Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Como se preparar para o vestibular?

17 de novembro de 2021

Tags

  • vestibulares

Como se preparar para os vestibulares mais concorridos

Conquistar uma vaga nas melhores universidades do país é a realização de um sonho para muitos estudantes brasileiros. Entretanto, para que isso se concretize, essa fase exige bastante esforço e dedicação dos candidatos que vão prestar as provas de vestibular para ingressar na faculdade. 

O Poliedro Curso é especialista em capacitar os estudantes que desejam ser aprovados nas melhores instituições de ensino. Por isso, com o intuito de te ajudar nesse desafio, reunimos neste artigo as principais dicas de como se preparar para os vestibulares mais concorridos do Brasil. Confira!

1- Começando a se preparar para o vestibular: conheça os vestibulares e se planeje

O primeiro passo se você é vestibulando, seja de medicina, engenharia ou qualquer outro curso, é pesquisar sobre o curso que você deseja prestar e as universidades nas quais gostaria de estudar. Com isso, fica mais fácil saber como se preparar, de acordo com as características específicas de cada prova, uma vez que existem diferentes exigências e estilos de questões. 

Por essa razão, fazer a leitura do edital do vestibular é muito importante para que você tenha todas as informações necessárias para o seu planejamento, incluindo conteúdos cobrados, peso das questões, datas das provas e documentos necessários. 

Além disso, é importante baixar as edições anteriores do vestibular desejado para treinar a resolução das questões e se acostumar com o estilo do exame. 

2 – Tenha um cronograma de estudos

Ter uma rotina de estudos bem estruturada é um ponto muito importante na sua jornada de preparação. 

O seu cronograma deve ser elaborado levando em conta os conteúdos que precisam ser estudados e o grau de dificuldade em cada um deles. Assim, você conseguirá distribuir o seu tempo entre as matérias, obtendo um melhor desempenho em todas elas. 

Além disso, ao montar o cronograma de estudos, considere o perfil da prova a ser prestada. Por exemplo, em um vestibular de Medicina, é provável que as matérias da área de Biologia tenham um peso maior na nota, e você deve dar mais atenção a essas disciplinas. 

Já no vestibular do curso de Arquitetura, pode ser necessário fazer uma prova de conhecimentos específicos em desenho. Portanto, é essencial incluir essa preparação em seu cronograma. 

Lembre-se de que o planejamento de estudos só funciona se for seguido com rigor e antecedência. Então, procure sempre manter o seu foco.

3 – Tenha um espaço para estudar para o vestibular

O local onde você estuda pode ter um impacto significativo na sua preparação para o vestibular. Afinal, é difícil se manter concentrado em um ambiente desorganizado e barulhento.

Por isso, procure estudar em um espaço calmo, com boa luminosidade, além de mesa e cadeira confortáveis. Como você passará muitas horas do seu dia nesse ambiente, é importante que ele seja adequado para você se concentrar nos estudos. 

4 – Faça simulados

Fazer simulados é uma excelente maneira de se preparar para os vestibulares mais concorridos. Com esse tipo de treino, você fica mais familiarizado com o processo das provas, conseguindo distribuir o seu tempo de resolução das questões e dominar melhor os assuntos. 

Por essa razão, o Poliedro Curso oferece simulados de grandes vestibulares praticamente toda semana, assim, a prática das provas se insere na rotina de estudo dos vestibulandos.

5 – Mantenha-se atualizado 

Além de se preparar por meio do cronograma de estudos e revisões, o vestibulando também precisa se manter atualizado sobre os acontecimentos e notícias mais recentes em áreas como política, economia, meio ambiente, educação, cultura, entre outros.  

Afinal, a maioria dos exames relaciona temas atuais nas redações e nos textos que servem de base para algumas questões. 

Para estar sempre atualizado, procure consumir o conteúdo de jornais e portais de notícias conceituados e não deixe de ouvir os diferentes lados envolvidos em cada história, por meio de artigos de opiniões e posicionamentos.

6- Utilize os recursos do seu colégio ou curso pré-vestibular

Muitas vezes, seguir sozinho uma rotina de estudos para o vestibular pode ser muito desafiador. Então, não deixe de usufruir as ferramentas e os recursos oferecidos pelo seu cursinho, pois eles podem fazer muita diferença no seu desempenho final. 

Algumas opções que te ajudam a ter uma preparação completa são:

  • orientação pedagógica;
  • plantão de dúvidas;
  • atendimento com especialistas em correção de redações;
  • acesso ao coordenador pedagógico;
  • aulas com professores experientes;
  • portais on-line e apps com conteúdo relevante para sua rotina de estudos;
  • atividades extras de relaxamento para deixar o seu dia a dia menos tenso;
  • aplicação de simulados dos principais vestibulares;
  • análise individual de rendimento.

O Poliedro Curso, por exemplo, oferece todos esses recursos para seus estudantes, permitindo que eles tenham uma preparação ideal para conquistar a tão sonhada aprovação, independentemente do curso escolhido. 

7 – Não deixe a saúde de lado 

É natural que nessa etapa o nervosismo, a tensão e a ansiedade atrapalhem os vestibulandos. Por essa razão, é fundamental não deixar a saúde física e mental de lado, mantendo o equilíbrio necessário para alcançar um bom desempenho nas provas. 

Reserve um tempo na sua agenda para fazer exercícios físicos, dormir ao menos oito horas por dia e desfrutar de momentos de lazer. Com isso, os seus estudos serão mais produtivos e os seus resultados, com certeza, serão melhores. 

Gostou deste artigo? Se você quer saber mais sobre como se preparar para os vestibulares mais concorridos e conquistar a sua vaga na universidade, clique aqui para baixar nosso ebook exclusivo “Dicas de Vestibular”’.

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter