Not support Recaptcha
Pular navegação

Aprovações

Poli USP: como garantir a sua vaga no vestibular

21 de setembro de 2021

Tags

  • vestibular, poli usp, engenharia

jovem estudando para poli usp

Se você está pensando em cursar Engenharia, é bem provável que já tenha ouvido falar do vestibular da Poli USP. A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo forma centenas de engenheiros todos os anos e é considerada uma das melhores instituições universitárias do Brasil.

Neste post, vamos mostrar a você como é possível passar no vestibular da Poli USP e agarrar a sua chance de se tornar um estudante dessa renomada instituição. Acompanhe a leitura!

Por que estudar na Poli USP?

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, conhecida popularmente como Poli USP, é uma das instituições universitárias mais antigas do Brasil, com mais de um século de história.

Fundada no ano de 1893, a Escola Politécnica de São Paulo foi incorporada à USP em 1934 e atualmente é considerada referência nacional e internacional — já foi, inclusive, eleita a mais completa faculdade de Engenharia da América Latina.

Desde o início de suas atividades, a Poli USP já formou diversas gerações de engenheiros brasileiros, os quais têm sempre grande destaque em suas especialidades profissionais e também podem ser encontrados em funções relevantes na administração de empresas, de órgãos públicos e na vida política do país.

Além disso, a Poli realiza pesquisas científicas e tecnológicas de grande relevância. Por meio delas, a instituição tem contribuído para a inovação e a melhoria da qualidade de produtos e processos de empresas de diversos setores e para o progresso social e econômico do Brasil.

Por essas razões, estudar na Escola Politécnica da USP é o sonho de muitos jovens que estão no ensino médio ou em cursos preparatórios para vestibular. Ingressar na Poli exige dos estudantes bastante foco e dedicação, mas é, certamente, um caminho que valerá muito a pena!

Quais são os cursos oferecidos na Poli USP?

A Escola Politécnica da USP oferece 17 cursos na graduação, agrupados em quatro campos da engenharia: Civil, Elétrica, Mecânica e Química.

Entre eles, 15 cursos são oferecidos semestralmente e outros dois (Engenharia de Computação e Engenharia Química) são organizados de forma quadrimestral, realizados em colaboração com empresas externas.

Os cursos de graduação da Poli USP são:

  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Computação (quadrimestral);
  • Engenharia Metalúrgica, de Materiais e Nuclear;
  • Engenharia de Minas;
  • Engenharia de Petróleo;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia Elétrica, com as ênfases: Automação e Controle, Energia e Automação Elétricas, Eletrônica e Sistemas e Telecomunicações;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Mecatrônica;
  • Engenharia Naval;
  • Engenharia Química (quadrimestral).

Além disso, a instituição também oferece cursos de pós-graduação, sendo dez programas de mestrado, nove de doutorado e um mestrado profissionalizante.

Como ingressar na Poli USP?

Atualmente, existem quatro formas de ingressar na Poli USP:

  • vestibular;
  • transferência externa;
  • portador de diploma;
  • transferência interna Usp.

No caso das transferências interna e externa, a USP realiza um processo seletivo destinado a estudantes da própria instituição ou de outras universidades (brasileiras ou estrangeiras), com o objetivo de preencher vagas remanescentes que estejam disponíveis em seus diversos cursos.

A modalidade de ingresso por portador de diploma também tem como propósito preencher vagas remanescentes, mas é destinada a alunos com diploma de nível superior, que realizam um processo seletivo à parte, conduzido pela USP.

Já no caso de estudantes de ensino médio ou cursinho, para estudar na Poli, é preciso prestar o vestibular da Fuvest ou o Enem. Nesse último caso, a seleção acontece pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Todos os anos, a Poli USP destina 783 vagas para a Fuvest, 213 reservadas aos alunos de ensino fundamental e médio em escolas públicas e 137 para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

As 520 vagas restantes são abertas para ampla concorrência, ou seja, para todos os demais candidatos interessados. Já para o ingresso pelo SISU, são reservadas 87 vagas.

É importante observar que os ingressantes em Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica e Engenharia Elétrica fazem a escolha entre as ênfases no final do 3° ano do curso.

Como ir bem no vestibular da Poli USP e conquistar uma vaga?

Os cursos da Poli USP são reconhecidos por sua excelência no Brasil e no exterior, razão pela qual a concorrência pelas vagas é alta. Porém, isso não deve te desanimar! O desafio de ser aprovado(a) na Escola Politécnica vale muito a pena pela qualidade do ensino e pela reputação de excelência da instituição.

Por isso, é importante se preparar bem para prestar a Fuvest ou o Enem. Procure criar uma rotina de estudos bem estruturada, com cronograma de conteúdos a serem revisados. Elabore resumos e mapas mentais e mantenha o foco em resolver questões de provas anteriores para praticar.

Além disso, não deixe a sua saúde de lado! É essencial estar bem física e mentalmente na hora da prova. Então, mantenha um sono de qualidade, faça atividades físicas, sempre reserve momentos para o lazer e evite ficar comparando sua rotina e resultados com os de outros estudantes.

Entrar em um curso preparatório também é uma excelente opção para quem busca ser aprovado no vestibular e conquistar uma vaga na Poli USP. Isso, porque o aluno terá acesso a uma metodologia de ensino desenvolvida com foco na aprovação e aulas com professores experientes, preparados para oferecer a melhor orientação para as provas.

O Poliedro Curso aprova, por ano, centenas de alunos nos vestibulares mais concorridos do Brasil. Com pilares voltados para a excelência pedagógica e o foco no aprendizado dos estudantes, o Curso conquista aprovações dos processos seletivos mais exigentes, entre eles, o da Poli USP. Quer saber mais? Acesse o site!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter