Preparação
Como anda sua preparação para o vestibular?
Publicado em 18 de outubro de 2022Atualizado em 26 de setembro de 2024.
As provas de vestibular estão chegando. As inscrições já estão sendo feitas e, nessa fase final, o ritmo de estudo aperta ainda mais.
Além da alta concorrência, os estudantes que pretendem seguir carreira em cursos concorridos nas universidades de prestígio, sabem que a nota de corte também é um desafio!
Haja autocontrole e paz de espírito para enfrentar tudo isso da melhor maneira possível, não é mesmo?
Por isso, fomos atrás dessas dez dicas preciosas, reveladas ao longo do texto, para você enfrentar o vestibular da melhor maneira possível. Continue a leitura e saiba como seguir nessa empreitada!
1 – Tenha um local tranquilo para revisar o conteúdo
O ambiente pode contribuir muito para uma boa rotina de revisão. Por isso, procure por um espaço que seja adequado e inspirador na sua casa. Lembre-se de ficar longe das possíveis distrações, como a televisão e o celular. O computador, por sua vez, pode ser um importante aliado nas pesquisas.
Ainda assim, o foco vai fazer toda a diferença. Esse é um dos segredos para fazer uma boa prova no vestibular. Faça com que o local tenha todas as ferramentas necessárias para fazer uma boa revisão do conteúdo e siga em frente!
2 – Cronograma estruturado de revisão
Quem quer passar em um vestibular concorrido deve se dedicar o máximo possível para que seu objetivo seja alcançado. Desta forma, é muito importante que o estudo seja bem planejado e estruturado. E nesse ponto, também entra a revisão de tudo que foi assimilado ao longo do ano.
É preciso analisar a rotina e ver a quantidade de horas que é possível dedicar aos estudos em cada dia da semana. A partir daí, pode-se estipular o tempo que deverá ser direcionado para cada matéria que será abordada no exame. Nesse sentido, uma boa estratégia é intercalar disciplinas da área de exatas, como matemática e física, com as da área de humanas, como geografia e história, para não cansar demais o cérebro estudando o mesmo assunto durante muito tempo.
Também é importantíssimo reservar períodos semanais para a escrita de redações e a atualização sobre notícias do Brasil e do mundo. Em meio a tanta informação, fica mais do que clara a importância de organizar o tempo de estudo, para que seja possível se dedicar aos diversos conteúdos da forma mais proveitosa possível.
3 – Priorize a revisão de matérias de maior peso
Geralmente, as matérias abordadas nas provas de vestibular têm pesos distintos na 2ªfase, conforme o curso escolhido pelo candidato.
Como cada ponto é extremamente valioso para a aprovação, sair-se bem nas disciplinas que contam mais pontos é uma estratégia certeira para quem deseja alcançar a aprovação. Na hora de fazer a revisão do conteúdo, que tal focar sua atenção e adaptar seu cronograma de estudos com isso em mente?
4 – Tenha um entendimento sobre a prova
Cada prova de vestibular é preparada a partir de alguns critérios. Ter conhecimento sobre esses critérios é um importante diferencial, geralmente dominado por aqueles que são aprovados no vestibular.
Ao se preparar para o Enem, por exemplo, um dos pontos importantes é essa análise sobre as características da avaliação. Isso vai ajudar, até mesmo, na estruturação da revisão de estudos, para que você possa focar com eficiência no que é mais importante ou urgente.
5 – Analise o edital
Um ponto que faz toda a diferença na preparação para o vestibular é o cuidado em analisar o edital do processo seletivo. Ele reúne informações extremamente relevantes para que você possa ter uma estratégia de estudos bem amarrada e eficiente.
Por isso, muito cuidado para não dedicar muitas horas ou dias de revisão com assuntos que podem nem mesmo constar no edital. Lembre-se que essa é uma avaliação com direcionamentos claros — e ainda que sejam muitos assuntos a serem revisados, não devemos perder o foco.
6 – Elaborar roteiros de estudo
Existem muitas técnicas de estudo, assim como orientações para o bom aproveitamento do tempo. Os roteiros são uma estratégia muito conhecida e que é adequada aos mais variados perfis de estudante.
Para manter o foco, comece o seu momento de aprendizado listando quais tópicos devem ser abordados em cada disciplina a ser estudada no dia. Depois, você pode conferir se conseguiu cumprir todos os pontos que propôs.
Também é uma boa ideia criar roteiros de estudo por semana. Isso faz com que seja possível se organizar em caso de dias mais ou menos produtivos.
Outra boa estratégia é combinar os roteiros de estudo com os mapas mentais. Eles são úteis para quem quer ter uma melhor visão das ideias, ter uma obtenção de conhecimento mais objetiva e aprimorar a fixação dos conceitos.
7 – Praticar com provas anteriores
Cada instituição de ensino superior tem um estilo de prova de vestibular; algumas com mais questões abertas, outras com um determinado estilo de redação, por exemplo. E por mais que as diferenças de formato sejam, no geral, bem sutis, o tipo de abordagem das provas para o mesmo conteúdo pode variar imensamente.
Entre todo o caminho de dedicação para ter sucesso na prova do vestibular, é importante também que você se prepare para a hora da prova. Isso significa ter uma boa ideia de como você vai lidar com as questões.
Justamente por isso, os alunos que conquistam sua tão sonhada vaga tendem a refazer as provas dos vestibulares de anos anteriores, pura e simplesmente como forma de treino, idealmente, começando com um mês de antecedência. Dessa maneira, conseguem criar familiaridade com o tipo de questão de cada universidade, bem como aprendem, na prática, o que se espera dos candidatos.
E para recriar a realidade com ainda mais veracidade, o ideal é fazer simulados com as provas de anos anteriores. Nesses casos, cada aluno responderá às questões como se estivesse no grande dia, cronometrando o tempo permitido para a realização do vestibular, usando somente os materiais constantes no edital (caneta esferográfica azul ou preta, por exemplo) e sem fazer consultas a materiais ou anotações. Essa prática diminui significativamente a ansiedade e o estresse no dia D.
Vale se organizar para começar por determinada disciplina e finalizar por outra já previamente alinhada. Ou mesmo ter a clareza sobre quanto tempo você pode dedicar a cada questão — para não correr o risco de ficar sem tempo para finalizar a prova com cuidado.
Nesse processo você também pode aproveitar para identificar, com a ajuda dos professores, quais são os assuntos que aparecem com mais recorrência no vestibular. Isso faz com que você não seja pego de surpresa com áreas ou tópicos para os quais você pode não estar tão preparado.
8 – Dedicar também à redação
Uma falha muito comum dos estudantes que se preparam para o vestibular é o foco total nas disciplinas específicas, esquecendo da importância das outras áreas para a conquista da tão sonhada aprovação.
Por isso, os alunos que se destacam tendem a ser aqueles que conseguem se organizar de forma a contemplar todas as importantes áreas do conhecimento — sem deixar de lado a redação.
Uma boa redação pode fazer com que você chegue na prova de forma muito mais competitiva. Isso também permite que você não precise dedicar tanto tempo para a construção do texto, o que pode reduzir significativamente o tempo para a análise das questões do dia.
Um ponto importante para passar bem pela etapa de redação é investir no desenvolvimento da leitura e da interpretação de texto, habilidade que contribui para o sucesso em toda a prova.
9 – Manter a disposição e a motivação
Em cursos extremamente concorridos, a exigência de preparação é muito acima da média. Por isso, nesses casos quem deseja passar no vestibular tem que se dedicar bem mais do que os candidatos a outras graduações. E por mais que soe um pouco injusta, essa é uma realidade que não pode ser negada.
Em determinados momentos, o cansaço e a indisposição podem chegar, colocando em risco todo o esforço realizado até ali. Nessas horas, é necessário ter foco e disciplina para se manter motivado e com disposição para seguir em frente. A receita para não desistir é manter em mente que, apesar de estressante, esse é um desafio passageiro e que renderá excelentes frutos.
Em alguns casos, entretanto, a ajuda de um especialista, seja um psicólogo ou um psiquiatra, pode ser o mais aconselhado para manter a calma e a concentração no objetivo.
10 – Contar com um Cursinho pré-vestibular de qualidade
E, claro, conte com o Poliedro para caminhar com você nessa jornada!
Aqui, trabalhamos juntos por suas conquistas.
Gostou do conteúdo? Acompanhe mais dicas sobre preparação para o vestibular no Blog do Poliedro Curso.
Até a próxima!