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Preparação

5 critérios que o corretor de redação espera no seu texto

21 de setembro de 2022

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Todo enunciado escrito ou falado é construído a fim de alcançar um objetivo, com o propósito de convencer um destinatário. Em outras palavras: todo discurso possui uma intenção que será enunciada a alguém, ouvinte ou leitor. No caso das redações de vestibular, texto que deve ser escrito contemplando as características do gênero dissertativo-argumentativo, há em sua proposta a intenção de produzir um debate a partir de determinado problema (tema), que será avaliado posteriormente por um leitor em potencial (o corretor).  

Assim, os candidatos precisam conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, devem saber quais os objetivos da redação e, principalmente, têm de entender o que o seu leitor, o corretor de redação, espera ler. Esses são os primeiros passos para produzir uma boa redação. Mas como saber o que o corretor espera de fato ler? Como organizar o meu texto a fim de alcançar uma boa nota? 

Para responder a essa e outras perguntas, o Poliedro Curso apresenta 5 componentes fundamentais para escrever um texto dissertativo-argumentativo adequado, visando conquistar os critérios avaliados pelo corretor de redação! 

Qual a estrutura da redação?

As redações propostas nas provas dos vestibulares mais concorridos do país, geralmente, são as do tipo dissertativo-argumentativo. Isso significa que, no contexto desses exames, o texto deverá apresentar: uma estrutura, objetivos e finalidades específicas. 

O texto dissertativo-argumentativo possui uma estrutura simples, organizada da seguinte forma: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ao longo dessas três partes, o estudante deverá elaborar uma tese (ponto de vista do autor) de acordo com o tema proposto; desenvolver argumentos que justifiquem essa tese e, no caso do Enem, apresentar uma proposta de intervenção para solucionar o problema debatido no texto. 

Essa estrutura serve como um direcionamento para a produção do texto. A forma como o vestibulando a compreende e a utiliza é um dos primeiros critérios observados pelo corretor de redação. Ou seja, o corretor, ao ler a sua redação, observará primeiramente se você conhece a estrutura do texto e se todos os elementos exigidos estão presentes e bem articulados entre si.

O que o corretor de redação espera ler?

Conhecer a estrutura correta do texto dissertativo-argumentativo e saber empregá-la são competências básicas para que a sua redação não seja zerada nas provas de vestibular. Além desse critério, há outros elementos importantes que os corretores de redação esperam encontrar no seu texto, como:

1- Compreensão do tema

As redações para vestibular são propostas a partir de um tema que, geralmente, vem acompanhado por textos motivadores. Esses textos tanto são responsáveis por contextualizar o tema proposto quanto são capazes de suscitar possíveis abordagens e debates. 

Antes de começar a escrever, leia o enunciado da questão e os textos motivadores e procure refletir sobre eles. Em seguida, proponha uma discussão relacionada à temática e busque desenvolver o seu texto sem se desviar dela. 

2- Domínio gramatical

Além de observar se o texto do candidato está de acordo com o tema e se apresenta uma estrutura textual adequada, o corretor também avaliará se o texto está escrito segundo a norma-padrão da língua portuguesa. Nesse sentido, espera-se que o candidato esteja atento às regras de ortografia e gramática. 

3- Senso crítico

No texto do tipo dissertativo-argumentativo, deve-se defender claramente uma ideia, um ponto de vista sobre o tema, por meio da  tese (proposição) do texto. A elaboração da tese não apenas evidencia a defesa de um posicionamento do candidato, como também contribui com o desenvolvimento do texto.

4- Seleção e articulação de argumentos 

Ao elaborar a ideia a ser defendida, o vestibulando precisa apresentar argumentos que justifiquem a sua posição. Esses argumentos devem ser coerentes com a realidade e com o debate proposto, verídicos e bem articulados ao texto. 

5- Apresentação de proposta de intervenção coerente (na redação do Enem)

A proposta de intervenção deve apresentar uma possível solução, coerente, para resolver o problema exposto ao longo do texto. Propostas de intervenção sem conexão com a discussão construída durante o texto ou que desrespeitem os direitos humanos não são bem avaliadas pelo corretor de redação.  

 

Leia mais sobre o assunto em: Temas da redação do Enem – veja o que já caiu! 

 

O que o corretor de redação não deseja ler?

Agora que você já sabe quais elementos devem aparecer no seu texto para que o corretor de redação faça uma boa avaliação, tenha atenção às seguintes práticas:

  • Não fuja ao tema;
  • Só faça referência a um autor ou obra se estes apresentarem uma relação com o que você pretende discutir no seu texto; o mesmo vale para o uso de citações. Não as utilize só para demonstrar repertório sem que elas necessariamente estejam articuladas à sua argumentação;
  • Ao elaborar um título para a sua redação, seja sintético e assertivo. Evite títulos longos e sem relação com o texto;
  • Evite clichês generalistas e frases feitas, como “Hodiernamente”, “No mundo atual”, “Desde sempre”, “Hoje em dia”, “É mister afirmar” etc.;
  • Não invente dados, falsas estatísticas, não atribua uma afirmação a um autor que não a proferiu, nem apresente argumentos que não condizem com a realidade;
  • Cuidado com a grafia dos nomes dos autores citados no seu texto;
  • Não utilize abreviações de palavras, como se estivesse conversando em um contexto informal;
  • Evite copiar trechos dos textos motivadores.

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