Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

8 ideias para te motivar a estudar!

02 de fevereiro de 2022

Tags

  • Motivação
  • Poliedro Curso
  • preparação

Motivação para estudar

A educação é geralmente um caminho seguro para quem deseja conquistar um sonho. Você já deve ter ouvido por aí que o ingresso em uma boa universidade, estudar fora do país ou ser aprovado em um concurso público depende, principalmente, de disciplina e dedicação aos estudos. No entanto, manter-se comprometido com esses dois quesitos é um grande desafio!

Diante do cotidiano atribulado e de tarefas que parecem exigir muito intelectualmente, é normal sentir desânimo, falta de concentração e motivação para estudar. Isso, por vezes, soma-se à rotina mal programada, à procrastinação e à dispersão.

O resultado é quase sempre um amontoado de afazeres acumulados e cansaço. Mas, calma. Todo estudante passou ou passará por alguma fase de desmotivação e, por isso, selecionamos uma lista com 8 dicas para te ajudar a recuperar a motivação para estudar, mesmo quando o desânimo insistir em bater à porta.

 

1-      Identifique a causa do problema

A desmotivação para os estudos pode estar relacionada a alguns fatores, como cansaço, procrastinação, excesso de estímulos ou de atividades diárias. Tente identificar qual é o problema para, a partir daí, traçar um plano de ação que restabeleça o seu ânimo para os estudos.

 A procrastinação está, muitas vezes, ligada ao excesso de estímulos. Vivemos em uma sociedade hiperconectada, que nos fornece informações e entretenimento em todas as horas do dia. Muitas vezes nos perdemos em meio a uma oferta de distrações que parece infinita.

Por isso, comece eliminando os estímulos que te levam a procrastinar na hora dos estudos. Nesse momento, tente manter-se longe do celular, das redes sociais, da televisão ou dos jogos. Quer responder a uma mensagem? Estabeleça pequenas pausas para que isso possa ser feito sem atrapalhar a sua concentração.

 

2-      Crie uma rotina de estudos

 A disciplina começa por uma rotina bem fundamentada. Não adianta sentar para estudar e não programar o conteúdo ou a tarefa do dia, por exemplo. A falta de uma organização mínima produz desgaste, cansaço e, consequentemente, desmotivação.

Para não se perder, estabeleça um cronograma de estudos possível de ser seguido, algo que esteja ao seu alcance. Nele, os horários e as atividades devem estar bem descritos e definidos. Assim, você ganhará tempo e conseguirá visualizar melhor o progresso conquistado, dia após dia.

Para te auxiliar nessa tarefa, existem ferramentas tecnológicas, como o Trello, que tornam possível a sistematização das suas atividades semanais, divididas por dia, semana e horário e a criação de cronogramas de leitura.

 

3-      Tente não perder o foco

Chegou o momento de estudar? Então, mantenha a concentração. Evite levantar-se da cadeira a todo momento e faça pausas programadas.

Ex.: depois de 1 hora – pausa de 5 minutos.

2 horas – 10 minutos de pausa.

Você pode usar apps para te ajudar a intercalar os estudos e o descanso. Um bom exemplo é a técnica pomodoro

A técnica funciona da seguinte forma: para cada 25 minutos de atividades, você faz uma pausa de 5 minutos. Há vários aplicativos que trabalham com esse método, basta pesquisar por “pomodoro” na sua Apple Store ou Play Store.

As pausas programadas vão permitir que você se alongue, coma, vá ao banheiro, responda a alguma mensagem sem perder o foco. Muito bom, né?

 

4-  Estude em lugares agradáveis

 Busque estudar em lugares agradáveis, limpos e confortáveis. Evite ambientes barulhentos e bagunçados, porque eles produzem dispersão. Uma boa saída para quem não pode usufruir de espaços assim em casa é frequentar bibliotecas, centros culturais ou cafés na cidade.

 

5-  Faça atividades prazerosas

 Separe um momento para encontrar os amigos, os familiares, os afetos. Passe um tempo de qualidade com eles. Faça passeios pelos parques ou ruas da cidade, conheça lugares novos, vá a cinemas, museus, leia um livro, veja filmes. Enfim, pratique qualquer atividade que te proporcione prazer e algumas horinhas de descanso.

 Acredite, manter-se descansado e alegre é uma injeção de ânimo na hora de retornar aos estudos!

6-  Cuide da sua saúde física e mental

 Não se descuide! Alimente-se bem e pratique pelo menos 30 minutos de alguma atividade física diariamente para ter disposição e cumprir o seu cronograma de estudos. Faça consultas médicas regulares e fique atento a qualquer sintoma de sofrimento físico ou mental que apareça. Cuide com carinho de si mesmo(a)!

Nós, do Poliedro Cursos, temos como prioridade o seu bem-estar e a sua saúde emocional. Quando precisar tirar um tempo, busque orientações sobre as atividades extras oferecidas pelo Poliedro Curso, como grupos de relaxamento, meditação, yoga e zumba.

 

7-      Trace metas e estratégias

 Elabore grandes, médias e pequenas metas a serem conquistadas durante o seu processo de estudos e se programe a partir delas. Por exemplo: se o seu desejo é ser aprovado no vestibular, essa é uma meta grande. Então, quais estratégias você precisa para chegar lá? Quanto tempo você tem para se preparar?

 

Você também pode gostar de ler o artigo: Como se preparar para a segunda fase do vestibular do Albert Einstein.

 

8-      Não desanime

Manter a motivação para estudar é um desafio, mas lembre-se: você é capaz de cumpri-lo. Mesmo nos dias em que não for possível se dedicar aos estudos, não desista, pois sempre haverá o dia seguinte. E, com ele, uma nova chance para reaprender com os erros e recomeçar.

Esperamos que essas 8 dicas possam te inspirar a se manter motivado no seu processo de estudos. Gostou do artigo? Venha saber mais sobre o Poliedro Curso aqui.

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter