Not support Recaptcha
Pular navegação

Aprovações

Aluna de Recife conquista o primeiro lugar no Vestibular 2023 do ITA

20 de dezembro de 2022

Tags

  • ITA
  • Turma ITA
  • Turma ITA On-line

Entre as 150 vagas oferecidas, apenas nove aprovações foram de mulheres; Luciana de Oliveira Santos, de 20 anos, foi aprovada em primeiro lugar nas vagas para carreira militar

Aprovada ITA 2023

Nesta semana o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou a lista dos 150 aprovados num dos mais difíceis vestibulares do País. Entre os aprovados, apenas nove mulheres (6% do total) conseguiram conquistar uma vaga, entre elas a estudante Luciana de Oliveira dos Santos, de 20 anos, que também conquistou a primeira colocação nas vagas privativas (optantes pela carreira militar) e, a partir de 2023, realizará o sonho de estudar em uma das faculdades mais prestigiadas do Brasil.

Assim como no último ano, o ITA ofereceu 150 vagas nesse vestibular, sendo 114 destinadas à graduação como civis (Reserva) e 36 para carreira militar (Ativa) no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Aeronáutica. A vitória de Luciana marca a primeira vez desde 2011 que uma mulher é aprovada em primeiro lugar no ITA e a terceira em que uma mulher conquista, também em primeiro lugar, uma vaga de carreira militar. As outras duas ocasiões foram em 2000 e 2010.

Para se preparar, a estudante saiu de Recife e se mudou para São José dos Campos, sede do ITA e distante 2.500 km de sua terra natal, para estudar no Poliedro Curso, referência em aprovações no instituto. A estratégia deu certo.

“Venho de uma família de origem humilde que conseguiu uma vida mais confortável por causa das portas que a educação abre”

Conta Luciana, que tentou o exame quatro vezes.

“Acho importante ver mulheres se enxergando lá dentro e conquistando espaços na área de engenharia militar, disputando editais que exigem alta performance”

Luciana conta que foi importante ser persistente nos estudos e ter esperança.

“Lá atrás, no começo, era difícil não ter boas pontuações e me sentir longe do objetivo, mas o que prevaleceu foi o desafio de me superar a cada dia”

Passando por momentos difíceis de preparação em meio a pandemia, o sonho continuou vivo. A lembrança do pai, falecido em 2019, trazia força.

“Meu pai sempre me incentivou a não desistir, e nos dias ruins, quando você começa a duvidar de si, eu pensava muito nele, no exemplo que ele me deu e isso me motivava a seguir em frente”

Chegando ao Poliedro em 2022, ela conta que foi muito importante trabalhar o autoconhecimento.

“Eu comecei esse ano muito focada em trabalhar pontos fracos e lidar diretamente com eles. Esse reconhecimento e a aceitação foram importantes para que eu pudesse evoluir e atingir o resultado almejado”

A estudante também relata que outro ponto fundamental foi o acolhimento de outras colegas do cursinho, pois a parceria entre elas e a ajuda mútua fizeram com que Luciana não se sentisse sozinha na jornada. Ela ainda teve a alegria de ter outras três colegas do Poliedro Curso aprovadas nesse vestibular.

As notas de corte do exame são de 6,6883 para os optantes à carreira militar e de 6,8150 aos não optantes. Há, ainda, notas distintas para os cotistas nas duas opções. A nota da primeira colocada foi de 7,0833. No total, 9.364 estudantes se inscreveram para o vestibular, sendo 2.218 mulheres.

Segundo Francisco Markan, coordenador da Turma ITA do Poliedro Curso, o curso preparatório oferece as melhores ferramentas pedagógicas para os alunos obterem um bom rendimento no exame, mas é a capacidade e esforço dos estudantes que geram as aprovações.

“Temos como objetivo ir além de conteúdo, preparando nossos alunos para as especificidades da prova e ensinando as melhores estratégias a serem seguidas. É motivo de orgulho ter uma mulher como a primeira colocada e tenho certeza de que sua dedicação a fará alçar voos altos”

Aprovações ITA 2023

Sobre o Poliedro Curso

O Poliedro Curso, com unidades em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, oferece uma metodologia única, que envolve qualidade acadêmica diferenciada, acompanhamento individual e apoio ao aluno na gestão do tempo dentro e fora de sala de aula, ajudando cada estudante em sua evolução para a conquista de algo maior para si e para o mundo.

O Poliedro Curso comprova a excelência de sua metodologia com aprovações nos processos seletivos mais desejados do País e no Enem/SiSU. Em 2022, os estudantes do Poliedro conquistaram 1.163 aprovações no Enem/SiSU (todos os cursos), além de excelentes resultados nos vestibulares de Medicina da Unifesp (82 aprovados), da USP (99 aprovados e o 1º lugar) e do Einstein (82 aprovados e o 1º lugar), e nos vestibulares do ITA (67 aprovados, com sete entre os top 10 das vagas ordinárias, incluindo o 1º, 2º e 3º lugares e cinco entre os 10 primeiros colocados das vagas privativas), do IME (114 aprovados) e AFA (192 aprovados). Os alunos do Poliedro Curso também conquistaram a aprovação em 1º lugar para o curso de Medicina em outras renomadas instituições, entre elas a Unesp e a PUC Campinas. Para mais informações, acesse o site.

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter