Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

6 técnicas de memorização para o vestibular

29 de junho de 2022

Tags

  • Aprovações
  • dicas
  • Poliedro Curso
  • vestibulares

6 técnicas de memorização para o vestibular

A memória é fundamental para manter uma vida de qualidade e sem atropelos. Ela tem a função de codificar, armazenar e recuperar experiências e conhecimentos que, de alguma forma, foram significativos em nossa vida, como: a primeira viagem que fizemos, o primeiro encontro, aquela aula de um professor preferido etc.; é também uma grande aliada de quem precisa estudar e lembrar de muitas informações cotidianamente. É por meio dela que lembramos o que somos e o que fazemos. 

Por isso, é importante ter em mente que um bom desempenho nas provas de vestibular depende de uma combinação de fatores que envolvem não só dedicação e organização nos estudos, mas também manter a memória sempre afiada para não ser pego por surpresas desagradáveis. 

Mesmo que estejamos preparados para fazer provas, exames etc., muitas vezes, podemos ser surpreendidos pelos lapsos de memória, o conhecido “deu branco” – aquele momento em que esquecemos uma informação que já sabíamos.

Quer saber como evitar esses lapsos durante o vestibular? Continue a leitura, pois preparamos este post com algumas técnicas de memorização que vão livrar você desse probleminha. 

Você pode se interessar pelo texto: 8 ideias para te motivar a estudar.

O que é um lapso de memória?

O lapso de memória é uma espécie de falha na nossa capacidade de lembrar uma informação já aprendida. Basicamente, acontece quando nosso cérebro tenta recuperar certa informação, e os neurônios não conseguem realizar as sinapses necessárias para isso. Essas falhas podem ser ocasionadas por vários fatores, como ansiedade, estresse emocional, falta de atenção e foco, além das distrações ocasionadas por estímulos externos. 

Memória e neuroplasticidade 

Tudo tende a ser aperfeiçoado com a prática e os estímulos corretos. Isso também acontece com a memória que pode ter sua capacidade modificada, aumentada ou diminuída a partir do modo como a estimulamos, ou pelo ambiente em que vivemos. Essa capacidade se dá graças a uma característica importante do nosso cérebro: a chamada neuroplasticidade. Ela permite que o cérebro seja uma estrutura passível de mudanças e, por isso, somos capazes de aprender coisas novas o tempo todo. Além disso, o aprendizado e o exercício constante da nossa memória mantém as estruturas sempre em movimento, fazendo com que elas não declinem com a idade.

Leia mais sobre o assunto em: Neuroplasticidade, memória e atenção

Como melhorar a memória para os estudos?

Se a nossa capacidade de lembrar, reter informações e aprender pode sofrer mudanças a partir de estímulos externos, podemos então produzir condições favoráveis para melhorar a nossa memória para estudar. 

1 – Compartilhe conhecimento 

Uma das técnicas para melhorar a memorização e não esquecer os conteúdos estudados é ensinar para os outros aquilo que você aprendeu. Isso porque, quando ensinamos algo para alguém, precisamos elaborar, organizar e adequar o conteúdo ao receptor (“estudante” ou ouvinte). Quanto mais ensinamos, mais aprendemos e refinamos esse processo. Se não for possível compartilhar o seu conhecimento com amigos ou com outros estudantes, grave vídeos explicativos daquilo que você precisa estudar. 

2 – Leia em voz alta

Dinamize os métodos de leitura. Experimente, sempre que puder e em espaços adequados, ler os conteúdos estudados em voz alta, depois de uma leitura silenciosa. Faça  isso principalmente com os itens, trechos que não foram totalmente compreendidos. Ampliar o modo como se aprende algo produz estímulos positivos que auxiliam na memorização. 

3 – Crie mapas mentais

Depois de estudar, desenhe mapas mentais, por meio de uma seleção de palavras, datas e conceitos-chaves para que, ao retomar, você acesse essas informações com mais facilidade. Produzir essas associações pode elevar as chances de memorizar o que foi estudado. 

4 – Programe pausas para o descanso

Não desrespeite os limites do seu corpo. Estudar muito cansado(a), provavelmente será um mau investimento do seu tempo. O corpo precisa de espaço para descansar e digerir todo o aprendizado obtido ao longo do dia. Além disso, é benéfico inserir pequenas pausas intercaladas às horas de estudo, pois essa prática garante que você se mantenha focado nessa atividade e possa, de fato, estar concentrado  para aprender. 

5 – Pratique atividades físicas 

Procure destinar algum dia para a realização de alguma atividade física. Além de aliviar os níveis de estresse e ansiedade que influenciam negativamente a nossa cognição, ela é um fator primordial para estimular sua memória a guardar novos saberes por um longo período de tempo . Portanto, reservar um tempo para caminhar, jogar, correr, andar de bicicleta, nadar etc., auxiliará no processo de neuroplasticidade cerebral, o que consequentemente ajudará seu cérebro no armazenamento e na recuperação de conhecimentos e experiências.

6 – Exercite o que você já aprendeu

Um bom modo de fixar o aprendizado é exercitando-o com exercícios, como simulados ou outro tipo de abordagem com perguntas e respostas. Nesse sentido, você também pode elaborar questões, escrevê-las em um cartão e tentar memorizar as possíveis respostas. Além disso, a partir dos exercícios, você terá um panorama real sobre seu desempenho nos estudos. 

Leia também: Simulados são boas estratégias de estudo pré-vestibular?

7 – Tenha uma rotina sólida de estudos

Técnicas de memorização, como as apresentadas aqui, só trarão benefícios consistentes para a memória, se a sua rotina de estudos for também um prática sólida e constante. Planejar a quantidade de conteúdos a serem estudados por dia, permitirá você se preparar para o vestibular de modo mais tranquilo. 

Independentemente das técnicas, a sua preparação para o vestibular, com estudo consistente dos conteúdos, deve ser bem trabalhada, pois exercitar a memória servirá para dinamizar aquilo que já foi estudado. 

Bônus: Faça simulados

Responder a simulados é uma boa forma de trabalhar a memória e dinamizar as técnicas de estudo. Eles são ótimas opções a serem inseridas na sua dinâmica de preparação para o vestibular, pois a partir deles é possível simular e se preparar previamente para uma situação real: o dia do exame de vestibular. 

E, claro, conte com o Poliedro para caminhar com você nessa jornada! Aqui, trabalhamos juntos por suas conquistas.

Gostou das dicas? Não deixe de acompanhar o blog do Poliedro Curso e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!

Até a próxima! 🤓

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter