Not support Recaptcha
Pular navegação

Preparação

5 dicas para evitar a procrastinação nos estudos

13 de julho de 2022

Tags

  • dicas
  • métodos de estudo
  • Poliedro Curso
  • preparação
  • vestibulares

5 dicas para evitar a procrastinação nos estudos

Todos os dias, você  levanta e se prepara para se dedicar às atividades que precisam ser realizadas, desde as mais básicas e cotidianas, como tomar um bom banho e se alimentar, até as mais específicas: resolver pendências diversas, organizar suas tarefas e, enfim, começar a estudar. Mas, antes de tudo isso, você resolve dar aquela espiadinha nas redes sociais; ver só um episódio daquela série predileta, ou um vídeo que um amigo enviou e, nisso, vão-se horas e horas, e então o dia termina. Logo, aquilo que deveria ter sido feito ao longo desse tempo será adiado e ficará para depois.

Esse constante adiamento dos afazeres é chamado de procrastinação, e algumas pessoas podem até mesmo fazer disso uma rotina. No entanto, deixar para fazer uma atividade apenas quando o tão famoso deadline (prazo final) estiver próxima, prejudicará o seu desempenho, deixará você ansioso(a) e, possivelmente, com aquela sensação de frustração.  

Você se reconheceu nesse relato? Também tem dificuldades de começar e finalizar as tarefas em tempo hábil, como também acaba se enrolando e acumulando afazeres?

Isso frequentemente o(a) deixa ansioso(a)? Mesmo se esse for o seu caso, fique tranquilo(a), pois o Poliedro Curso separou algumas dicas para ajudar você a deixar de lado a procrastinação e se concentrar mais nos estudos. 

Para saber mais, basta continuar conosco e prosseguir a leitura do texto completo!

O que é procrastinação?

Em linhas gerais, a procrastinação é o ato de adiar – deixar para depois – a resolução de um problema ou a execução de uma tarefa importante. O indivíduo procrastinador sempre colocará outras atividades à frente daquela que seria um compromisso, uma obrigação.

Por que procrastinamos?

Ao contrário do que pensa o senso comum, a procrastinação não acontece motivada pela preguiça e pode estar relacionada a vários fatores. Em geral, esse comportamento acontece e ganha força, podendo até tornar-se um hábito, quando tentamos evitar o desconforto que determinada tarefa nos causaria. Por exemplo, se é preciso ler ou estudar algo que consideramos chato ou difícil, existe a possibilidade de tentar “fugir” desse compromisso e fazer coisas que nos interessem mais. 

O grande problema disso é que ao adiarmos os nossos compromissos, sejam eles quais forem, corremos o risco de criar um acúmulo de tarefas que podem nos sobrecarregar posteriormente e gerar, além do cansaço, uma boa dose de ansiedade (que poderia ser evitada).

Fatores que agravam esse comportamento: 

Há alguns fatores que podem prejudicar ainda mais a execução das tarefas, sobretudo as que se referem aos estudos, como: falta de rotina, planejamento ineficiente, insegurança, ambiente inapropriado, excesso de estímulos externos, etc. 

Como parar de procrastinar?

1- Identifique o motivo do problema

Se você conseguiu identificar o que tem feito da procrastinação um hábito, tente buscar as causas do problema. Questione-se: “Por que estou adiando o estudo desse tópico?”; “O que me impede de seguir o cronograma estipulado?”; “O que atrapalha o meu rendimento nos simulados e nas redações?”. Essas questões são alguns dos exemplos que você pode adequar ao seu contexto.

Pois bem. Uma vez que a raiz do problema fica clara, você pode agir sobre ela.  

2- Reavalie a sua rotina

Uma das maiores causas da procrastinação é a falta ou a desorganização da rotina. Caso esse seja o seu caso, temos alguns pontos que você pode levar em consideração para estabelecer um bom ritmo de estudos: 

  • saiba quanto tempo você pode destinar para os estudos diariamente; se possível, delimitando a quantidade de horas por matéria;
  • defina as atividades semanais e as distribua ao longo dos dias da semana; 
  • crie listas com seus objetivos e com pequenas metas para serem finalizadas até o fim do dia;
  • procure separar o seu material de estudos do dia e deixe-o sempre por perto;
  • use aplicativos (como o To do list, Google agenda etc.) ou blocos de notas que possam ajudar a manter a organização das suas tarefas. 

Leia também:

7 dicas para montar um cronograma de estudos para o vestibular

3- Enfrente as suas inseguranças

Muitas vezes, podemos adiar uma tarefa por estarmos inseguros quanto à nossa capacidade de entendimento ou de resolução de problemas. Para minar essa sensação, tenha em mente que o aprendizado é um processo constante que envolverá erros e acertos necessários nesse momento. O importante é começar! Portanto, não tenha medo de errar e sempre leve suas dúvidas para a sala de aula, faça pesquisas na internet, converse com amigos etc. 

Se for preciso, gaste um tempo maior no estudo de determinado assunto, na resolução de um simulado ou na escrita de redações, mas não deixe para depois. 

4- Mantenha seu ambiente de estudos organizado

Você já viu aqui no blog que o ambiente de estudo deve ser tranquilo, sem tantos estímulos externos, para que não haja desvio de atenção. Assim, procure estudar em um local limpo e o mais calmo possível. 

5- Gerencie o uso do celular

O celular e as redes sociais podem ser potencializadores da procrastinação. Por isso, mantenha o aparelho distante durante o tempo em que você estiver estudando. Caso não seja possível, programe pequenas pausas intercaladas para apenas verificar mensagens e respondê-las. Para isso, sugerimos o método Pomodoro. Por meio dele, é possível programar intervalos de 5 minutos, a cada 25 minutos. 

Falamos um pouco sobre esse método no texto: 8 ideias para te motivar a estudar!

Dica extra: conte com ajuda para se organizar melhor e aproveitar o seu tempo de estudos. 

Estudar com um objetivo, como o de ser aprovado(a) no vestibular, exige do estudante um bom direcionamento e gerenciamento do tempo e, nesse contexto, não há espaço para procrastinação. Por isso, todo auxílio é bem-vindo. Você sabia que os estudantes do Poliedro Cursos têm acesso a profissionais que orientam e pensam, em conjunto com o estudante, a melhor forma de organizar a rotina? Essa é apenas uma das nossas estratégias que objetivam colaborar com as conquistas dos nossos estudantes. 

Quer ler mais conteúdo sobre preparação para o vestibular? Clique aqui!

Siga o Poliedro Curso
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter