazer um curso de bacharelado ou de licenciatura.

Mas quais são as diferenças entre essas duas modalidades? Confira a seguir!

Diferenças entre bacharelado e licenciatura 

Entender a diferença entre um bacharelado e uma licenciatura é fundamental para qualquer estudante que deseja ingressar no ensino superior. Isso porque a escolha desses cursos já começa a definir o caminho profissional que o estudante irá percorrer no futuro. 

É claro que é possível conseguir muitas oportunidades tendo qualquer um dos dois tipos de diploma, porém, o conteúdo do curso pode variar bastante entre as duas modalidades.

Bacharelado

O bacharelado é a modalidade da maioria dos cursos nas universidades, como Direito, Engenharia, Publicidade e Propaganda, entre outros. O profissional formado em um curso com título de bacharelado geralmente atua em empresas e locais de trabalho mais práticos, dependendo da área de formação. Alguns exemplos:

– áreas administrativas (jurídico, financeiro, contábil);

– recursos humanos;

– comunicação e marketing;

– departamentos de engenharia e manufatura;

– laboratórios químicos;

– hospitais e clínicas.

No entanto, aqui surge a primeira diferença importante entre o bacharelado e a licenciatura: o estudante com diploma de bacharelado não está apto a dar aulas logo depois de se formar na graduação. 

Para atuar na carreira acadêmica, o bacharel vai precisar fazer uma pós-graduação stricto sensu — mestrado ou doutorado — se optar por seguir carreira acadêmica e ministrar aulas em universidades.

Licenciatura

Já o profissional formado com título de licenciatura é apto a dar aulas sobre o tema em que se graduou. Normalmente, os cursos de bacharelado são em áreas específicas, como Matemática, História, Geografia e Biologia, por exemplo.

O profissional com diploma de licenciatura pode dar aulas para ensino fundamental ou médio, mas, caso queira lecionar no ensino superior ou realizar pesquisas acadêmicas, também deve ingressar em um mestrado ou doutorado.

A grande diferença dos cursos de licenciatura é que neles existem disciplinas (normalmente com carga horária extensa) voltadas para a área da Pedagogia, nas quais o estudante aprende técnicas de ensino pedagógico para dar aulas. 

Diferente dos cursos de bacharelado, que não incluem esse conteúdo, as licenciaturas preparam o estudante para trabalhar em instituições de ensino no Brasil.

Pontos em comum para bacharelado e licenciatura

Tanto na licenciatura quanto no bacharelado o estudante obtém um diploma de nível superior. Com qualquer uma das duas graduações, o jovem formado sai da faculdade apto para trabalhar, prestar concurso público e iniciar uma pós-graduação, por exemplo.

Além disso, o tempo de duração da licenciatura é, em média, igual ao da maioria dos bacharelados: 4 anos (ou oito semestres). Apenas alguns bacharelados específicos possuem duração de 5 anos (como cursos de Engenharia) ou Medicina (6 anos). 

Além disso, tanto estudantes de bacharelado quanto de licenciatura podem ter experiências para incrementar o currículo na faculdade (ingressar em iniciações científicas, intercâmbios acadêmicos ou realizar trabalhos voluntários na área).

Ambos os títulos podem ser conquistados em graduações na modalidade presencial ou a distância, em universidades públicas ou privadas. Prestar as provas de vestibular e do ENEM é necessário para quem quer fazer bacharelado e para quem deseja cursar uma licenciatura, pois o vestibular e o ENEM são os únicos métodos de entrada nas universidades brasileiras para ambos os tipos de curso.

Qual dos dois cursos devo escolher?

Para quem está prestando vestibular, é comum ter dúvidas sobre qual dos dois tipos de curso escolher. É importante pensar que, se você tem o sonho de dar aulas e já definiu que esse é o seu caminho, a licenciatura pode ser a melhor opção, pois você poderá começar a lecionar assim que se graduar.

Porém, se ainda está indeciso sobre com o que trabalhar, o bacharelado pode ser uma boa opção, pois envolve matérias mais abrangentes e diversificadas, além de atividades práticas, como estágios em empresas. Dessa forma, você poderá descobrir com qual área de atuação se identifica mais e, se quiser dar aulas no futuro, pode também fazer um mestrado após a graduação.

Quer se preparar para o vestibular e os desafios da vida com quem entende do assunto? Conheça o Poliedro Curso!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter