Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Enem 2021: principais tópicos para estudar em Ciências Humanas e Linguagens

03 de novembro de 2021

Tags

  • Enem

Aluno Prestando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Para as Disciplinas de Humanas e Linguagens

Se você tem o sonho de ingressar em uma universidade de renome, é bem provável que esteja inscrito(a) para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O exame requer um amplo conhecimento dos candidatos em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

E pensando em auxiliar os vestibulandos na preparação para essa prova tão concorrida, o Poliedro Curso preparou este artigo, que traz os principais tópicos para estudar em Ciências Humanas e Linguagens. Acompanhe a leitura e conheça nossas dicas para conquistar um bom desempenho no Enem!

O que cai em Ciências Humanas no Enem? Principais assuntos para estudar em História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Para ajudar os estudantes que estão em fase de preparação para o Enem, o Poliedro Sistema de Ensino desenvolve anualmente a Coletânea Enem, um material que apresenta os conteúdos mais recorrentes na prova e também as mudanças pelas quais sua estrutura passou ao longo dos anos.

A elaboração da Coletânea Enem é feita a partir de uma metodologia exclusiva do Poliedro para análise dos exames anteriores. O documento final oferece dados históricos e apresenta conceitos e características fundamentais dos conteúdos já abordados, permitindo observar a recorrência de temas em cada disciplina.

Segundo o levantamento do Poliedro, Segunda Guerra Mundial e suas consequências é o tema mais recorrente na prova de História do Enem, representando 12,3% das questões da matéria.

Em Geografia o tópico mais frequente é o de questões ambientais, que corresponde a 12,3% de todas as questões que já apareceram na prova dessa disciplina.

Em Filosofia, as teorias do conhecimento dominam, abrangendo 27,3% da prova da matéria. Por fim, em Sociologia, o conteúdo mais cobrado é século XXI, representando 30,4% das questões.

Veja a relação completa dos tópicos mais cobrados na prova de Ciências Humanas do Enem, segundo a Coletânea do Poliedro:

Conteúdo de Ciências Humanas ENEM 2021
A soma das porcentagens deste gráfico não é necessariamente 100, pois os valores foram arredondados para uma casa decimal, facilitando a compreensão dos dados.

Como estudar Ciências Humanas para o Enem?

Quando se fala em estudar as disciplinas de Ciências Humanas para o Enem 2021, é importante saber que não adianta apenas memorizar fatos, datas, nomes e lugares.

O exame é formulado para avaliar se o candidato realmente compreende os assuntos e, por isso, as questões da prova apresentam conteúdos densos, que exigem compreensão dos fenômenos sociais e históricos.

Confira algumas dicas:

  • preste bastante atenção às aulas e faça resumos dos principais tópicos das matérias de Ciências Humanas;
  • leia o edital do Enem com calma e faça as provas dos anos anteriores, procurando sempre observar atentamente os temas mais recorrentes no exame; 
  • concentre-se na interdisciplinaridade e tente relacionar os conteúdos que podem se complementar, dando prioridade à gradação dos temas: dos mais básicos para os mais avançados. Assim, ficará mais fácil compreender a linha de raciocínio das matérias.

Especialmente em Ciências Humanas, o seu estudo deve incluir uma leitura atenta durante a preparação. Além disso, revisar os conteúdos é sempre uma dica importante, principalmente quando se busca entender a fundo cada tópico.

O que cai em Linguagens no Enem? Principais assuntos para estudar em Gramática, Literatura, Interpretação de Texto, Inglês, Espanhol, Educação Física e Artes

De acordo com o levantamento realizado pelo Poliedro, o tema mais frequente em Gramática e Literatura é estrutura e formação das palavras, que representa 23,8% dessa parte da prova.

Em Interpretação de Texto, os estudantes devem estar atentos aos aspectos textuais, que correspondem a 33,3% das questões cobradas nesse segmento

Para as línguas estrangeiras Inglês ou Espanhol, a interpretação dos enunciados é o único assunto cobrado.

Alguns outros assuntos sobre Educação Física e Artes também aparecem na prova, porém, com bem menos frequência que os citados anteriormente.

Veja a relação completa dos assuntos de Linguagens que mais caem no Enem, segundo a Coletânea do Poliedro:

Conteúdo de Linguagens ENEM 2021
A soma das porcentagens deste gráfico não é necessariamente 100, pois os valores foram arredondados para uma casa decimal, facilitando a compreensão dos dados.

Como estudar Linguagens para o Enem?

O primeiro passo para ir bem na prova de Linguagens do Enem é perceber como o exame atribui relevância ao estudo de um segundo idioma. Espanhol e Inglês são cobrados na forma de interpretação de texto, a fim de identificar se o candidato tem domínio suficiente da língua para conseguir analisar profundamente um trecho deste.

Também é importante notar que o Enem valoriza temas de cunho social, principalmente em Educação Física. Tópicos sobre esportes inclusivos e cuidados com a saúde são recorrentes.

Por isso, é essencial que o estudante esteja bem atualizado, acompanhando as notícias e os acontecimentos na sociedade como forma de complementar seus conhecimentos para a prova, já que as atualidades são temas que estão constantemente em pauta no Enem.

Assim como nos demais vestibulares, para obter um bom desempenho no exame, é preciso fazer uma leitura atenta e detalhada na hora da prova, pois a compreensão profunda dos textos e enunciados é essencial.

Agora que você já sabe o que cai nos cadernos de Ciências Humanas e de Linguagens do Enem, que tal conhecer melhor o Poliedro Curso

Estamos prontos para ajudar você a se preparar de forma completa para as provas mais concorridas. Nosso curso pré-vestibular conta com uma série de recursos, como:

  • apoio emocional individualizado e acesso direto ao seu coordenador pedagógico;
  • auxílio na criação de um plano de estudos sob medida;
  • o app P+, com agenda de aulas e análise de desempenho;
  • plantões de dúvidas on-line e presenciais;
  • agendamento de horários com os nossos especialistas em correção de redação.

Pra fazer acontecer, faça Poliedro. Acesse o site e saiba mais sobre a metodologia do curso!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter