Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

7 dicas para montar um cronograma de estudos para o vestibular

15 de dezembro de 2021

Tags

  • Poliedro Curso
  • preparação
  • vestibulares

 

7 dicas para montar um cronograma de estudos para o vestibular

É comum encontrar estudantes se preparando para o vestibular que se sentem sobrecarregados e estressados, com a sensação de que, por mais que passem horas estudando e revisando os conteúdos, não conseguem ter um bom aproveitamento.

Isso acontece porque, com tantos assuntos e matérias que um vestibulando precisa dominar para prestar a prova, ele pode ficar confuso na hora de se organizar. Mas fique tranquilo! A boa notícia é que existem estratégias para tornar a preparação para o vestibular muito mais descomplicada. 

Neste artigo, você vai aprender a fazer um cronograma de estudos para o vestibular, que vai facilitar seu processo de preparação, aprimorar seu aprendizado e não deixar nenhuma matéria para trás. Confira! 

O que é um cronograma de estudos?

O cronograma é um recurso de planejamento da rotina de estudos, em que o jovem programa o que vai ser estudado a cada dia e por quanto tempo. Isso ajuda o vestibulando a se organizar melhor para que seja possível estudar e revisar todo o conteúdo necessário para a prova. 

Dessa forma, o cronograma de estudos é uma ferramenta bastante útil para quem está se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares mais concorridos. 

Porém, cada candidato possui um ritmo de aprendizado próprio, além de pontos fortes e dificuldades específicas. Assim, não é possível seguir um cronograma único. É preciso que o estudante monte um planejamento de acordo com suas necessidades e que faça sentido para a sua rotina. 

Como fazer um cronograma de estudos para o vestibular?

Veja a seguir as principais dicas para montar o seu cronograma de estudos e ter um bom aproveitamento na preparação para o vestibular.

  • Liste os conteúdos a serem estudados

O primeiro passo para fazer o seu cronograma de estudos é listar todas as matérias que precisam ser estudadas, sem deixar nenhuma disciplina de fora. 

Para isso, vale consultar os livros do seu material do ensino médio ou cursinho, ou mesmo os editais dos vestibulares que você pretende prestar. 

Em seguida, estabeleça os tópicos que necessitam de mais atenção, de acordo com as suas principais dificuldades. É importante anotar tudo, pois essa vai ser a base do seu cronograma. Você pode fazer isso em um caderno ou mesmo numa planilha digital. 

  • Defina bem seus horários

Para ser aprovado nos vestibulares mais concorridos do País, é preciso ter determinação para seguir uma rotina de estudos definida. 

Organize-se, estabelecendo horários para todas as atividades do seu dia, desde a hora em que você acorda até o momento em que vai dormir. Inclua primeiramente, no seu cronograma, as atividades fixas, como suas aulas. 

Em seguida, determine horários para as refeições e para as sessões de estudos. Não se esqueça de incluir também momentos de pausa e de exercícios físicos.

O ideal é que os seus períodos de estudos não ultrapassem 2 horas seguidas, sempre intercalados com pequenos intervalos de descanso. Assim, você evita que o seu cérebro fique sobrecarregado de informações, o que diminui o seu aproveitamento.

  • Use recursos diferentes para variar o estudo

Além de ler o conteúdo das matérias, é importante utilizar outras ferramentas para diversificar as suas sessões de estudos e tornar esse processo mais dinâmico e interessante.

Alguns exemplos que podem ser incluídos no seu cronograma de estudos são:

  • exercícios para aplicar os conteúdos;
  • videoaulas com explicações;
  • jogos on-line e quizzes com os conteúdos;
  • filmes, documentários e podcasts sobre assuntos das matérias.
  • Faça simulados

Outro item que deve estar no cronograma de estudos de quem vai prestar vestibular são os simulados. O ideal é que o candidato realize esse tipo de teste ao menos uma vez ao mês.

Com isso, é possível verificar os resultados dos estudos em um período, além de treinar a agilidade de resposta das questões durante a prova.

Leia também: Como se preparar para o vestibular?

  • Alterne as matérias

Ao montar o seu cronograma, evite passar longos períodos estudando o mesmo conteúdo. Passar horas em uma mesma matéria pode ser cansativo e pouco produtivo. 

Procure alterar as disciplinas em dias diferentes, para que as suas sessões de estudos contemplem todo o conteúdo necessário, sem se tornarem exaustivas. 

  • Não se esqueça do descanso

Incluir momentos para o lazer e para o descanso em sua rotina é fundamental. Quando for planejar o seu cronograma de estudos, lembre-se de reservar algumas horas diárias para uma boa noite de sono.

Além disso, estabeleça intervalos entre as revisões e deixe alguns momentos livres para atividades de lazer. 

Afinal, cuidar da saúde física e mental também é essencial para ter um bom desempenho no vestibular e conquistar sua vaga na universidade.

  • Consulte seu cronograma diariamente

Depois de planejar como a sua rotina de estudos vai funcionar e quais conteúdos você revisará a cada dia, é importante colocar tudo em prática.

Seja em formato físico, seja em formato digital, garanta que o seu cronograma de estudos esteja sempre acessível e consulte-o todos os dias, para seguir o que foi proposto.

O cronograma deve ser rigorosamente seguido? 

Seguir o que foi estipulado no cronograma é essencial. Porém, não se esqueça de que é possível fazer ajustes sempre que necessário. 

Você pode, ao longo do processo, por exemplo, perceber que precisa se dedicar mais aos simulados que aos conteúdos ou estudar determinado conteúdo que pensava dominar. Assim, de acordo com a rotina de estudos, pode, sim, fazer ajustes em seu cronograma. 

Mas, para que essa ferramenta funcione, é preciso levá-la a sério, integrando o cronograma ao seu dia a dia.  

Você sabia que o Poliedro Curso ajuda os seus estudantes a criarem um plano de estudos sob medida? Nós oferecemos um acompanhamento pedagógico constante para deixá-lo mais perto de conquistar a sua tão sonhada aprovação. Acesse o site e saiba mais!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter