Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Conheça a Poli USP e saiba como um cursinho pode te levar à aprovação!

11 de maio de 2022

Tags

  • Aprovações
  • engenharia
  • poli
  • preparação
  • USP
  • vestibulares

Conheça a Poli USP e saiba como um cursinho pode te levar à aprovação!

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) é uma das maiores e mais tradicionais entre as instituições de ensino superior que ofertam formação no campo de Engenharia.

Em funcionamento desde 1893, e incorporada à USP em 1934, a Poli já conta com mais de um século de trajetória. Sendo referência ao longo de gerações de engenheiros que ali se formaram.

Atualmente, a Escola que já era um expoente no cenário nacional, é também considerada a faculdade de Engenharia bem mais equipada da América Latina.

Pela longa trajetória de sucesso e por oferecer alguns dos melhores cursos do segmento, ingressar na Poli é o objetivo de muitos vestibulandos.

Se você deseja cursar Engenharia, preparamos a seguir um artigo para apresentar a você um pouco mais dessa faculdade e dar algumas dicas sobre como ingressar!

Por que estudar na Politécnica da USP (Poli-USP) vale a pena?

  1. Instituição de ensino conceituada internacionalmente

A Poli se destaca no segmento de formação em Engenharia no Brasil e no mundo. Recentemente, segundo matéria publicada no Jornal da USP (2022), o QS World University Ranking by Subject, ranking mundial que avalia o desempenho das universidades por área do conhecimento,  duas áreas específicas ficaram entre as 50 melhores do mundo: a Engenharia de Minérios e Minas, que alcançou a 31ª posição do ranking e a Engenharia do Petróleo, com a 32ª posição.

  1. Oferta diversificada de cursos

A Poli oferece 17 cursos distribuídos entre as quatro grandes áreas da Engenharia: Civil, Elétrica, Mecânica e Química. São eles:

  • Engenharia Civil.
  • Engenharia Ambiental.
  • Engenharia Elétrica (Automação e Controle, Computação, Energia e Automação Elétricas, Eletrônica e Sistemas e Telecomunicações).
  • Engenharia da Computação.
  • Engenharia Mecânica.
  • Engenharia Naval.
  • Engenharia Mecatrônica.
  • Engenharia Química.
  • Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
  • Engenharia de Minas.
  • Engenharia de Produção.
  • Engenharia de Petróleo.

Destes, 15 são organizados semestralmente, e dois (Engenharia de Computação e Engenharia Química) estão organizados em períodos quadrimestrais e possuem mais uma diferença dos demais: são realizados em cooperação com empresas!

Isso, na prática, permite que o graduando tenha mais experiência no setor e possa ter a chance de sair da universidade já empregado.

  1. Professores com alta qualificação!

Cerca de 98% do corpo docente da Poli possui o maior título de formação acadêmica: doutorado e pós-doutorado.

  1. Estrutura de ponta

Além da estrutura física que conta com 3 campi, 26 prédios e 135 laboratórios, a Poli possui 9 bibliotecas com 680.013 obras contabilizadas no acervo.

Esses números refletem a realidade de uma faculdade que possui investimento voltado para a manutenção dos espaços que permitem a formação do graduando.

  1. Possibilidade de estudar no exterior

Ao ingressar em um curso de graduação na Poli, há ainda a possibilidade de o estudante concorrer a uma vaga para dupla-formação no exterior, a partir dos acordos e convênios internacionais mantidos pela instituição.

Como ingressar na Escola Politécnica (Poli-USP)?

Estudar na Poli é gratuito e há duas formas de ingresso para os alunos que concluíram o Ensino Médio:

  • Vestibular Fuvest

Anualmente, são ofertadas 783 vagas pelo vestibular Fuvest. Destas, 213 são reservadas aos estudantes egressos de escolas públicas, enquanto 137 destinam-se aos candidatos que concorrem pelo sistema de cotas raciais. As outras 520 vagas compõem o quadro para ampla concorrência.

  • Sisu

Para os candidatos que desejam ingressar pelo Enem, a instituição oferece 87 vagas.

Como funciona o vestibular Fuvest?

Conhecido por ser mais conteudista que o Enem, o vestibular Fuvest é aplicado em duas fases:

  • Primeira fase:

Na primeira fase, o candidato deve responder a 90 questões objetivas sobre conhecimentos gerais do Ensino Médio: Língua Portuguesa e Literatura, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês.

A prova de Literatura tem como base a bibliografia indicada no edital. Em 2023, serão avaliadas as seguintes obras:

1- Poemas Escolhidos – Gregório de Matos;

2- Quincas Borba – Machado de Assis;

3- Alguma poesia – Carlos Drummond de Andrade;

4- Angústia – Graciliano Ramos;

5- Mensagem – Fernando Pessoa;

6- Terra Sonâmbula – Mia Couto;

7- Campo Geral – Guimarães Rosa;

8- Romanceiro da Inconfidência– Cecília Meireles;

9- Nove Noites – Bernardo Carvalho.

  • Segunda fase

A segunda fase é realizada ao longo de dois dias de prova, com duração de 4 horas cada. No primeiro dia, o candidato deve responder a 10 (dez) questões de Língua Portuguesa e Literatura e escrever uma redação.

Esta fase, geralmente, apresenta 12 (doze) questões dissertativas de mesmo valor, acerca de duas a quatro disciplinas, de acordo com o curso escolhido.

Como se preparar para a Fuvest?

Com tantas vantagens, a Escola Politécnica desponta como uma das melhores opções no segmento de Engenharia. Por isso, a concorrência é alta.

Pela Fuvest, estima-se que a relação média de candidato por vaga é de 15; enquanto a nota de corte fica por volta de 65 pontos.

Mas, não desanime, com uma boa preparação, você também chega lá!

Procure:

  • organizar uma boa rotina de estudos, com horários bem estabelecidos entre as atividades e o descanso.
  • Estudar com material didático atualizado.
  • Fazer simulados inspirados nas provas do Enem e da Fuvest. Mapeie os erros, acertos, dúvidas e, caso seja necessário, torne a revisar os conteúdos.
  • Cursos especializados no Poliedro e saia na frente!

Leia também: 8 ideias para te motivar a estudar.

No Poliedro Cursos oferecemos preparação especializada para os vestibulares mais concorridos do país! Se a Politécnica é o seu objetivo, ajudamos você a alcançá-lo. Conheça o nosso Curso Extensivo! Pensado especialmente para quem pretende fazer as provas da Fuvest e do Enem.

O Poliedro se orgulha de colaborar para realizar o sonho da aprovação de milhares de estudantes do país. Deixe-nos caminhar contigo na sua trajetória.

Quer se inspirar? Confira a lista aprovados do Poliedro Curso em 2022 e entre em contato conosco aqui!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter