Rio oferece boas oportunidades para cursar graduação



De acordo com dados fornecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), o Rio de Janeiro é um dos três estados mais procurados por estudantes de todo o país que pretendem cursar graduação, alternando posições com São Paulo e Minas Gerais.

Além do número de vagas ofertadas para o Ensino Superior, o Rio de Janeiro possui universidades reconhecidas nacionalmente por sua qualidade, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Nessas instituições, o curso mais concorrido é Medicina.

“Uma universidade de Medicina não se faz apenas com bons professores e boa estrutura. O hospital onde os alunos farão a residência é fundamental para garantir uma boa formação. Apesar da crise que o estado do Rio está vivenciando, ainda encontramos ótimos hospitais para as residências. A tradição dessas escolas se sobrepõe aos problemas e a procura por elas continua intensa”, esclarece o coordenador da Turma MED do Curso Poliedro Rio de Janeiro, Marco Rogério Vieira.

Com a alta procura, a concorrência é cada vez maior e exige uma preparação focada por parte dos candidatos. Para isso, a partir deste ano, os interessados podem contar com apoio do Curso Poliedro Rio de Janeiro.

“Este é o nosso primeiro ano de Turma Medicina e o segundo ano da unidade no Rio. Um dos nossos diferenciais é o material didático, já consolidado no mercado. Muitos alunos nos procuram por já conhecerem a qualidade. Eles ficam impressionados com a organização e o apoio que o curso dá a eles ao longo do ano. Nosso quadro de professores é muito bom. Contamos com profissionais de alto nível”, afirma Vieira.

Sobre a Turma MED

A Turma Medicina possui carga horária adequada, com 46 aulas semanais, equipe de coordenação presente e atuante, orientando os alunos de maneira correta e motivando-os em todos os momentos do ano. A orientação educacional, por meio das psicólogas, auxilia os alunos no gerenciamento dos estudos e da vida pessoal e no controle emocional.

O curso oferece ainda um calendário anual com simulados da Fuvest (1ª e 2ª fase), da Unicamp, da Unifesp e do Enem, que apresentam a realidade dos vestibulares e são sempre preparados com questões inéditas.

A equipe docente é altamente qualificada, com professores dominam as provas dos vestibulares. O material didático é completo, com livros que apresentam conteúdo teórico amplo e direcionado aos tópicos mais importantes das disciplinas, além de trazerem uma grande seleção de exercícios que abrangem os grandes vestibulares.

A turma conta também com recursos digitais disponíveis no Portal Edros e no aplicativo P+ (para desktops, tablets e smartphones), que oferecem aos alunos o acesso a todas as informações de apoio para aulas, leituras, estudo e simulados.

De novembro a janeiro, é realizada uma revisão completa focada no Enem e nas provas dos vestibulares que aplicam 1ª e 2ª fase para ajudar a fixar os conteúdos. Durante todo o ano, o plantão de dúvidas fica disponível no período pós-aula para que o aluno possa sanar dúvidas sobre todas as matérias. Especialmente para Redação, além do plantão tradicional, há atendimento individual aos alunos.

Conheça as melhores faculdades de Medicina do RJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Número de candidatos por vaga: 71,67
Forma de ingresso: Enem
Onde fica: Macaé-RJ e Rio de Janeiro-RJ
Saiba mais: http://acessograduacao.ufrj.br/

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Número de candidatos por vaga: 87,15
Forma de ingresso: vestibular 2018
Inscrições: até o dia 12 de junho de 2017
Data da prova: 1ª fase em 16 de julho de 2017
2ª fase: 17 de setembro de 2017
Exame discursivo: 10 de dezembro de 2017
Onde fica: Rio de Janeiro-RJ
Saiba mais: http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php

Universidade Federal Fluminense (UFF)
Número de candidatos por vaga: 46
Forma de ingresso: Sisu
Onde fica: Niterói-RJ
Saiba mais: http://www.uff.br/?q=admissao-aos-cursos-de-graduacao

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
Número de candidatos por vaga: 36
Forma de ingresso: Enem
Onde fica: Niterói-RJ
Saiba mais: http://vestibular2018.org/vestibular-unirio-2018/

Em 2017, o Curso Poliedro teve alunos aprovados em Medicina nas instituições citadas acima. Na UFRJ, foram 10 aprovações. Outros nove alunos foram aprovados pela UFF, seguidos por quatro aprovações na Unirio.