Preparação
Fuvest: confira as características da prova e os temas mais frequentes
Publicado em 01 de dezembro de 2021Atualizado em 30 de junho de 2022.
A Fundação Universitária para o Vestibular, mais conhecida como Fuvest, é responsável por produzir e aplicar as provas de admissão da Universidade de São Paulo (USP). Por dar acesso a uma das instituições mais renomadas do País, o vestibular da Fuvest está entre os mais exigentes e concorridos.
Os alunos que desejam ingressar na USP em 2022, deverão passar pelo processo seletivo que é dividido em duas fases.
A primeira fase do vestibular é uma prova de conhecimentos gerais com 90 questões objetivas. Para os alunos que obtiverem as melhores classificações nessa fase, haverá uma segunda fase com questões dissertativas. A segunda etapa do processo é dividida em dois dias de prova: no primeiro dia, o candidato irá responder questões de português e produzir uma redação. Já no segundo dia, as disciplinas cobradas variam conforme o curso escolhido.
Para ajudar os estudantes a terem um bom desempenho nesse vestibular e conquistarem a tão sonhada vaga na USP, o Poliedro Curso listou as principais características da prova, os temas mais cobrados e também as atitudes que o candidato precisa ter no dia do exame para se sair bem. Confira!
Características do vestibular da Fuvest
Conhecer bem a prova é uma ótima maneira de melhorar o seu desempenho e conquistar uma boa pontuação. Veja a seguir quais são os principais pontos de atenção e as características da Fuvest.
As provas são conteudistas e exigem concentração
A Fuvest tem como principal característica ser muito conteudista, pois é um vestibular que mede o nível de conhecimento do candidato, avaliando sua base teórica.
Por isso, a prova é considerada bastante rigorosa e consistente no padrão de cobrança em toda a sua extensão. Ou seja, todas as questões, mesmo as mais simples, demandam do estudante uma boa base teórica, capacidade de raciocínio lógico e bastante atenção na leitura do enunciado.
Preparação para a redação
A redação da Fuvest é uma dissertação de caráter argumentativo, que exige do estudante a capacidade de organizar suas opiniões e expressar bem o seu conhecimento sobre o tema proposto, sustentando seu ponto de vista.
Como em qualquer redação, a Fuvest exige que o candidato siga as normas da língua portuguesa e apresente suas ideias de forma clara e adequada.
Recomendamos que os vestibulandos leiam o edital, para que entendam muito bem as exigências dessa prova, assim como tudo que deve ser evitado na produção de texto. É importante se preparar bem para a etapa, já que a redação pesa na nota final.
Leia também: Segredos para uma boa redação em qualquer vestibular
Estratégia, calma e atenção
A 1ª fase da Fuvest requer dos candidatos uma boa estratégia para gerenciar o tempo durante a execução da prova. É importante não perder tempo demais em uma só questão e ter cuidado ao preencher o cartão de respostas de forma correta.
As provas da 2ª fase merecem atenção na escrita, já que as questões são dissertativas e é preciso que o candidato tenha foco e escreva com clareza. A exposição das respostas deve ser feita de forma objetiva e bem organizada. Além disso, o vestibulando precisa estar atento à sua grafia, pois uma letra ilegível pode prejudicar a correção.
Outro ponto importante é seguir à risca as instruções de cada questão. Se o enunciado pede para citar, o candidato deve citar. Se pede para explicar, deve explicar. O estudante precisa manter o foco na pergunta e não se estender na resposta quando não houver necessidade.
Controle emocional
Por ser uma prova importante na vida do vestibulando, a carga emocional de prestar a Fuvest pode ser enorme.
Por isso, além de estar em dia com os estudos e com os simulados, o estudante precisa se preparar para ter um bom controle emocional durante o exame, evitando prejuízos ao seu desempenho.
Concentre-se em se manter racional e não criar “fantasmas”. Todo vestibular tem questões fáceis e difíceis, e travar ou não conseguir fazer alguma questão é algo que pode acontecer. A dica é: travou? Pule a pergunta e volte a ela mais tarde. Não deixe que isso abale o seu emocional e atrapalhe o seu desempenho na prova como um todo.
Temas mais recorrentes na prova da Fuvest
Para auxiliar os estudantes na preparação para os maiores vestibulares do país, o Poliedro Sistema de Ensino desenvolve, todos os anos, os cadernos de revisão.
Basicamente, trata-se de uma série de materiais elaborados com base em estudos sobre as provas anteriores, que ajudam os candidatos a entenderem as alterações sofridas pelos exames ao longo dos anos.
Confira uma lista com os temas mais recorrentes por matéria no vestibular da Fuvest entre 2017 e 2021:
Primeira Fase – Questões Objetivas (2017 a 2021)
Língua Portuguesa
- Origens do Realismo e Realismo machadiano: 14,81%
- Classes de palavras: 12,96%
- Modernismo no Brasil – 2ª geração (prosa): 11,11%
Interpretação de Texto
- Aspectos do texto: 25,81%
- Implícitos, ambiguidade e semântica: 22,58%
- Intertextualidade e interdiscursividade: 12,90%
Língua Inglesa
- Interpretação de texto: 100%
Artes
- Renascimento e América pré-colombiana: 100%
Matemática
- Centro dos triângulos e dos polígonos regulares: 10,17%
- Relações e funções: 8,47%
- Sentenças matemáticas e modelagens algébricas: 8,47%
História
- Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria e mundo contemporâneo: 14,29%
- Idade Moderna: 10,20%
- República Velha: 8,16%
Geografia
- Geomorfologia: 12,28%
- Climatologia: 12,28%
- Urbanização: 8,77%
Sociologia
- Sociologias no século XX: 100%
Biologia
- Questões ambientais: 9,26%
- Genética: 7,41%
- Biomas: 5,56%
Física
- Dinâmica: 9,26%
- Energia, trabalho e potência: 9,26%
- Resistores: 7,41%
Química
- Estados físicos, sistemas e misturas: 16,67%
- Ligações químicas, polaridade e forças intermoleculares: 11,67%
- Reações orgânicas: 10%
Agora que você já sabe os temas mais cobrados na Fuvest e conhece as principais características da prova, que tal conhecer melhor o Poliedro Curso?
Estamos prontos para ajudá-lo a se preparar de forma completa para as provas mais concorridas.
Nossa metodologia envolve qualidade acadêmica diferenciada, acompanhamento individual e apoio ao estudante na gestão do tempo dentro e fora de sala de aula, auxiliando-o em sua evolução para a conquista de algo maior para si e para o mundo. Por isso, aprovamos centenas de alunos, todos os anos, nos melhores vestibulares do Brasil. Confira aqui nossas aprovações por área.