Not support Recaptcha
Pular navegação

Aprovações

Provas da Unicamp anteriores + tudo sobre o vestibular 2023

20 de julho de 2022

Tags

  • provas anteriores
  • Unicamp 2023
  • vestibulares

Vestibulares e Provas - Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), localizada no estado de São Paulo, é uma instituição de ensino superior pública considerada uma das melhores do país. Anualmente, a universidade oferece mais de 3.000 vagas para novos estudantes provenientes de várias partes do Brasil.

As formas de ingresso mais populares acontecem via Enem e por vestibular próprio, elaborado pela instituição. As provas do processo seletivo são conhecidas pela abordagem de questões atuais e contextualizadas às problemáticas contemporâneas. Ou seja, boa interpretação e senso crítico, além do conhecimento teórico, são características fundamentais para um bom desempenho nessas avaliações.

Nesse contexto, criar familiaridade com o tipo de prova e o modo de elaboração das questões é uma estratégia que pode ajudar (e muito!) na preparação para o processo seletivo da Unicamp. Quer saber como será o Vestibular Unicamp 2023? Continue conosco, pois preparamos um artigo para responder às principais dúvidas e, no final, disponibilizamos para download algumas provas da Unicamp anteriores para você dinamizar os estudos!

Formas de ingresso

Para cursar uma graduação na Unicamp, os interessados têm opções tradicionais de ingresso, pelo Enem/Sisu e Vestibular Unicamp. Além destas, desde 2019, a instituição também autoriza o ingresso a partir de editais específicos, como o Vestibular Indígena e Vagas Olímpicas.

Calendário do Vestibular Unicamp 2023

As datas do processo seletivo do Vestibular Unicamp 2023 já foram oficialmente divulgadas! Neste ano, as inscrições terão início no dia 1º de agosto de 2022 e serão encerradas no dia 2 de setembro. Para os candidatos sem isenção, a taxa de inscrição é de R$ 192,00 e poderá ser paga até o dia 9 de setembro.

  • Data de aplicação da primeira fase: 6 de novembro de 2022.
  • Segunda fase: 11 e 12 de dezembro de 2022.
  • Aplicação das Provas de Habilidades Específicas para o curso de Música: setembro e outubro de 2022 (os dias ainda serão divulgados).
  • Aplicação das Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança: 4 e 6 de janeiro de 2023.

A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 6 de fevereiro de 2023, e as matrículas deverão ser efetuadas de forma on-line nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. Segundo a instituição, para este ano estão previstas até oito chamadas.

Qual o formato do vestibular Unicamp?

O Vestibular Unicamp é tradicionalmente aplicado em duas fases. Para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, além dessas duas fases, há também a aplicação de Provas de Habilidades Específicas.

Primeira fase

A 1ª fase avalia conhecimentos presentes nos componentes curriculares do Ensino Médio. É composta por 72 questões objetivas (cada uma valendo um ponto) sobre essas áreas do conhecimento, incluindo também questões interdisciplinares.

As questões são divididas do seguinte modo: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 de Matemática; 8 de Biologia; 8 de Física; 8 de Geografia/Sociologia; 8 de História/Filosofia; 8 de Inglês e 8 de Química.
Nessa etapa, o(a) candidato(a) terá até 4 horas para finalizar a prova.

Segunda fase

Com duração de, no mínimo, 2 e, no máximo, 5 horas, as provas da Unicamp da 2ª fase são constituídas por questões dissertativas, aplicadas convencionalmente ao longo de dois dias. Nessa fase, as avaliações possuem uma parte comum destinada a todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido como 1ª opção pelo(a) candidato(a).

Cada questão contém dois itens, avaliados em dois pontos cada (o que totaliza quatro pontos por questão).

No primeiro dia da segunda fase, as provas  da Unicamp são comuns a todos os candidatos. Ou seja, os conteúdos cobrados na avaliação serão os mesmos para todos os vestibulandos. A distribuição das questões se dá da seguinte forma:

  • Redação;
  • 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira;
  • 2 questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

Já no segundo dia, há questões com conteúdos comuns a todos os candidatos e também as de conhecimento específico, de acordo com a primeira opção de curso. Dessa forma, as questões comuns a todos são:

  • 6 questões de Matemática;
  • 2 questões de Ciências Humanas;
  • 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.

As questões das provas de conhecimentos específicos são elaboradas por áreas do conhecimento, de acordo com a opção de curso do(a) candidato(a):

  • Para aqueles que optaram por cursos da área de Ciências Biológicas/Saúde: 6 (seis) questões de Biologia e 6 (seis) de Química;
  • Área de Ciências Exatas/Tecnológicas: 6 (seis) questões de Física e 6 (seis) de Química;
  • Área de Ciências Humanas/Artes: 6 (seis) questões de Geografia e 6 (seis) de História, Filosofia e Sociologia.

Você pode se interessar pelo texto: 8 ideias para te motivar a estudar!

Como as notas são calculadas?

Nota Padronizada

De acordo com informações oficiais publicadas no site da Comvest, para que o(a) candidato(a) seja convocado(a) para a realização da segunda fase da prova, a sua nota padronizada na primeira fase deverá ser igual ou superior a 550. A nota padronizada da 1ª fase (NPF1) é calculada a partir da fórmula:

NPF1 = 500 + (N – M) x 100/DP

N = nota do(a) candidato(a) presente na prova de Conhecimentos Gerais;

M = média da nota (N) dos candidatos presentes na 1ª fase (essa média será arredondada para uma casa decimal com precisão de 0,5);

DP = desvio padrão da nota (N) dos candidatos presentes na 1ª fase (DP será arredondado para uma casa decimal com precisão de 0,5).

De modo geral, a nota padronizada da 1ª fase será arredondada para uma casa decimal com precisão de 0,1.

O cálculo da nota padrão da segunda fase também faz parte dessa mesma fórmula.

Nota da classificação final

Os candidatos terão a classificação definida a partir da “Nota Padronizada de Opção (NPO)”, de acordo com cada curso. A NPO é calculada a partir da seguinte fórmula:

NPO = 0,15 NF1 + 0,20 NR + 0,65 NF2

NF1 = nota final da 1ª fase;

NR = nota padronizada da prova de Redação;

NF2 = nota das questões da 2ª fase dada pela média ponderada das provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Interdisciplinar, Provas de Conhecimentos Específicos (duas provas de acordo com a área do curso escolhido) e Habilidades Específicas.

A NF2 é dada a partir do resultado de:

Resultado da Nota - Unicamp
Reprodução extraída do site oficial da Unicamp.

Há também uma previsão da nota mínima (NMO) exigida de acordo com o curso. Esta pode variar, a depender do desempenho dos candidatos inscritos. Confira aqui as notas mínimas de cada curso!

PROVAS DA UNICAMP ANTERIORES E GABARITOS PARA DOWNLOAD

Provas e gabaritos Unicamp 2022
Provas e Gabaritos Unicamp 2021
Provas e Gabaritos Unicamp 2020
Provas e gabaritos Unicamp 2019

Você sabia que o Poliedro Curso prepara você, por meio de uma metodologia específica, para os vestibulares mais concorridos do país, como o da Unicamp? Confira as aprovações deste ano e entenda porque o Poliedro é o primeiro passo para a realização dos seus sonhos!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter