Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

Como se preparar para a segunda fase do vestibular do Albert Einstein: as dicas mais importantes

21 de dezembro de 2021

Tags

  • dicas
  • Poliedro Curso
  • vestibulares

Como se preparar para a segunda fase do vestibular do Albert Einstein: as dicas mais importantes

A segunda fase do vestibular de medicina da Faculdade Israelita Albert Einstein, conhecida como Múltiplas Mini Entrevistas (MMEs), está chegando. Essa etapa não avalia somente a capacidade de raciocínio do estudante, mas também um conjunto de habilidades, como comunicação, motivação e empatia. Por isso, ela costuma gerar um nervosismo maior nos candidatos

Se você está se preparando para essa etapa do vestibular e ainda não tem uma ideia clara de como ela acontece, confira este artigo! 

Além de descrever como se dá a dinâmica de todo o processo de avaliação, também listamos algumas dicas que vão ser muito úteis para seu preparo e segurança durante a realização da prova. 

Como funciona a segunda fase do vestibular do Albert Einstein: situando-se no espaço e no tempo

As Múltiplas Mini Entrevistas (MMEs) compreendem uma série de oito estações individuais de avaliação, que possuem um tempo determinado para serem executadas.

Nessas estações, são criados cenários que dão ao candidato a oportunidade de mostrar suas habilidades e impressões pessoais sobre diversos temas, como liderança, ética, compaixão, pensamento crítico e trabalho em equipe.

Cada entrevista acontece em uma sala diferente. Assim que o candidato chega à porta do local, visualiza o tema proposto por meio de fotos, vídeos ou texto. A partir disso, tem dois minutos para refletir sobre o tema proposto.

Logo após o sinal sonoro, entra no local e discute com o entrevistador ou exerce alguma interação com um ator, tudo depende do que foi estipulado anteriormente.

Dentro da sala, o estudante ainda pode visualizar as mesmas instruções de antes, isentando-se de memorizar o cenário proposto na entrevista. Cada dinâmica dura seis minutos. 

Após esse tempo, o sinal soa novamente e, então, ele segue para um local próximo, onde uma outra dinâmica começará, variando apenas o tema e o cenário discutidos.  

Os candidatos são avaliados com base na sua competência de argumentar, na coerência de seu discurso, na sua postura e no seu desempenho em cada cenário, por isso não há respostas certas ou erradas nessa etapa do vestibular. 

Antes de as entrevistas começarem, todos os vestibulandos são recolhidos em um auditório e não terão mais acesso a seus pertences pessoais, como relógios, celulares, tablets e notebooks, que só serão devolvidos no final das entrevistas. 

Essa prática é o que garante o sigilo e a seguridade total do processo.

Confira abaixo as principais dicas para as MMEs

Os 512 primeiros candidatos na primeira etapa do vestibular estarão aptos para participar da segunda fase do vestibular (Múltiplas Mini Entrevistas). Como geralmente as notas desses estudantes são muito próximas, cada detalhe faz toda a diferença. 

Por isso, a seguir listamos as dicas mais importantes, as quais, com certeza,  fomentarão suas atitudes e posturas durante as dinâmicas do processo de avaliação da instituição. Confira! 

Não se preocupe em ser extremamente formal 

As entrevistas acontecem num tom de conversa, por isso não precisa se preocupar em falar formal demais. Lembre que é importante ficar à vontade o máximo possível durante as entrevistas, para que, assim, os avaliadores possam conhecê-lo de maneira mais íntima e real. 

Por outro lado, não é recomendável o abuso da informalidade. Por isso, evite gírias em excesso e, de modo algum, fale palavrões ou utilize expressões pouco usuais nos ambientes de ensino. 

Não decore suas falas e respostas 

A conversa não pode ser mantida de forma mecânica e sem naturalidade, por isso não se preocupe em ir para a entrevista com respostas prontas ou frases de efeito decoradas. 

Responda às perguntas de acordo com o seu conhecimento, personalidade e compreensão sobre o assunto. E, se você não entender alguma questão, ou por causa do nervosismo, ou somente porque não ouviu direito, não tenha medo de pedir para que o entrevistador a repita. 

Não seja um personagem 

Não tente interpretar ou agir como o perfil ideal que você imagina que os entrevistadores procuram. Ou seja, não aja de forma diferente da que você costumaria a agir vivenciando situações similares. 

A autenticidade é um ponto favorável, mas, quando ela é forçada, fica evidente para o entrevistador que o candidato está fingindo ser o que não é. Isso é algo totalmente prejudicial para a avaliação do seu desempenho. 

Lembre-se de que um dos principais objetivos dessa etapa é tirar o candidato do discurso comum. Tudo, porém, deve sempre acontecer da forma mais natural possível.

Grande parte das questões propostas pelos cenários criados durante as entrevistas têm como meta tirar o candidato de sua zona de conforto e confrontá-lo por meio de situações que envolvem o desdobramento do seu entendimento sobre ética e moral. 

Aprenda com outras experiências 

Se você conhece alguém que já tenha passado por esse tipo de experiência avaliativa, não hesite em pedir algumas dicas ou uma explicação detalhada de como as dinâmicas de entrevistas funcionam. 

Observe atentamente os erros e acertos dessa pessoa e os incorpore como parte do seu conhecimento prévio para realizar a segunda fase do vestibular com maior segurança. 

 

Outras dicas 

  • Conheça os entrevistadores por meio das lives que estão sendo realizadas.
  • Treine sua oratória, falando em voz alta.
  • Preste atenção em sua postura.
  • Saia de cada cenário com a mente limpa, ou seja, concentre-se sempre no cenário atual em que você estiver.
  • Lembre-se sempre: ficar nervoso é normal, o mais importante é você saber lidar com o nervosismo.

O Poliedro Curso, como parte da preparação específica para concursos como o do Einstein, oferece aos estudantes um treinamento que simula, de maneira muito próxima da realidade, a experiência vivenciada na segunda fase.

E se você quer saber de forma ainda mais detalhada como funciona a segunda etapa do vestibular da Faculdade de Medicina Albert Einstein, baixe o Guia prático para a segunda fase Einstein.

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter