Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Guia Fuvest 2024: tudo o que você precisa saber

26 de dezembro de 2023

Tags

  • Fuvest
  • preparação
  • USP
  • vestibulares

Estudantes realizando a prova da Fuvest.

A prova da Fuvest, Fundação Universitária para o Vestibular, é uma das principais portas de entrada para as universidades públicas do estado de São Paulo.

Anualmente, milhares de estudantes almejam uma vaga nas renomadas instituições, como a USP (Universidade de São Paulo), a FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) e a Faculdade de Medicina da USP, entre outras.

Para alcançar esse objetivo, é essencial compreender cada etapa do processo seletivo, desde o cronograma até o conteúdo cobrado, bem como dicas preciosas para se preparar adequadamente.

Confira nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre a primeira fase da Fuvest e tenha uma preparação completa para alcançar o seu lugar na universidade!

 

O que é a Fuvest?

A Fuvest é a principal porta de entrada para diversas universidades públicas do estado de São Paulo. Seu objetivo é selecionar os candidatos mais aptos para ocupar as vagas oferecidas em algumas das universidades mais concorridas do país.

O processo seletivo é anual e composto por duas fases: a primeira, de questões de múltipla escolha, e a segunda, que envolve questões dissertativas e a avaliação de habilidades específicas para alguns cursos.

As duas fases da Fuvest são eliminatórias, ou seja: seu desempenho na primeira fase da Fuvest é essencial para que você possa realizar a segunda.

 

Quais as datas da Fuvest 2024?

É fundamental ficar atento ao cronograma da Fuvest para não perder nenhuma etapa importante.

Este ano, a primeira fase da Fuvest, que envolve questões de múltipla escolha envolvendo disciplinas básicas do Ensino Médio, acontece em 19 de novembro.

Já a segunda fase acontece nos dias 17 e 18 de dezembro deste ano, com questões dissertativas e a análise de habilidades específicas, se aplicável ao curso desejado.

É importante ressaltar que a segunda fase da Fuvest demanda uma preparação mais aprofundada, já que exige não apenas conhecimento teórico, mas também habilidades de escrita e análise crítica.

 

Que matérias caem na Fuvest?

A primeira fase da Fuvest, que acontece este ano em 19 de novembro, abrange diversas áreas do conhecimento, exigindo do candidato um amplo repertório de estudos. São 90 questões de múltipla escolha, com base nas principais disciplinas do Ensino Médio.

As questões são distribuídas em provas de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Inglês e questões interdisciplinares.

A segunda fase é composta por dois dias de prova.

No primeiro dia, em 17 de dezembro, são 10 questões de português (entre gramática, literatura e interpretação de texto) e uma redação.

No segundo dia da segunda fase, são 12 questões de diferentes disciplinas, de acordo com a área que o vestibulando deseja cursar.

 

Lista de obras literárias obrigatórias na Fuvest 2024

Além do conteúdo programático, é importante ficar de olho em outros conhecimentos exigidos: a Fuvest também requer dos candidatos a leitura de obras literárias obrigatórias.

A lista muda a cada ano, por isso é importante sempre consultar quais as leituras obrigatórias da prova que você pretende prestar.

Conheça as leituras obrigatórias da Fuvest deste ano:

  1. Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga
  2. Quincas Borba”, de Machado de Assis
  3. Alguma Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade
  4. Angústia”, de Graciliano Ramos
  5. Mensagem”, de Fernando Pessoa
  6.  “Nós Matamos o Cão Tinhoso!”, de Luís Bernardo Honwana
  7. Campo Geral”, de Guimarães Rosa
  8. Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles
  9. Dois Irmãos”, de Milton Hatoum

 

A leitura dessas obras é fundamental para a prova, uma vez que as questões costumam abordar detalhes e análises relacionados aos textos.

 

O que levar e o que não levar para a prova

É importante saber o que levar e o que não levar no dia da primeira fase da Fuvest, para garantir um processo tranquilo de realização da prova.

Para descobrir o local da sua prova da Fuvest, consulte o site oficial da prova com o seu login de inscrição.

No dia da prova, você deve levar seu documento de identidade original com foto, caneta esferográfica preta (preferencialmente) ou azul, lápis e borracha. Itens como celulares, calculadoras, relógios digitais, corretivos líquidos e anotações são estritamente proibidos e não devem ser levados para o local de prova.

 

5 dicas para se preparar para a Fuvest

Preparar-se para a primeira fase da Fuvest é uma jornada desafiadora que exige muito mais do que apenas o domínio do conteúdo.

É uma prova que avalia não apenas o conhecimento acadêmico, mas também a capacidade de raciocínio crítico, a habilidade de gerenciar o tempo e a resiliência para enfrentar uma concorrência acirrada.

Conheça algumas dicas para que a sua preparação fique ainda mais completa!

 

Crie seu próprio cronograma

Elabore um cronograma de estudos que abranja todas as matérias, dando mais ênfase às que você tem mais dificuldade.

 

Resolva questões de provas anteriores

Pratique com provas anteriores da Fuvest para se familiarizar com o estilo das questões.

 

Foco na leitura

Mantenha-se atualizado lendo jornais, revistas e livros, além das leituras obrigatórias exigidas pela Fuvest. Isso ajuda a melhorar seu desempenho na prova.

 

Treine a sua redação

Treine a escrita de textos dissertativos, buscando coesão, clareza e argumentação sólida.

 

Não se esqueça de descansar

Cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo. O equilíbrio entre estudos e momentos de lazer é crucial para estar no melhor estado de espírito durante a prova, com o corpo tranquilo e a cabeça focada na prova.

 

Alcance seu lugar na Fuvest com o Poliedro

Se você está buscando uma preparação completa para vestibulares como a Fuvest, o Poliedro Curso é a melhor escolha. Com professores experientes, material didático de alta qualidade e simulados que replicam o formato da prova, você recebe a melhor preparação para a prova no curso que é referência em aprovações no país.

Nossa metodologia é focada no desenvolvimento das habilidades necessárias para enfrentar o desafio da Fuvest, incluindo a primeira fase. Além disso, nossos simulados incluem a resolução de questões recentes da Fuvest e te ajudam a treinar a sua redação, entendendo melhor como funciona a prova e quais as principais exigências do exame.

Conheça o Pré-Vestibular do Poliedro e garanta até 100% de desconto no Concurso de Bolsas, para alcançar seu lugar na universidade dos seus sonhos.

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter