Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Faculdade de Medicina: veja em quais áreas se especializar!

28 de setembro de 2022

Tags

  • bacharelado e licenciatura
  • dicas
  • Faculdade

faculdade de medicina

Ingressar numa faculdade de Medicina é o sonho de muitos estudantes que estão se preparando para o vestibular, e, aqui, sugerimos algumas recomendações de como se sair bem nessa empreitada. Além do fascínio que a área da saúde exerce em muitos vestibulandos, o curso é sempre muito disputado por oferecer boas condições de trabalho, salários altos e oportunidades de colocação no mercado de trabalho. 

Normalmente, a faculdade de Medicina tem duração de 6 anos e, após esse período, o médico recém-formado pode optar por se especializar em alguma área de seu interesse. Essa possibilidade torna a preparação profissional e a empregabilidade nesse campo ainda mais atrativas. 

Se você é daqueles que já se imagina formado e escolhendo uma área de atuação, vem conferir o novo texto do Poliedro Curso para saber mais sobre quais áreas da Medicina é possível se especializar!

 

Você também pode gostar de ler: as 10 melhores faculdades de Medicina do Brasil.

 

Em quais áreas se especializar?

A faculdade de Medicina oferece um vasto leque de opções para profissionais que desejem atuar em uma ou mais especialidades. 

A especialização, geralmente, é iniciada após o período de residência médica e pode durar de 2 a 5 anos, a depender da área escolhida. O médico especialista, não só pode dedicar mais tempo de estudo a um ramo, mas também consegue obter algumas vantagens no mercado de trabalho, como salários maiores, possibilidade de abrir um consultório próprio e mais oportunidades de emprego. 

Acompanhe, abaixo, algumas especialidades possíveis dentro da Medicina:

Anestesiologia 

A anestesiologista é a especialidade que capacita o profissional responsável por administrar anestesias, monitorar os sinais vitais e aliviar dores crônicas ou agudas de pacientes que precisem ser submetidos a exames invasivos ou procedimentos cirúrgicos.

Cardiologia

A cardiologia é uma especialidade que se encarrega dos estudos, diagnósticos e tratamentos de enfermidades que afetam o coração ou sistema circulatório.  

Cirurgia geral

Cirurgia geral é a especialidade médica que se ocupa de procedimentos tais como: cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscopia e cirurgia do trauma. Além disso, o profissional formado nessa especialidade também estará apto a estudar, diagnosticar e propor tratamentos de outras enfermidades que necessitem de intervenção cirúrgica. 

Clínica geral (ou Medicina interna)

Especialidade que forma o médico clínico geral, profissional com amplo conhecimento sobre as funcionalidades do corpo humano, responsável por atender pacientes, solicitar exames, propor diagnósticos e tratamentos de enfermidades. 

Cirurgia plástica 

Área que forma médicos aptos para realizar cirurgias e outros procedimentos com a finalidade de reparar lesões, corrigir e modificar esteticamente uma parte do corpo. 

Dermatologia 

Dermatologia é a especialidade que abrange estudos, diagnósticos e tratamentos das enfermidades que acometem a pele, unhas, cabelos, pelos, mucosas etc. Os profissionais formados nessa área podem realizar, dentro do campo de atuação, procedimentos cirúrgicos e estéticos. 

Endocrinologia 

Endocrinologia é a área médica encarregada de estudar, diagnosticar e propor tratamentos de doenças que desregulam as funções das glândulas que produzem e secretam os hormônios responsáveis pelo funcionamento do nosso metabolismo (hipófise, adrenal, tireoide, pâncreas e outras).

Gastroenterologia

Essa especialidade é responsável por formar médicos capazes de diagnosticar, tratar e ajudar na prevenção de doenças relacionadas à boca, ao esôfago, ao cólon, ao estômago, ao fígado, ao íleo, aos intestinos, à vesícula biliar e ao pâncreas.

Genética médica 

Essa área se ocupa dos estudos, diagnóstico, tratamento e controle das enfermidades genéticas e hereditárias. Médicos especialistas nessa área são responsáveis por fazer aconselhamento genético da família. 

Geriatria 

A geriatria é uma especialidade voltada para o cuidado da saúde dos idosos. São os médicos geriatras que lidam com doenças comuns na terceira idade, como demências, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose etc. 

Ginecologia e obstetrícia 

Especialidade relacionada aos cuidados com a saúde da mulher. O médico ginecologista e obstetra pode diagnosticar e tratar infecções sexualmente transmissíveis, alterações hormonais e acompanhar a gestação (do pré-natal ao pós-parto). 

Oncologia 

Especialidade médica que se ocupa dos estudos, identificação, tratamento e prevenção de tumores malignos (cânceres). O médico oncologista geralmente acompanha o paciente durante o tratamento contra o câncer, observando o desenvolvimento das células cancerígenas no corpo do enfermo e as respostas ao tratamento.   

Hematologia 

Especialidade responsável pelos estudos, diagnósticos e tratamentos de doenças que acometem a medula óssea, sangue, baço e linfonodos. 

Mastologia

Especialidade voltada para a saúde da mulher. O médico mastologista atua especificamente na prevenção, diagnóstico e avaliação de tratamento de enfermidades relacionadas às glândulas mamárias, como o câncer de mama.  Esse profissional também estará apto para avaliar a necessidade de cirurgias em caso de doenças ou procedimentos estéticos nas mamas. 

Medicina de emergência

Essa especialidade forma médicos habilitados para atender casos de emergência, como acidentes, traumas etc. 

Medicina forense (Medicina legal)

Essa especialidade reúne saberes da área médica e da jurídica na formação do médico-legal que estará habilitado a utilizar o conhecimento técnico-científico da medicina para esclarecer circunstâncias de crimes de interesse da justiça, como homicídios, lesões corporais, abuso sexual etc.

Neurologia 

Área responsável por formar médicos neurologistas habilitados para o tratamento de enfermidades que acometem o sistema nervoso central, que envolve o cérebro, medula espinhal, cerebelo, tronco encefálico, nervos e músculos. Esses especialistas são os responsáveis por diagnosticar e cuidar de doenças, como: AVC, Alzheimer, esclerose múltipla, convulsões, mal de Parkinson, desmaios, tremores etc. 

Oftalmologia

Área que prepara médicos para diagnosticar e tratar doenças relacionadas aos olhos, como glaucoma, miopia, astigmatismo, catarata, hipermetropia etc. 

Ortopedia 

Especialidade médica responsável pela saúde dos ossos, músculos, ligamentos e articulações. O médico ortopedista será habilitado para diagnosticar e tratar doenças como osteoporose, traumas causados por fraturas, inflamações em tendões ou musculares etc. 

Otorrinolaringologia 

Área da medicina que se ocupa do diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o ouvido, nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça, pescoço, boca e esôfago.

Pediatria 

Especialidade médica responsável por cuidar da saúde de crianças e adolescentes. 

Psiquiatria 

Especialidade médica voltada para o estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais e emocionais. 

 

Quer saber qual é o salário de algumas dessas especialidades? Confira o texto: Quanto ganha um médico no Brasil?

 

A faculdade de Medicina permite tantas possibilidades de atuação que fica até difícil escolher a especialidade mais atrativa, não é? Mas, calma, há tempo para aproveitar uma etapa por vez e descobrir sua verdadeira aptidão. 

Conheça os nossos cursos preparatórios, pensados especialmente para os estudantes que pretendem concorrer aos vestibulares de medicina mais conceituados do país.

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter