Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

As melhores faculdades de Engenharia em São Paulo

12 de janeiro de 2022

Tags

  • Faculdade
  • Poliedro Curso
  • Profissões

As melhores faculdades de Engenharia em São Paulo

Melhores faculdades de Engenharia em São Paulo: Os cursos de Engenharia são populares entre os jovens, pois o mercado oferece muitas oportunidades de trabalho e ótimos salários. Essa área é bastante diversificada e divide-se em vários setores de atuação ー atualmente, há mais de 30 tipos de habilitação em Engenharia no Brasil, como Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, de Produção, dentre outras.

Porém, antes de deixar a sua marca como engenheiro no mercado, você precisa encontrar o curso de graduação que melhor ajude a desenvolver suas habilidades.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), uma possível escassez de engenheiros no futuro não será pela falta de profissionais formados, mas pela falta de pessoas bem-preparadas. Portanto, destacamos aqui a importância na qualidade de formação para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

A boa notícia é que muitas universidades públicas e privadas de São Paulo, como USP, ITA e Unesp, oferecem ótimos cursos de Engenharia. Entretanto, que o ingresso nesses cursos não é fácil, portanto é necessária uma boa preparação para o vestibular.

Você já pensou em se tornar um engenheiro? Neste artigo, vamos explicar quais faculdades de São Paulo oferecem os melhores cursos de Engenharia e dar dicas para você ter acesso a eles. Acompanhe a leitura!

 

Principais áreas da Engenharia

Engenharia Civil: Duração média de 5 anos e graduação com titulação de bacharelado. Ao longo desse tempo, os alunos são preparados para desempenhar atividades de planejamento, projeto, direção, vistoria e avaliação de obras e serviços referentes a edificações, sistemas de transportes, abastecimento de água, drenagem e outras vertentes.

Engenharia Mecânica: Tem duração média de 5 anos e graduação de titulação de bacharelado. Relaciona-se ao planejamento e ao desenvolvimento de equipamentos, sistemas, veículos, além de ferramentas específicas para a indústria mecânica. Nos 5 anos de duração, o aluno aprende sobre noções básicas de Engenharia e conhecimentos específicos para essa área. Além disso, desenvolve noções de planejamento, pensamento estratégico, bem como conhecimentos relacionados à gestão.

Engenharia Elétrica: Duração média de 5 anos e graduação de nível superior com titulação de bacharelado. A área é voltada para o estudo e para a projeção de circuitos de energia. O profissional dedica-se principalmente às redes elétricas, aos circuitos e aos sistemas de geração de eletricidade.

Engenharia da Computação: Graduação dos tipos bacharelado ou licenciatura, com duração média de 5 anos. O curso é responsável por formar profissionais aptos para projetarem e desenvolverem equipamentos componentes de computadores, como processadores e CPUs, até periféricos, como teclados, mouses, cartões de memória, dentre outros.

Engenharia de Controle e Automação: O Curso oferece titulação de bacharelado e possui duração média de 5 anos. Ensina a desenvolver máquinas e sistemas que ficam responsáveis por automatizar diferentes tarefas realizadas pelo ser humano. Além disso, o futuro engenheiro também é capacitado para atuar com manipulação de robôs industriais, programação de equipamentos, construção e operação de aparelhos cirúrgicos.

Engenharia de Produção: O Curso também oferece titulação de bacharelado e possui duração média de 5 anos. Desenvolve habilidades para fazer a gestão dos recursos financeiros e do sistema logístico de uma organização, a capacidade de lidar com o controle de produção de indústrias e empresas de serviços e fazer gerenciamentos operacionais de materiais e de equipamentos.

Engenharia Aeronáutica: O curso dura 5 anos e fornece o título de bacharel ao graduando. Nela, o engenheiro irá trabalhar com o projeto e com a construção de aeronaves, helicópteros, jatos, dentre outros. Envolve um vasto conhecimento da área de exatas, especialmente de geometria espacial e cálculo, além de disciplinas, como a Física, Química e Análise Estatística.

Saiba onde fazer o melhor curso de Engenharia

As faculdades de Engenharia de São Paulo são bem diversificadas e estão entre as mais bem-conceituadas do Brasil.

Os cursos exigem dedicação em tempo integral do aluno. Eles envolvem 5 anos de estudos intensos, com muito cálculo e muitas horas em laboratórios.

A seguir, apresentamos uma lista das melhores faculdades de Engenharia de São Paulo.

 

USP

A Escola Politécnica da USP é uma referência nacional em formação de engenheiros no Brasil. Há mais de um século, essa instituição vem formando profissionais com destaque na administração de grandes empresas e de órgãos públicos do País.

A Poli-USP conta atualmente com mais de 4.500 alunos de graduação e mais de três mil alunos de mestrado e doutorado. A instituição oferece cursos de Engenharia Aeronáutica, Ambiental, Bioquímica, Civil, de Alimentos, de Biossistemas, de Materiais e Manufatura, Elétrica, de Computação, de Produção Industrial, Química, Mecânica, Naval, Mecatrônica, de Minas e de Petróleo.

 

ITA

Com um foco muito grande na aeronáutica, o ITA é uma das referências nacionais e mundiais na formação de engenheiros. Localizada em São José dos Campos (SP), a instituição oferta os seguintes cursos: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial. A graduação tem duração de 5 anos e os estudantes recebem bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação.

 

Unicamp

Muito renomada no cenário nacional e internacional, a Unicamp é uma das referências para a Engenharia no País, possuindo uma das linhas de pesquisas mais fortes e mais importantes para essa categoria.

A instituição é responsável pelos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação (em conjunto com o Instituto de Computação). Também ministra cursos de pós-graduação.

 

Unesp

A Unesp está na lista das 400 melhores universidades do mundo, num ranking de oito mil instituições. A Faculdade de Engenharia (FEB), campus de Bauru, oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção, além de diversos cursos de Especialização, Atualização e Extensão.

Com salas de aula modernas, novos laboratórios, equipamentos e softwares de última geração, os alunos de graduação e pós-graduação contam com o melhor nível de ensino e pesquisa, em mais de 40 anos de existência. Os estudantes vivenciam um ambiente acadêmico estimulante, com oportunidades em concursos e premiações nacionais e internacionais, projetos, intercâmbio e estágio em empresas europeias.

 

Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo é uma das três instituições públicas federais de ensino superior do Estado de São Paulo. Por isso, os cursos são gratuitos e abrangem ensino, pesquisa e extensão.

Em São José dos Campos, a Unifesp oferece os cursos de Engenharia Biomédica, Engenharia De Computação, Engenharia de Materiais, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Matemática Computacional.

 

Ufscar

A Universidade Federal de São Carlos é uma grande referência para a engenharia mecânica no Brasil e no mundo. A Ufscar conta com uma infraestrutura interessante para seus alunos e profissionais.

Com sede em São Carlos e em Sorocaba (SP), a instituição oferece cursos de Engenharia de Alimentos, de Computação, de Materiais, de Produção, Elétrica, Física, Florestal, Mecânica e Química.

 

A importância de se preparar bem para o vestibular

O desafio é que o vestibular dos melhores cursos de Engenharia, como o da Poli-USP, por exemplo, é muito concorrido. Portanto, requer muito preparo, dedicação e disciplina por parte dos estudantes.

Entrar em um curso preparatório é uma excelente opção para quem busca ser aprovado no vestibular e conquistar uma vaga nos melhores cursos de Engenharia do País. Isso porque o aluno terá acesso a uma metodologia de ensino desenvolvida com foco na aprovação e em aulas com professores experientes, preparados para oferecer a melhor orientação para as provas.

O Poliedro Curso aprova anualmente centenas de alunos nos vestibulares mais concorridos do Brasil. Com pilares voltados para a excelência pedagógica e o foco no aprendizado dos estudantes, o Curso conquista aprovações dos processos seletivos mais exigentes de Engenharia. No vestibular do ITA, por exemplo, o Poliedro é líder há 24 anos, com mais de MIL alunos aprovados nesse período.

Quer saber mais? Acesse o nosso site!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter