Not support Recaptcha

• matemática
  • preparação
  • vestibulares

Enem 2021: Física e Matemática

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para diversas instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, por isso é o foco de grande parte dos estudantes que sonha em conquistar uma vaga na universidade.

Neste ano, as edições impressa e digital do exame acontecerão nos dias 21 e 28 de novembro. É importante se preparar para ir bem na prova, especialmente levando em consideração os desafios extras que a pandemia e o longo período de suspensão das aulas presenciais impuseram aos estudantes.

Para auxiliar você na preparação para o Enem, o Poliedro Curso preparou este artigo, explicando quais são os tópicos mais cobrados em Matemática e Física, as melhores formas de estudar e as dicas para conquistar um bom desempenho na prova. Acompanhe a leitura!

O que estudar em Matemática para o Enem 2021?

A prova de Matemática no Enem tem grande relevância em relação à nota final do candidato. Além de possuir 45 questões exclusivas da disciplina, a média geral costuma ser baixa. Dessa forma, é possível conseguir uma grande pontuação, mesmo com um número de acertos não tão expressivo.

As grandezas proporcionais e médias algébricas estão entre os conteúdos mais recorrentes e abrangem cerca de 20% da prova de Matemática do Enem (o equivalente a 9 questões). Em segundo lugar, estão os problemas de 1° e 2° graus, que representam quase 16% do exame (correspondendo a 7 questões). Porcentagem e matemática financeira vêm na sequência, englobando em torno de 7% da prova (aproximadamente 3 questões).

O Poliedro Sistema de Ensino desenvolveu, a partir de uma metodologia própria para análise dos exames anteriores, a Coletânea Enem.

Esse documento oferece dados históricos e apresenta conceitos e características fundamentais dos conteúdos já abordados, permitindo observar a recorrência temática. Veja a relação completa dos tópicos habituais de Matemática segundo a Coletânea Enem:

* A soma das porcentagens do gráfico não é necessariamente 100, pois os valores foram arredondados para uma casa decimal, com o intuito de facilitar a compreensão dos dados.

E-book - Redação Enem

Como estudar Matemática para o Enem?

Uma vez que possui grande peso em relação à nota e complexidade nos conteúdos, para se obter um bom desempenho nessa disciplina, é fundamental que o estudante tenha uma base consolidada.

Ou seja, é preciso estar por dentro dos conceitos de Matemática Básica, que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico, facilitam a compreensão de tópicos mais complexos e concedem mais agilidade ao vestibulando.

Na prática, entender as questões e saber aplicar uma lógica na hora da resolução é ainda mais importante do que decorar fórmulas matemáticas e vai influenciar diretamente em seu resultado final na prova.

Além disso, é preciso ter em mente que o Enem vem se tornando uma avaliação complexa, cobrando conteúdos específicos ao mesmo tempo que avalia a capacidade do estudante de estabelecer relações entre o que aprende e o que vivencia.

Por essa razão, é muito importante que o estudante não veja cada tópico da Matemática como isolado ou autossuficiente, já que quase todas as matérias são interligadas dentro da própria disciplina e também com assuntos de Física e Química. Em outras palavras, quem estuda bem a Matemática pode ter benefícios até mesmo em questões de outras matérias.

O que estudar em Física para o Enem?

O caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é composto por 45 questões, que englobam as disciplinas de Biologia, Química e Física. Na prática, isso significa que cada matéria terá cerca de 15 questões.

Segundo levantamento do Poliedro Sistema de Ensino, acústica e resistores ocupam os primeiros lugares entre os temas mais recorrentes em Física, correspondendo a aproximadamente 20% do conteúdo (cerca de 9 questões do caderno, em torno de 4 e 5 para cada um desses tópicos).

Energia, trabalho e potência também são conteúdos frequentes, representando quase 9% do exame (em torno de 4 questões no caderno). Veja a relação completa dos tópicos mais comuns de Física, segundo a Coletânea Enem:

* A soma das porcentagens do gráfico não é necessariamente 100, pois os valores foram arredondados para uma casa decimal com o intuito de facilitar a compreensão dos dados.

Como estudar Física para o Enem 2021?

O primeiro passo para ter uma boa pontuação em Física no Enem é deixar para trás o velho hábito de decorar fórmulas.

Isso porque o exame é elaborado com o objetivo de medir o grau de conhecimento do estudante dos conceitos fundamentais de Física, assim como sua capacidade de relacionar os tópicos com seu dia a dia. Por isso, a principal recomendação é que você estude para entender a fundo as teorias e suas aplicações.

Além disso, a prática de exercícios, a resolução de provas anteriores e a elaboração de resumos das aulas também contribuem para que o conteúdo seja fixado na sua memória.

Outra dica importante para potencializar ainda mais o aprendizado é atentar aos problemas que você teve durante a resolução dos exercícios. Faça um diagnóstico dos erros mais frequentes para entender o que precisa estudar mais. Isso também evita que você repita as mesmas falhas no dia da prova.

Para ir bem em Física no Enem, também é essencial fazer uma boa revisão do conteúdo da disciplina, principalmente sobre os temas mais complexos. Não esqueça que, apesar de alguns tópicos aparecerem com mais frequência na prova, é preciso estudar tudo o que é pedido no edital para garantir a melhor pontuação possível.

Agora que você já sabe quais são os principais tópicos para estudar em Física e Matemática no Enem 2021, acesse o site do Poliedro Curso e descubra como a nossa metodologia pode te preparar para os vestibulares mais concorridos!

Siga o Poliedro Curso