Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Quais são as profissões do futuro?

06 de outubro de 2021

Tags

  • preparação
  • Profissões
  • Profissões do futuro

Quais são as profissões do futuro

Médico, advogado e engenheiro são algumas profissões tradicionais que acabam se tornando a opção de muitos vestibulandos. Mas você sabia que existem muitas áreas novas no mercado de trabalho e que, a cada ano, demandam cada vez mais profissionais?

Em muitos setores, faltam profissionais qualificados para as novas profissões que estão surgindo, e escolher uma dessas carreiras pode ser um ótimo caminho para quem deseja garantir uma vaga logo depois da graduação.

Confira a seguir quais são as profissões do futuro e como se preparar para elas durante os seus estudos!

O que é uma profissão do futuro?

O termo “profissões para o futuro” pode fazer você pensar em filmes de ficção científica, com muita tecnologia envolvida. Na realidade, a tecnologia está, sim, presente em grande parte das chamadas “profissões do futuro”.

Isso porque, com o avanço rápido e constante do universo digital, as empresas precisam cada vez mais de profissionais atualizados e que estejam preparados para trabalhar com as novas tecnologias do mercado.

De acordo com uma pesquisa da empresa Robert Half, 74% das pessoas entrevistadas afirmaram que a tecnologia fez com que suas profissões tivessem que passar por alguma adaptação. Além disso, uma previsão do Fórum Econômico Mundial, no relatório Futuro do Trabalho de 2017, já indicava que 65% das crianças que estão começando o Ensino Fundamental naquele ano iriam trabalhar em empregos que ainda não existem.

Mas se engana quem pensa que somente habilidades técnicas vão ser exigidas nessas carreiras. O estudante que quiser de fato se preparar, da melhor forma possível, para o futuro do mercado de trabalho deve investir em conhecimento prático, em habilidades sociocomportamentais e também em outros diferenciais, como idiomas e relacionamento interpessoal.

E-book - Como se preparar em um único semestre
E-book – Como se preparar em um único semestre

Quais são as principais profissões do futuro?

Afinal, quais são as profissões do futuro e em quais áreas você pode atuar se escolher uma delas? Para ajudá-lo a se preparar neste momento de decisão, selecionamos algumas áreas que já estão com alta demanda no mercado.

Tecnologia da Informação

A área de Tecnologia da Informação (ou TI) já não é mais somente o departamento que cuida dos computadores e aparelhos eletrônicos nas empresas.

Atualmente, profissionais de Tecnologia da Informação trabalham em projetos complexos de desenvolvimento de hardwares, programação de softwares, gestão de sistemas digitais e muitos outros.

Tanto em startups quanto em grandes empresas globais, profissionais que saibam conceitos como linguagem de programação e análise de dados já encontram muitas vagas de empregos disponíveis com altos salários, que devem aumentar muito nos próximos anos.

Além disso, é importante que o estudante que sentir afinidade pelas profissões de tecnologia pesquise, de forma aprofundada, sobre temas como Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas. Esses conceitos já são amplamente discutidos pelas empresas e devem ser ainda mais aplicados ao dia a dia, nos próximos anos.

Alguns cursos de graduação requisitados nessas áreas são: Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação.

Sustentabilidade e meio ambiente

As áreas responsáveis por sustentabilidade vêm crescendo de forma acelerada em empresas tanto no Brasil quanto no exterior. Com metas cada vez maiores de reciclagem e redução de resíduos, por exemplo, no futuro, as empresas vão precisar, cada vez mais, de profissionais que saibam trabalhar com temas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

Profissionais de diversas áreas podem se especializar em temas de sustentabilidade, mas cursos como Engenharia Ambiental e Química estudam esse tema de forma mais aprofundada.

Vendas em e-commerce e experiência do cliente

Durante a pandemia, as vendas pela internet através de e-commerce cresceram de forma muito rápida e essa tendência só aumenta no Brasil.

Por isso, profissionais que saibam gerenciar canais de vendas on-line e criar projetos com foco em melhorar a experiência de compra dos clientes nas lojas virtuais serão cada vez mais requisitados pelas maiores empresas de varejo.

O foco de tais profissões é tornar o processo de comunicação e de vendas mais atrativo e prático, aumentando as vendas digitais das empresas.

Portanto, para gostar desses temas, os cursos de graduação mais indicados são Administração, Comunicação Social, Marketing ou Publicidade e Propaganda.

Bioinformação

Já para quem está buscando a área da saúde, uma das profissões mais requisitadas para o futuro será a de bioinformacionista. Apesar do nome diferente, esse profissional terá tarefas muito importantes, como estudar doenças e desenvolver medicamentos e tratamentos específicos, baseados em dados e pesquisas genéticas.

Esses profissionais já estão sendo requisitados por hospitais, clínicas e laboratórios farmacêuticos. Portanto, quem quer seguir nessa carreira pode procurar os cursos de Biomedicina, Farmácia ou Biologia e fazer especializações na área de Bioinformacionista após a graduação.

Qual vestibular prestar para as profissões do futuro?

Agora que você já conhece as profissões que estarão em alta nos próximos anos e quais são os cursos indicados para quem quer seguir carreira nessas áreas, é provável que esteja pensando em quais vestibulares prestar, certo?

O recomendado é que você busque por universidades reconhecidas pela qualidade do ensino e da pesquisa, e também pela tecnologia de ponta.

Isso porque, além de te darem uma base completa para atuar na área em que você escolher, essas instituições terão um peso maior no seu currículo profissional, e farão com que você saia à frente no mercado de trabalho das profissões do futuro.

Por isso, faça a sua inscrição em vestibulares das melhores universidades do país, sejam elas públicas ou particulares. Alguns exemplos são USP, Unicamp, Unesp, UFPR, UFMG, entre outras. O ideal é que você preste o Enem, além de vestibulares específicos dessas instituições.

Já decidiu qual vai ser sua profissão? Seja qual for o seu caminho profissional, o Poliedro Curso te prepara para os desafios da vida, levando-o para as melhores universidades! Acesse nosso site e saiba mais!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter