Preparação
Conheça 3 métodos de estudo para se preparar para o vestibular!
Publicado em 06 de julho de 2022Atualizado em 26 de julho de 2022.
Falta pouco para que os exames mais aguardados do país sejam aplicados, não é? Por isso, é preciso organizar melhor a rotina com métodos de estudo para que o tempo seja aproveitado da melhor maneira possível e sem atropelos.
Você já sabe que se dedicar aos estudos é o primeiro passo para a tão sonhada aprovação no vestibular. Porém, é possível aproveitar melhor esse processo se ele for intermediado por estratégias que ajudem a maximizar a sua preparação e otimizar a concentração e a memória. Isso é muito importante, principalmente quando não se dispõe de muito tempo para a preparação.
Hoje existem métodos de estudo que trabalham aspectos importantes na rotina de um vestibulando, tais como organização, otimização do tempo e estratégias de estudo. Você pode escolher o que melhor se adapta a sua demanda ou até mesmo combinar mais de um.
Quer saber quais estratégias de estudo inserir no seu dia a dia? O Poliedro Curso separou uma lista com os 3 métodos de fácil aplicação e que podem ajudar — e muito! — na sua preparação!
Leia o texto completo e saiba mais! 🙂
Estratégias de estudo que todo vestibulando deve saber
Preparar-se para o vestibular requer organização e uma combinação de estratégias que permitem ao estudante uma preparação mais tranquila. Por outro lado, tudo isso deve ser feito sem a perda de foco.
No período de preparação, é importante estar atento a fatores que podem facilitar o seu dia a dia. Nesse sentido, procure desenvolver os seguintes hábitos:
- estudar em ambientes adequados e tranquilos;
- organizar semanalmente a sua rotina de estudos, a partir de um cronograma em que se preveja o tempo das aulas, os estudos individuais, as atividades, os simulados e as revisões;
- reservar um tempo para atividades físicas e lazer;
- conhecer a banca de aplicação do vestibular do seu interesse e se familiarizar com os tipos de questões de cada prova;
- cronometrar o tempo de resolução de simulados.
Aqui, no blog Poliedro, sempre postamos dicas para otimização dos estudos. Acompanhe mais sobre o assunto em: 8 ideias para te motivar a estudar!
Métodos de estudo
Se você tem dificuldades em gerenciar melhor o tempo, manter a concentração e organizar melhor as tarefas, há alguns métodos que podem ajudar. Tratam-se de técnicas interessantes, já validadas tanto no meio acadêmico quanto no meio profissional, que além de estimular a mente, proporcionam auxílio na sobrecarga emocional causada pelo acúmulo de atividades diárias.
Listamos os principais a seguir:
Técnica Pomodoro
A já conhecida “técnica pomodoro” pode ser bastante produtiva para aqueles que precisam de uma forcinha a mais para manter a concentração e controlar melhor o tempo. Como o objetivo maior dessa ferramenta é a gestão do tempo, ela pode ser bastante útil a curto prazo para aqueles que têm baixa concentração ou se cansam e/ou se dispersam facilmente.
Nesse sentido, o Pomodoro beneficia muitos os estudantes que sofrem com graus elevados de ansiedade, proporcionando alívio e integração no processo do conhecimento. Além disso, o fracionamento do tempo pode melhorar a retenção do conhecimento, reduzir o tédio e restaurar a energia e a motivação para os estudos.
Essa técnica funciona a partir da divisão do tempo em blocos, de acordo com as tarefas a serem executadas. Desse modo, o método garante que, por determinado período, a concentração estará 100% voltada para a atividade em execução.
Para colocá-lo em prática, faça uma lista com as suas tarefas diárias. A partir daí, inicie-as e mantenha-se a concentração por 25 minutos (cronometrados) em determinada atividade. Ao final desse tempo, pause durante 5 minutos. Aproveite para se alongar, comer algo, ir ao banheiro, responder a mensagens etc. Ao término desse intervalo, retome a tarefa e repita mais um ciclo de 25 minutos.
Para contabilizar o tempo, utilize um cronômetro ou baixe aplicativos (para Android ou IOS) baseados nessa técnica.
Método Robinson
Para melhorar a qualidade dos estudos, o método Robinson é bastante utilizado entre estudantes de diferentes níveis (vestibulandos, graduandos, concurseiros etc.).
Esse método de estudos tem seu funcionamento orientado em cinco etapas: explorar, perguntar, ler, rememorar e revisar. Em cada um desses passos, o estudante consegue aprofundar-se no conteúdo de forma prática e consistente. Como o propósito é a fixação do material estudado, esse método pode ser uma excelente escolha para lidar com os conteúdos mais densos, trabalhos extensos, permitindo, dessa forma, uma maior assimilação.
- Passo 1: explorar
Nessa etapa, o estudante deve explorar as finalidades do conteúdo de um livro ou de um texto (didático ou literário), a fim de saber inicialmente de que se trata o conteúdo. De acordo com esse método, na primeira etapa, ao começar uma leitura, é preciso saber inicialmente sobre o principal assunto, o tema tratado no texto.
- Passo 2: perguntar
Após conhecer o tema do livro ou texto, no passo 2, inicia-se uma exploração mais aprofundada, a partir de um diálogo com o conteúdo. Aqui, o estudante deve elaborar questões e dúvidas sobre o que foi lido. Nessa etapa, conte com um professor para esclarecer eventuais questionamentos. Lembre-se: todo texto possui uma intencionalidade. Navegue a fundo nesses detalhes!
- Passo 3: ler
No terceiro passo, aconselha-se que, ao ler o texto ou o livro, o estudante produza um resumo ou um fichamento sobre o conteúdo. Para seguir essa etapa, marque as partes, os trechos, as palavras-chave mais importantes do texto e esquematize-as em um resumo. Esse processo facilitará, inclusive, a revisão.
- Passo 4: rememorar
Na quarta etapa, deve-se rememorar, depois do término do capítulo ou da seção, o conteúdo que foi lido. Destaque os principais acontecimentos ou conceitos e os resuma mentalmente. Você também pode escrevê-los.
- Passo 5: repassar
Nesse último passo, você vai realizar uma análise mais aprofundada do conteúdo. Reúna os mapas mentais, esquemas, fichamentos e resumos produzidos para repassar tudo o que foi aprendido durante a leitura.
Getting Things Done (Método GTD)
Baseado no best-seller Getting things done (em português: “Faça acontecer”), de David Allen, o método GTD serve para organizar e gerenciar as tarefas. Segundo o autor, ao conseguir gerenciar a sua programação diária, além de ser mais produtivo, você minimiza o estresse e a ansiedade.
O objetivo principal desse método é o gerenciamento do tempo e das tarefas do cotidiano, por isso ele é ideal para planejamentos de longo prazo. Embora possa parecer mais complexo, praticá-lo permite um esvaziamento da mente, reduzindo o estresse, o nervosismo e aumentando a atenção e o foco para as prioridades planejadas.
O método divide-se em cinco etapas:
- Capturar
Nesse primeiro passo, você deverá anotar, em um bloco de notas ou em outro suporte, todas as atividades que deverão ser executadas durante o dia.
- Esclarecer
Após anotar as atividades, separe as atividades por níveis de prioridade: itens acionáveis (necessita de ação imediata, como responder a mensagens no e-mail, realizar uma tarefa atrasada etc.), ação prioritária, ação que pode ser adiada etc.
- Organizar
Separe os itens acionáveis por categorias e prioridades. Assim você saberá por onde começar e definirá melhor o prazo de realização de cada tarefa.
- Refletir
Depois de definir as suas prioridades, o penúltimo passo solicita que você avalie a lista de tarefas e reflita sobre as ações que precisarão ser feitas para iniciar suas tarefas.
- Engajar
Depois de tudo isso, é hora de começar a estudar! Evite ser interrompido até finalizar a atividade pretendida. Com suas tarefas organizadas por prioridade e colocadas em categorias, seu cotidiano ficará mais fluido e você aproveitará melhor o tempo.
Com esses três métodos, agora, ficará mais fácil se concentrar, estudar com profundidade e otimizar o seu tempo!
Gostou do conteúdo? Acompanhe mais dicas sobre preparação para o vestibular no Blog do Poliedro Curso.
Até a próxima!