Not support Recaptcha
Pular navegação

Conquistas

6 dicas para conquistar uma bolsa de estudos no exterior!

17 de março de 2022

Tags

  • Motivação
  • preparação
  • vestibulares

6 dicas para conquistar uma bolsa de estudos no exterior!

As oportunidades de ingresso em instituições de Ensino Superior ultrapassam as barreiras geográficas. Ainda que o Brasil ofereça excelentes opções de universidades, para muitos, cursar uma graduação em um país estrangeiro é ainda o grande sonho.

Para aqueles que almejam alçar voos fora de casa, o mundo oferece alternativas das mais diversas, que aliam a oferta de qualidade acadêmica à experiência cultural que se conquista por estar fora do seu país de origem.

Embora exista essa gama de possibilidades, a maioria das universidades estrangeiras não são gratuitas. Por isso, quando o assunto é estudar fora do país, deve-se atentar para as questões financeiras, pois, se aprovado, o candidato deve dispor de certa quantia, mensalmente, para cursar uma graduação.

Felizmente, há possibilidades incríveis nesse cenário. Nas universidades mais conceituadas do globo, são ofertadas bolsas de estudo que cobrem parcial ou integralmente a mensalidade do curso. Ou seja, você pode estudar em qualquer lugar gratuitamente.

Quer saber como conquistar a tão sonhada bolsa de estudos no exterior? O Poliedro Curso reuniu neste artigo algumas dicas para te orientar sobre esse processo e ajudá-lo a pleitear uma bolsa de estudos em qualquer lugar do mundo. 

Pegue o seu mapa, escolha o lugar dos sonhos para estudar e continue a leitura!

Como conseguir bolsa de estudos no exterior?

Grande parte das universidades valorizam estudantes estrangeiros e oferecem bolsas específicas para atrair esse público. No entanto, é preciso estar atento a alguns critérios que farão de você um candidato interessante para essas instituições.

1º- Saiba para onde ir

Quer estudar fora do país? Comece escolhendo o lugar. A partir daí, pesquise instituições de ensino que interessam dentro dos seus objetivos de curso, pois cada universidade costuma ser referência em uma área específica. 

Por exemplo, se você tem interesse em estudar Tecnologia nos Estado Unidos, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) pode ser uma das melhores opções. Para concorrer a uma vaga, o estudante estrangeiro deverá realizar os processos de “application, que envolvem provas, testes e entrevistas. Caso seja aprovado, torna-se elegível para concorrer a uma bolsa. 

A maioria das universidades dos Estados Unidos oferece programas de bolsa integral ou parcial. Outros exemplos de universidades renomadas são: Emory University, Oregon University, Princeton, Berea College, Yale e Harvard. 

Cada instituição possui políticas próprias. Por isso, o aluno deve verificar como funciona o processo de ingresso nas universidades que oferecem o curso desejado. 

2º- Comprometa-se com o seu rendimento acadêmico

Ter boas notas, ser um estudante comprometido e participante no próprio processo de formação não é uma característica valorizada apenas nas universidades brasileiras. Fora do nosso país, o histórico escolar também conta pontos e é um dos principais itens avaliados para o ingresso de estudantes estrangeiros.

E-book - Como se preparar em um único semestre
E-book – Como se preparar em um único semestre

3º – Seja proficiente em uma ou mais línguas estrangeiras

Saber o idioma do país em que se pleiteia a vaga é requisito básico para admissão. Portanto, leve a sério as aulas de língua estrangeira e tente estabelecer experiências com o idioma estudado.

Você pode exercitar a conversação com algum colega em situações cotidianas, assistir a filmes, ouvir músicas e até usar aplicativos que complementam o ensino da língua.

4º – Amplie sua experiência e seu currículo

Para além de boas notas e proficiência em um idioma, as universidades estrangeiras valorizam as paixões e aptidões individuais dos estudantes. Para demonstrar e desenvolvê-las, você pode se engajar em atividades extracurriculares.

Isso te ajudará a ampliar a sua experiência pessoal e desenvolver melhor o currículo acadêmico.

Para saber quais atividades fazer, leia o artigo: 4 atividades importantes para o ingresso em universidades estrangeiras, publicado no nosso blog.

5º – Desenvolva habilidades de escrita

Muitas instituições que oferecem bolsas de estudos, além de solicitar documentação específica, também pedem um tipo de redação. Esta serve para demonstrar aptidões e interesses do estudante. Embora não haja um modelo prévio, é interessante que se busque aprimorar as habilidades de escrita para garantir um texto interessante e bem escrito.

Leia também: Segredos para uma boa redação em qualquer vestibular

6º – Pesquise sobre os tipos de bolsas disponíveis

As universidades estadunidenses oferecem várias modalidades de bolsas e subsídios. Dentre essas possibilidades, listamos algumas. Acompanhe!

  • Auxílios concedidos por mérito: baseiam-se no currículo acadêmico do estudante (nesse campo, as atividades curriculares contam muito!);
  •   Bolsa para estudantes atletas: se você possui aptidão para esportes, esta é uma ótima opção! A maioria das universidades concedem bolsas para praticantes de todos os tipos de atividades esportivas, como futebol, vôlei, basquete etc.
  •  Fellowship: nessa modalidade, o estudante estuda gratuitamente e ainda recebe uma bonificação, como um salário, para trabalhar na universidade com pesquisas relacionadas a Ciência e Tecnologia.

Em Portugal, também há excelentes oportunidades de bolsas para brasileiros. Inclusive, é possível concorrer a uma vaga com auxílio parcial da mensalidade usando a nota do Enem. Dentre as Instituições que oferecem essa alternativa, estão:

  •  Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve recebe cerca de 2000 estudantes estrangeiros anualmente. Para os candidatos brasileiros, o resultado do Enem é válido como prova de ingresso.  Para isso, o estudante deve ter um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das provas restantes. 

O candidato pode utilizar a nota de qualquer uma das edições anteriores do exame e tem duas chances para concorrer a uma vaga na universidade portuguesa: na primeira fase de inscrições, que começou no dia 24/01/2022 e finalizou em fevereiro, ou na segunda fase, que começará no dia 11/04/2022.

Para mais informações sobre o ingresso, clique aqui

A instituição não é pública, mas oferece diversas modalidades de bolsas. O estudante pode avaliar qual se encaixa melhor ao seu perfil. 

  •  Universidade de Aveiro

Anualmente, a Universidade de Aveiro reserva bolsas para alunos estrangeiros. Essas oportunidades são divulgadas no início de cada semestre, geralmente a partir de janeiro. Para saber mais informações acerca das ofertas da UA, visite o site oficial e clique na aba “Internacional”. Em seguida selecione a opção “Estudar e investigar” e clique em: “Bolsas e financiamentos”. Leia o regulamento disponível na página e aplique a sua inscrição.

Para mais informações, contate a instituição via e-mail: [email protected].

  • Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra também abre as portas para estudantes brasileiros que desejam estudar fora do país. 

A inscrição para concorrer a uma vaga na graduação está aberta e é feita on-line. Os candidatos podem utilizar a nota do Enem como forma de ingresso, no entanto a UC calcula uma média para cada curso. Você pode conferir a nota exigida de acordo com o curso pretendido aqui.

Além disso, a UC também oferece bolsas e oportunidades de financiamento de acordo com o perfil do estudante. 

Confira as opções de bolsas: Informações para candidatos internacionais – bolsas e apoio.

Se você realizou o Enem nos últimos dois anos e sonha com uma graduação no exterior, não perca a oportunidade de se inscrever na UC!

Outras possibilidades de financiamento

Além das possibilidades concedidas pelas instituições, há agentes de financiamento externo que também oferecem bolsas para estudo no exterior. Você pode pesquisar por:

  • Fulbright (Estados Unidos);
  • Erasmus Mundus (Europa);
  • DAAD Scholarships (Alemanha).

Como encontrar bolsas de estudo?

A pesquisa será a sua maior aliada nessa busca. Navegue pelos sites das instituições de seu interesse e procure a aba “Scholarship” destinada ao ingresso de estudantes estrangeiros. Geralmente, nesses canais, você poderá se inteirar sobre o processo para ingresso e aquisição de bolsas.

Caso queira concorrer a um financiamento externo, como os descritos acima, o caminho é o mesmo: entre no site dos financiadores, acompanhe as chamadas para aplicação de pedido de bolsas e se organize.

Para ambos os caminhos, tenha em mente que é necessário se organizar para reunir documentação, certificados e outras exigências. Além disso, atentar-se aos prazos é de extrema importância para que o sonho de estudar no exterior se torne uma realidade possível.

E aí, já decidiu para onde quer ir? Não importa o lugar, o Poliedro te ajuda a chegar lá. Conheça os nossos cursos!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter