Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Como ter motivação para estudar? Confira 7 dicas

10 de setembro de 2021

Tags

  • Motivação
  • Rotina de Estudos
  • vestibulares

7 passos para estudar com motivação

Se você tem o sonho de ser aprovado no vestibular e entrar em uma boa universidade, sabe que a rotina de estudos e preparação pode ser bastante difícil e cansativa, certo? Por isso, ter motivação para estudar é uma habilidade indispensável nos candidatos com melhor desempenho.

Afinal, a preparação para as provas demanda muita dedicação por parte do estudante, que frequentemente precisa abrir mão de momentos de lazer e descontração para manter o foco no estudo e na aprendizagem e conquistar esse grande sonho.

A boa notícia é que o ânimo para estudar nada mais é do que uma decisão interna, uma escolha que deve ser feita pelo próprio estudante e que depende de objetivos bem claros.

Então conheça as 7 dicas que separamos para te ajudar a ter mais motivação para estudar, enfrentar as longas horas de dedicação e preparar-se para a disputa das vagas nas melhores universidades com sucesso!

Incentivo para estudar: confira 7 dicas

Se você está em busca de motivação para estudar, ou até mesmo se você é um professor e está procurando dicas de motivação para os alunos, confira abaixo alguns tópicos importantes que separamos para esse processo.

1. Motivação para estudar: elabore metas

O primeiro passo para ter mais motivação é criar uma rotina de estudos com metas diárias, semanais e mensais.

Essa técnica costuma funcionar bem porque te ajuda a ter clareza e a se dedicar com mais afinco. Afinal, riscar as tarefas da lista e visualizar o seu progresso conforme for alcançando todas as metas é recompensador, sobretudo, quando falamos do objetivo final, que é ser aprovado no curso e na universidade dos seus sonhos.

Utilize também um esquema de desafios e recompensas para os seus estudos, que funcione com base no alcance das metas que você já estipulou.

Por exemplo, se você cumprir seu cronograma de estudos, poderá usufruir das suas horas de lazer. Ou, se resolver um número determinado de questões de uma matéria em que tem dificuldades, poderá jogar uma hora de videogame ou comer aquele chocolate.

Além disso, o sistema de metas te ajuda a avaliar melhor a evolução do seu conhecimento ao longo do tempo e traz um ânimo extra quando você vê o quanto já avançou. Você ficará instigado a aprimorar ainda mais os seus conhecimentos e vai superar as suas dificuldades.

2. Evite se comparar com os outros

A jornada de cada estudante é única, pois cada pessoa tem os seus próprios pontos fortes e dificuldades. Por isso, evite ficar se comparando com os outros alunos.

É impossível ter motivação para estudar quando você se cobra por não ter o mesmo ritmo de aprendizado ou as mesmas notas que seus colegas.

Mantenha o foco no seu desempenho e busque melhorar, de forma consistente, ao longo da sua rotina de estudos. Para isso, liste o que você aprendeu a cada semana e comemore todos os seus avanços, por menores que sejam.

3. Tenha tempo para lazer

É essencial fazer uma boa gestão do seu tempo para manter a motivação em alta. Já é provado cientificamente que nosso cérebro não consegue se manter concentrado por períodos longos demais.

Você deve montar um cronograma de estudos, reservando sempre algumas horinhas para pausas de descanso, atividade física e lazer. Isso vai garantir uma melhor absorção do conhecimento.

Assim, você não se sentirá esgotado mentalmente, manterá a sua saúde em dia e também poderá se divertir. Afinal, ter tempo com os amigos e a família é muito importante para uma rotina equilibrada.

4. Faça um curso pré-vestibular

Uma ótima maneira de ter mais motivação para estudar é entrar em um curso pré-vestibular. Com isso, você terá colegas passando pela mesma fase e será possível compartilhar experiências e trocar informações, algo que deve te animar durante a jornada de estudos.

Além disso, o cursinho conta com professores experientes, que dão aulas focadas na preparação para o vestibular e estão sempre prontos para tirar dúvidas e ajudar. Assim, você consegue se preparar melhor, montar uma rotina de estudos assertiva e acaba se sentindo mais confiante no seu desempenho nas provas.

5. Seja criativo na hora de estudar

Outro ponto importante para ter motivação nos estudos é ser criativo e evitar que a sua rotina se torne muito maçante. Uma boa dica é criar jogos de perguntas e respostas para jogar com os colegas e a família e buscar apps e sites com quizzes relacionados ao conteúdo estudado.

Quando você se sentir entediado, procure também mudar de lugar e, se possível, ir para um ambiente ao ar livre. Essa é uma boa maneira de se motivar e ter mais desempenho e produtividade nos estudos.

E-book - Como se preparar em um único semestre
E-book – Como se preparar em um único semestre

6. Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, é possível encontrar inúmeros recursos on-line que te auxiliam na hora dos estudos e ajudam a trazer mais motivação na sua jornada pré-vestibular.

Alguns dos principais exemplos são aplicativos de celular com jogos e quizzes para dinamizar os seus estudos, videoaulas no YouTube, perfis em redes sociais de professores que postam conteúdos das disciplinas ou de outros estudantes que compartilham suas rotinas de estudos (#studygram), acervos de bibliotecas on-line, entre outros.

Porém, tome cuidado com as distrações. A tecnologia pode ser muito útil para se motivar na hora dos estudos, mas é preciso ter foco para não se desconcentrar nos jogos e redes sociais.

7. Não fique ansioso demais

É normal sentir um pouco de ansiedade e frio na barriga durante a preparação para prestar o vestibular. Afinal, são meses (ou até mesmo anos) se dedicando a esse objetivo, e ter medo de não alcançar a aprovação desejada é uma reação esperada.

Contudo, o excesso de ansiedade e a preocupação constante com o fracasso são sinais de que você precisa afastar os pensamentos negativos e cuidar melhor da sua saúde mental. Respeite o seu ritmo de aprendizagem e seja consistente no seu cronograma de estudos. Mais cedo ou mais tarde, os resultados desejados certamente vão aparecer!

O importante é não desanimar dos estudos, buscando técnicas e ferramentas para auxiliá-lo nessa etapa! E, se você precisar de ajuda nessa etapa de preparação, pode contar conosco para se motivar e aumentar as suas chances de aprovação!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter