Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Fuvest 2023: saiba como se inscrever e quais livros ler

01 de junho de 2022

Tags

  • Aprovações
  • Fuvest
  • Poliedro Curso
  • preparação
  • USP
  • vestibulares

Fuvest 2023: saiba como se inscrever e quais livros ler

O processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular ­– FUVEST é um dos vestibulares mais concorridos do país. A aprovação nas provas é uma oportunidade para garantir uma vaga em uma das instituições de ensino superior mais importantes da América Latina, a USP.

Devido à ampla concorrência e ao formato da prova, estudantes de todo Brasil passam o ano inteiro se preparando. E, com a proximidade da aplicação, esse processo se intensifica.

Em abril deste ano (2022), a Fundação divulgou detalhes do processo de seleção que acontecerá a partir de dezembro. Dentre as instruções da instituição, há, também, a lista de obras literárias que servirão de base para as questões de Literatura.

Para que você não perca o período de inscrição e os detalhes desse processo tão concorrido, o Poliedro Cursos reuniu todas as informações necessárias neste post! Leia o texto completo e saiba como se inscrever e quais livros literários ler para o vestibular Fuvest 2023.

Quando se inscrever para o vestibular Fuvest 2023?

A Fuvest já divulgou o calendário do Concurso Vestibular 2023!

O período de inscrições tem início no dia 15 de agosto e fim no dia 23 de setembro de 2022.

Como se inscrever?

As inscrições acontecerão na modalidade on-line, pelo site oficial da fundação. Quando o dia chegar, acesse este link e inscreva-se.

Há datas definidas para as provas?

Como é de conhecimento geral, a Fuvest divide o seu vestibular em duas fases que ocorrem em datas distintas. 

A prova da primeira fase é composta por 90 questões de múltipla escolha, que deverão ser respondidas em até 5 (cinco) horas. As questões abordam conteúdos trabalhados ao longo de todo o Ensino Médio, nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Matemática, Física, Biologia e Inglês.

A data de aplicação da primeira fase acontecerá no dia 4 de dezembro de 2022. 

A segunda fase é dividida em dois dias. No primeiro, o estudante terá que resolver 10 (dez) questões de Língua Portuguesa e uma redação. Já no segundo, a prova será composta por 12 (doze) questões sobre duas, três ou quatro disciplinas, dependendo do curso escolhido. Em ambos os dias, as avaliações serão dissertativas e deverão ser realizadas em até 4 (quatro) horas.

A data de aplicação da segunda fase acontecerá nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023. 

Obras literárias escolhidas para o vestibular de 2023.

Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Fuvest, responsável pelo processo de ingresso na USP, é conhecida por elaborar uma avaliação mais conteudista. Além disso, as questões de Literatura são formuladas a partir de uma lista de obras previamente divulgada pela Fundação. 

A Fundação divulgou a lista de obras literárias para os exames dos próximos quatro anos: 2023, 2024, 2025 e 2026.

Na lista de 2023, mantém-se os livros cobrados em 2022, sem alteração: 

  •         Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
  •         Quincas Borba – Machado de Assis
  •         Alguma poesia – Carlos Drummond de Andrade
  •         Angústia – Graciliano Ramos
  •         Mensagem – Fernando Pessoa
  •         Terra Sonâmbula – Mia Couto
  •         Campo Geral – Guimarães Rosa
  •         Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
  •         Nove Noites – Bernardo Carvalho

As nove obras selecionadas abarcam a multiplicidade da literatura brasileira e lusófona, trazendo os gêneros poesia, conto e romance de escolas literárias que vão do Barroco, com Gregório de Matos, à Literatura Contemporânea, com Mia Couto. Ainda passando por clássicos do modernismo brasileiro e português, com Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa e Cecília Meireles. 

Como se preparar para as provas da Fuvest

Já deu para perceber que as provas da Fuvest são um pouco mais extensas e diferentes que as dos outros vestibulares, não é? Por isso, aqui vão algumas dicas-chaves para você dinamizar a sua preparação.

  • Faça simulados com questões inspiradas na Fuvest.

Se familiarizar com os tipos de questões, tanto as de múltipla escolha quanto as dissertativas, pode fazer com que você desenvolva estratégias de resolução, consiga controlar o tempo e entender melhor como os conteúdos são abordados pela banca responsável pelo processo.

Leia também: Simulados são boas estratégias de estudo pré-vestibular?

  • Estabeleça uma rotina de estudos.

Procure estabelecer uma rotina de estudos na qual seja possível administrar o tempo de estudos, descanso e lazer. No nosso blog, há vários posts para ajudar você a organizar melhor o seu tempo e a sua rotina.

  • Estude em um pré-vestibular.

Já dissemos outras vezes e não custa relembrar: se puder, busque ajuda especializada em um curso de pré-vestibular que seja especialista nas provas mais concorridas do Brasil. Aqui, no Poliedro Cursos, garantimos que seu tempo será bem direcionado e auxiliaremos você em todas as etapas da sua preparação, dentro e fora da sala de aula, com um único objetivo: a sua aprovação no vestibular.

Quer estudar para a Fuvest conosco? Conheça os nossos cursos aqui e deixe-nos fazer parte da sua jornada. No Poliedro, o seu sonho é a nossa missão!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter